Review: Silverstone SST-TS12C

Se você é uma daquelas pessoas, que como eu, vive “plugando” HD´s e SSD´s o tempo todo no computador, seja para fazer aquele backup, clonar discos ou para transferir arquivos devido a falta de espaço no sistema, então eu tenho uma boa dica para te dar.

Hoje vamos falar do SST-TS12C, uma doca dupla para unidades de armazenamento padrão SATA, fabricado pela Silverstone.

A primeira observação que faço, é a respeito do design e acabamento desta doca. Como é um produto portátil que precisa ficar sob a mesa ou sob o computador, era de se esperar certa qualidade por parte da Silverstone.

A doca é fabricada em alumínio e com um case produzido em plástico ABS.

Nas cores preto e cinza, a doca é pequena, robusta e com um design que combina com qualquer setup.

Esta doca permite conectar até dois discos SATA de 2.5 ou 3.5 polegadas, com qualquer capacidade de armazenamento e é totalmente Plug & Play com suporte a hot-swapping.

Isto significa que você não precisa desligar seu computador para conectar ou desconectar discos. Tudo pode ser feito enquanto você usa normalmente o computador.

Também é possível utilizar os discos no modo JBOD (Just a Bunch of Disks). Neste modo a capacidade dos dois discos é somada e eles são vistos no sistema como um único disco, onde os arquivos serão espalhados.

Com o uso de duas controladoras ASMedia ASM1542 e ASM1352R, esta doca consegue uma taxa de transferência de dados de até 10Gbps, graças a sua conexão USB v3.1 com conector reversível do Tipo-C.

É claro que fiz questão de testar a taxa de transferência especificada pela fabricante. Então usei um HD convencional do tipo SATA III nos testes. Para minha surpresa e satisfação, a doca conseguiu atingir a taxa máxima de 10Gbps.

Compatível com o protocolo UASP, a taxa de transferência é acelerada em até 20% nos dispositivos SCSI, reduzindo o tempo de utilização da CPU, a latência e o tempo de espera.

O produto acompanha um cabo USB do Tipo-C, um adaptador de energia e quatro tipos diferentes de tomadas para o adaptador. Assim, mesmo que você vá para um lugar onde o padrão de tomadas é diferente, haverá sempre o adaptador certo para usar.

E por fim, uma das funções mais importantes do SST-TS12C, é a clonagem entres discos, sem a necessidade de conectar a doca ao computador. Para quem trabalha com manutenção de computadores, isto é “uma mão na roda”.

Indicadores de LED não só indicam o modo que está em utilização, como também especificam o progresso da clonagem em porcentagem.

A doca dispensa instalação de drivers para os sistemas operacionais Windows 8, 8.1, 10 e Mac OS 10.5 ou superior.

Para Windows 7 ou anterior será necessário baixar e instalar o driver.

Gostou da recomendação?
Se gostou dá uma olhada na WAZ acessando www.waz.com.br. Lá é o lugar certo para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *