5 Dicas para se dar bem na “Black Friday”

Neste ano de 2019, a “Black Friday” acontecerá no dia 29 de Novembro. A data mais esperada com ofertas do Brasil está chegando!
Todos os anos, o evento ocorre sempre na sexta-feira, após o feriado de ação de graças nas lojas físicas nos Estados Unidos e foi adaptado para o nosso mercado varejista tanto para lojas físicas quanto em lojas virtuais.
E para você se dar bem nas suas compras, a WAZ vai lhe dar algumas dicas importantes para você usar seu dinheiro com sabedoria.

 

1 – Consulte sempre a tradição da loja

Talvez uma das dicas mais importantes para realizar compras em qualquer loja, seja verificar a quanto tempo uma determinada loja está no mercado. 
Como atualmente existem muitas lojas virtuais, criadas a todo instante, nem sempre haverá um endereço físico para uma loja, que tenha tradição no mercado, onde você possa consultar produtos, realizar uma troca ou mesmo acessar a garantia, de maneira mais pessoal.

 

Uma loja que possui endereço físico, consequentemente lhe oferecerá mais confiança, pois é possível ver na prática como ela atua no mercado junto à seus clientes, ao longo do tempo.
Lojas com tradição no mercado possuem bem estabelecidos seus valores, sua visão e missão. São melhor estruturadas e preparadas para atender o cliente em quaisquer situações.

 

2 – Conheça a reputação da loja

Uma loja com boa reputação significa bom atendimento ao cliente, oferta de produtos de qualidade, diferentes formas de pagamento e principalmente, um excelente serviço de pós-vendas.

 

É muito comum uma loja lhe atender bem no ato da compra, mas no momento que surge algum problema de logística ou de garantia, a loja simplesmente dificulta sua vida.
Existem muitas maneiras de descobrir se uma loja é problemática no pós-venda. Uma das principais maneiras é uma breve consulta no site “Reclame aqui”, pesquisando pelo nome da loja.

 

As reclamações neste site, nos dá uma idéia do quão uma loja está engajada com seus clientes no surgimento de algum problema antes, durante ou depois de uma compra.

 

Outra maneira é pesquisando na “lista negra” de comércio eletrônico do Procon. Trata-se de uma listagem com as lojas que praticam fraude on-line.
Se notar que uma loja possui um número muito elevado de reclamações, onde a maioria delas não foi solucionada, não foram devidamente respondidas ou foram insatisfatoriamente encerradas pelo reclamante, procure evitá-la. 

 

Lojas com bom serviço de pós-vendas, sempre respondem às reclamações de seus clientes e oferecem soluções rápidas e práticas. Quanto maior o número de soluções satisfatórias oferecidas aos clientes por uma loja, melhor é seu serviço de pós-venda.

 

3 – Desconfie de ofertas incríveis

Todos os produtos possuem um certo valor no mercado, com poucas variações. Alguns produtos se depreciam com o tempo, enquanto outros permanecem com o mesmo valor bem próximo do original.

 

 

Se você notar que uma oferta se distancia muito do preço médio de mercado para um determinado produto, desconfie.
Preços muito baixos com relação ao preço médio praticado no mercado, geralmente significam uma das coisas: O produto é fruto de contrabando, sem o devido recolhimento de impostos, sem procedência e sem garantia ou, simplesmente trata-se de uma fraude.
Fraudes na internet são mais comuns do que se imagina. Não entregar um produto, oferecer um produto falsificado ou diferente do que foi ofertado, além da negativa de devoluções previstas no Código de Defesa do Consumidor, são alguns exemplos de anúncios fraudulentos.

 

Uma loja que atua conforme a Lei e segue o Código de Defesa do Consumidor, paga corretamente seus encargos e impostos, consequentemente oferece produtos originais, com qualidade e procedência, com serviços de garantia assegurados pela fabricante e com prazos dentro da normalidade.

 

4 – Acompanhe a flutuação de preço de mercado

Já ouvi alguma vez expressão: “Black Fraude!” ou “Tudo pela metade do dobro!” ? Tenho certeza que já ouviu e você não vai querer “cair” nessa.

 

Ofertas vão e vem ao longo do ano. Algumas surgem sempre em datas especiais como “dia das crianças”, “dia das mães”, “Natal” e etc…
Isto causa uma flutuação no preço de um determinado produto, ao longo do ano. Felizmente, existem ferramentas on-line (sites especializados) que nos mostram estas flutuações, para que você possa identificar uma possível prática abusiva nos preços que nos dão uma falsa impressão de oferta.

 

 

Lembre-se que nem sempre um aumento de preços antes de datas especiais como a “Black Friday”, significa uma prática abusiva. Produtos importados ou nacionais que tem seu preço definido pela variação do Dólar, podem ter mudanças súbitas de valor.

 

5 – Evite problemas com medidas simples

Evite promoções por e-mail. Muitas delas podem ser fraudes, direcionando-o para sites falsos, com a finalidade de roubar seus dados ou simplesmente seu dinheiro.
Confira sempre a URL (endereço) do site que está comprando, a fim de verificar que trata-se do site verdadeiro e tire sempre screenshots (capturas de tela) das ofertas que pretende comprar.

 

Muito cuidado com sites que ofertam produtos por um determinado preço, mas no momento de fechamento da compra os valores são outros. Verifique também valores de frete e a oferta adicional de produtos e serviços que não deseja agregar à compra inicial.

 

Conclusão

Como podemos ver, existem muitas maneiras de se proteger durante as compras da “Black Friday” e evitar um monte de “dores de cabeça”. 

 

A WAZ é uma empresa com sede em Belo Horizonte/MG que atua há 18 anos no mercado nacional de computação pessoal de alto desempenho. 
Atendendo gamers, entusiastas por tecnologia e outras lojas de informática, a WAZ representa no Brasil as principais marcas mundiais de PCs. 
Referência em sites nacionais de tecnologia por lançar novidades rapidamente em relação ao mercado externo, a WAZ tem orgulho de possuir um time de fanáticos por tecnologia com elevado conhecimento técnico, prontos não apenas pra vender, mas para encontrar a melhor solução para os clientes.
Integridade e transparência nas nossas relações são características natas da empresa e motivo principal de sua rápida ascensão no mercado. 

 

Buscamos com afinco a excelência no atendimento para que você, nosso cliente e peça mais importante de nossos propósitos, sinta-se confiante e seguro ao comprar na WAZ, sabendo que poderá contar conosco sempre que precisar.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *