Guia WAZ de como configurar uma rede doméstica

Uma rede doméstica, como o próprio nome já indica, é uma conexão entre computadores e dispositivos instalada no ambiente da sua casa. Ela permite compartilhar arquivos entre diferentes máquinas, sejam elas desktops, notebooks, impressoras, scanners e outros hardwares.

Este tipo de rede pode ser uma “mão na roda” se você possui em casa mais de um computador ou se deseja conectar dispositivos como impressoras e scanners. Com uma rede doméstica, você não vai precisar de um pen drive para enviar um arquivo para a impressora, por exemplo. A troca de documentos entre computadores também se torna mais ágil, já que você poderá salvar diretamente um arquivo nos demais computadores da rede, ou mesmo criar pastas e organizar os arquivos já existentes. A rede doméstica também tem usos para quem adora jogar. É possível usá-la para montar equipes ou para disputar entre si, em centenas de jogos.


Conecte todos os seus computadores a uma mesma rede

O primeiro passo para configurar uma rede é colocar todos os computadores e dispositivos na mesma conexão de internet. Esta conexão pode ser realizada através de cabos diretamente plugados ao roteador ou via wireless.

A conexão através de cabos é a opção que permite transferência de dados mais rápida. A instalação também é simples: basta apenas plugar os dispositivos via cabos Ethernet (aqueles cabos de rede para conexão à internet) nas saídas de um modem corretamente configurado. A maior desvantagem é que você terá que se preocupar com a fiação percorrendo seu espaço doméstico.

Um roteador wireless, por sua vez, é uma solução quase livre de cabos e ideal para conectar notebooks, impressoras e scanners– embora seja mais lento que a conexão a cabo. Para utilizá-la, basta instalar um roteador (siga as instruções no CD de instalação ou no guia de usuário que acompanha o equipamento) e conectar os computadores à rede wi-fi. Você pode conferir neste texto algumas dicas para escolher corretamente um roteador para a sua casa.

redes

 

Configure a rede doméstica

Após estar com os computadores e dispositivos corretamente conectados ao modem ou roteador, configurar uma rede doméstica é relativamente simples. Acesse um desktop ou notebook e, no Windows, clique no botão “Iniciar” e, na caixa de pesquisa, digite “rede” para exibir a opção “Central de Rede e Compartilhamento”. Clique nela e, em seguida, selecione “Configurar uma nova conexão ou rede” e, depois, em “Configurar uma nova rede”. O assistente do Windows irá te guiar para adicionar outros computadores e dispositivos ou dispositivos à rede.

É importante ressaltar que a rede doméstica só irá ser corretamente configurada se a rede estiver selecionada como doméstica ou corporativa. Estas opções podem ser modificadas na própria tela da “Central de Redes e Compartilhamento” ao clicar na descrição da rede, abaixo de “Exibir redes ativas”, junto ao nome da rede.

Além disso é preciso ativar a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos. Para isto, ainda na “Central de Redes e Compartilhamento”, clique em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas” e deixe selecionado as opções de “Ativar descoberta de rede”.

central de redes e compartilhamento

Teste a rede

O Windows recomenda testar a rede para verificar se todos os computadores e dispositivos estão funcionado corretamente. Clique no botão “Iniciar”, em seguida no seu nome de usuário, depois, em “Rede” e confira se aparecem na tela todos os ícones e nomes de computadores e dispositivos conectados. Vale ressaltar que alguns aparelhos podem demorar a surgir no menu.

Como adicionar dispositivos manualmente

Caso algum dispositivo não se conecte à rede, como impressoras e scanners, vá em “Iniciar”, “Painel de Controle”, “Hardware e Sons”. Assim, você terá acesso às opções “Adicionar um dispositivo” ou “Adicionar impressora”. Siga os passos do assistente do Windows e instale corretamente os aparelhos. Vale ressaltar que há impressoras e scanners que utilizam a tecnologia bluetooth para se conectarem à rede. Neste caso, é preciso se certificar que o dispositivo de bluetooth esteja ligado para estabelecer a conexão.

Com a rede doméstica configurada você pode acessar os arquivos dos computadores conectados, enviar arquivos para impressoras e scanners ou mesmo criar uma pasta de compartilhamento comum. Para isto, clique em “Iniciar”, selecione seu usuário, crie uma pasta e clique na opção “Compartilhar com”, que aparece na janela ou com o botão direito do mouse. Assim, você terá a opção de compartilhar com ninguém, com o grupo doméstico apenas para leitura dos arquivos, ou com a permissão de alteração e gravação de dados.

adicionar dipositivo


Como remover o compartilhamento de arquivos e a descoberta de computador

Qualquer parâmetro de compartilhamento pode ser modificado através da “Central de Redes e Compartilhamento”, em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”. Nesta opção você pode suprimir a descoberta de dispositivos e restringir o compartilhamento de arquivos.

Além disso, a todo momento você pode alterar a configuração para “Rede Pública”, que impede o reconhecimento do seu computador na rede. Esta modificação pode ser realizada ao clicar na descrição da rede na própria tela da “Central de Redes e Compartilhamento”, abaixo de “Exibir redes ativas”, junto ao nome da rede.


Utilize a ajuda do Windows

Caso persista algum problema na configuração da rede doméstica, você pode acessar os tópicos de ajuda do Windows. Basta clicar em “Iniciar” e em “Ajuda e suporte”. Você também pode acessar a “Central de rede e compartilhamento” no “Painel de controle” e, em seguida, selecionar a opção solucionar problemas, para que o sistema busque correções automáticas. Caso ainda persista alguma dúvida, escreva para nós aqui no blog. Boa sorte!

ajuda rede

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *