Power Line Comunication: o que é? Como Funciona?

Seja em nossos lares ou no local de trabalho, onde quer que olhemos, lá estão eles… os cabos, sempre em nosso caminho!

Como se não bastassem os inúmeros cabos elétricos, os cabos de rede ainda disputam espaço com os mesmos equipamentos, onde muitas vezes é necessário até refazer o projeto elétrico e de rede local, para atender a uma necessidade.

Este seria um “problema” fácil de se contornar, se ao menos as conexões de rede sem fio fossem tão rápidas, estáveis e de mesmo alcance que as soluções cabeadas.

Emaranhado de fios e cabos deixam a casa com visual poluído

Para nossa sorte, foi criada uma tecnologia capaz de minimizar o impacto negativo das soluções cabeadas de rede e Internet. O Power Line Comunication.

Você sabe o que é um adaptador Power Line Comunication (PLC)?

Trata-se de um adaptador conectado diretamente à tomada, capaz de fazer com que toda a instalação elétrica da sua casa ou escritório se transformem em uma rede de dados. Assim, cada tomada é um novo ponto de acesso para a rede de computadores e acesso à internet.

plc_001

Mas como o Power Line funciona?

Como a energia elétrica opera na frequência entre 50 e 60 Hz, ao conectamos um adaptador Power Line Comunication a uma rede elétrica, este utilizará entre 1 a 30 Hz somente, evitando qualquer eventual problema causado por interferências.

A tecnologia funciona para soluções internas, transmitindo dados usando a rede elétrica de residências e edifícios, funcionando também para soluções externas, a exemplo de uma rede pública de energia.
A principal vantagem desta tecnologia é que a velocidade se mantém alta e estável na maioria dos casos.

conexaopowerline

Como usar um adaptador Power Line?

A facilidade de instalação é um dos fatores mais positivos de se usar a tecnologia PLC.

Enquanto para uma rede cabeada, dependendo da situação é necessário o uso de ferramentas, a contratação de técnicos e muitas vezes até planejar um cabeamento estruturado, isso sem mencionar pequenas reformas estruturais no local, para o caso do Power Line, tudo o que você precisa é simplesmente ligar o adaptador na tomada e conectá-lo a um modem ou roteador.

Uma vez feito isso, qualquer tomada em sua casa vira um ponto de acesso de rede.

A solução PLC geralmente é minimamente composta por pares de adaptadores para conseguir operar. Um adaptador será o distribuidor de sinal, e os outros receberão o sinal.

Sendo assim, o segundo adaptador Power Line vai à outra tomada da residência ou escritório, bastando então conectar um cabo de rede entre ele e o PC. Você ainda pode utilizar quantos adaptadores julgar necessários, ligando-os à tomada e conectando-os aos cabos de rede até o seus dispositivos como Pcs ,notebooks, SmartTVs, etc…

plc_002

Mas como qualquer tecnologia, existem limitações e desvantagens:

A tecnologia PLC é sensível à interferência de outros eletrônicos que utilizem a mesma frequência de rádio, como telefones sem fio e televisores. Sendo assim, ondas como as de rádio e de televisão analógica acabam sofrendo severas interferências com o PLC em uso.

Outra característica que pode se tornar um problema, é o fato de que ao conectar um dispositivo PLC em uma rede elétrica predial, todos os outros apartamentos poderão ter acesso indevido à sua rede, caso não exista uma divisão dos circuitos elétricos para cada apartamento. O que certamente ocasionará uma lentidão na rede.

Ainda há de se considerar o fato de que, o adaptador PLC, na maioria dos casos, não deve ser conectado a filtros de linha, estabilizadores ou no-breaks, mas apenas diretamente à tomada.

Conclusão:

Apenas pelo fato de se evitar transtornos com pequenas reformas, canaletas e cabos por toda a parte, ou a eventual contratação de técnicos, os adaptadores Power Line já se mostram interessantes devido à sua praticidade e facilidade de instalação, podendo ser feita por qualquer pessoa sem conhecimentos prévios.

Há ainda alguns modelos de adaptadores que, além de possuírem conexões RJ-45 para redes cabeadas, oferecem também a função de roteadores Wi-fi ou repetidores de sinal, o que aumentam sua versatilidade.

908728_110462-1-D-Link_DHP-W311AV

Se você simplesmente não quer ter dores de cabeça e deseja colocar pontos de rede adicionais em sua casa ou escritório em um estalar de dedos, podendo ainda utilizá-los quase que imediatamente, certamente deveria considerar o uso de adaptadores Power Line.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *