Como verificar a vida útil do seu SSD

SSD (Solid State Drive), é uma tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é fabricado em torno de um circuito integrado semicondutor, com o armazenamento de dados em memória flash, diferentemente dos antigos discos magnéticos dos HDs convencionais.

Os SSDs mais comuns no mercado possuem dois componentes fundamentais: a memória flash e o controlador.

A memória flash salva os arquivos e, diferente dos discos magnéticos dos HDs, não necessita de partes móveis ou motores para funcionar. Todas as operações de leitura e escrita são feitas eletricamente, tornando estas operações mais rápidas, além de deixar o processo silencioso, resistente a vibrações e a quedas.

O controlador gerencia a troca de dados entre o computador e a memória flash. Formado por um processador que executa diversas tarefas no drive, é um dos principais responsáveis pela performance de um SSD. O chip é capaz de gerenciar o cache de leitura e escrita de arquivos, criptografar informações, mapear partes defeituosas do SSD para evitar corrompimento de dados e garantir uma vida útil maior da memória flash.

abre

Que os SSD´s são consideravelmente mais rápidos que um HD convencional, disto não temos dúvida. O fato é que aqui no Brasil, os SSD´s são muito caros, o que os tornam componentes especiais no seu computador ou notebook. Embora sejam bem mais duráveis que os HD´s por não possuírem mecanismos, os SSD´s possuem sim uma vida útil limitada pela quantidade de ciclo escrita de dados.

Alguns fabricantes e especialistas estabelecem que a vida útil de um SSD está estimada em 900TB, e outros em algo em torno de 1,2PB. Esta quantidade total de escrita pode variar e é muito provável que você não precise se preocupar com isso durante muitos anos.

Mas se você está curioso sobre a vida útil da sua unidade SSD existem softwares capazes de informar com exatidão o quanto já foi escrito no seu SSD, no total, e que também fornece um diagnóstico de “saúde” da sua unidade.

O CrystalDiskInfo é um software totalmente gratuito e está disponível para sistemas operacionais Microsoft Windows. Você poderá fazer o download através deste link. Disponível em mais de 30 idiomas diferentes, e inclusive em idioma português do Brasil, o instalador do software tem cerca de 3,79MB. Basta instalar e executar.

cristaldiskinfo

Para determinar a vida útil da sua unidade de armazenamento SSD, serão importantes os seguintes detalhes:

Total Host Writes: Mostra o total de dados (em GB) que já foram escritos no SSD;
Status de saúde: Mostra a condição à respeito da “saúde” do seu SSD;
Temperatura: Alerta caso sejam detectadas temperaturas anormais (em amarelo ou vermelho);

Observe que o CrystalDiskInfo também apresenta resumos semelhantes, devidamente separados em abas, para todos os discos instalados no seu computador, sejam eles HDDs tradicionais ou HDs externos.

Em resumo, se a sua unidade de armazenamento não apresenta avisos em amarelo ou vermelho e está com o status de saúde “saudável”, não há com o que se preocupar. O CrystalDiskInfo vai lhe permitir este acompanhamento e lhe ajudar a se programar para uma eventual substituição sem surpresas indesejáveis.

Gostou da nossa dica? Então confira nossas linhas completas de unidades de armazenamento SSD, acessando www.waz.com.br.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *