5 robôs incríveis da vida real

Robôs sempre geram curiosidade e fascínio. A idéia de um objeto que seja autônomo, que tome suas próprias decisões desperta a imaginação de escritores desde muito antes da própria robótica existir. É incrível o que já se pensou e criou, em torno desta possibilidade. Contudo, ainda que não tão avançados quanto na ficção, os dispositivos capazes de realizar atividades de maneira autônoma ou programada são cada vez mais presentes na nossa realidade.

Na verdade, os robôs já são bastante presentes no nosso dia a dia. Só que as vezes não os notamos! Mas eles são responsáveis, desde as fábricas até os utensílios domésticos, por muitos confortos da sociedade moderna.

Seja na indústria, saúde, transporte, mineração, tratamento ambiental e tantas outras áreas onde os robôs atuam. O que é claro é que possuem um papel cada vez mais importante ao ajudar nós a reduzir riscos e facilitar processos.

Em homenagem a todos eles, listamos aqui 5 robôs impressionantes que já são uma realidade. Confira!

Curiosity, a representante da humanidade em Marte

Longe, bem longe do planeta Terra, a Curiosity explora e colhe informações para que uma missão tripulada por humanos seja realizada em Marte um dia. O veículo-robô da Nasa completou recentemente, dia 6 de agosto, um ano em solo marciano e acumula ótimos resultados. Com o tamanho aproximado de um jipe 4×4 e pesando cerca de 900 kilos, ela já registrou e nos enviou mais de 190 gigabytes em dados desde então.

Nasa Curiosity

Para se manter “viva”, possui um gerador termoelétrico que obtém energia de elementos radioativos. É como uma bateria de alta duração, que deve se manter funcionando pelos próximos 10 anos! Um dos grandes feitos dela até agora foi, a partir de colheita e análise de rochas da superfície marciana, constatar que houve condições para que vida microbiana tenha existido por lá.

Outro fato notável sobre a Curiosity é sua popularidade com o público. O seu lançamento e, principalmente sua dramática aterrissagem, foram verdadeiros espetáculos de media, acompanhados pela TV e internet. A equipe da missão ainda mantém o simpático @MarsCuriosity no twitter, onde compartilham, em nome da rover, informações e fotos em primeira mão, vindos direto do planeta vermelho.

Drones Voadores vão dominar o espaço aéreo

Nascidos da busca por equipamentos militares de última geração. Os Drones, ou VANTs (veículos aéreos não tripulados) são hoje uma realidade que vem tomando os céus. Esses espaçonaves não tripuladas são controladas tanto por computadores quanto por seres humanos, então nem todos são tecnicamente robôs.

Eles vem se tornando cada vez mais acessíveis e em breve estarão presentes no nosso dia-a-dia. O futuro das entregas rápidas, será baseado em drones controlados por GPS, ao invés de motoboys. Já pensou um desses entregando sua pizza? Mas se não quiser esperar o futuro chegar, você já pode ir em um festival e ter uma destas máquinas entregando sua cerveja!.

Já existem hoje diversos tipos de drones. Os mais conhecidos sem dúvida são militares, como o General Atomics MQ-1 Predator. O Predador, como é comumente conhecido, foi desenvolvido especialmente para a força aérea dos estados unidos.

General Atomics MQ-1 Predator

Os drones militares são espiões voadores equipados com conexão via satélite, sistemas de mira com sensores e câmeras multiespectrais e armas guiadas por GPS e laser. São cada vez mais utilizados em missões que envolvem alto grau de periculosidade. Segundo dados oficiais, por exemplo, drones como o Predator dispararam mais de 500 mísseis só em 2012 no Afeganistão.

Seus irmãos civis entretanto, se encarregam de tarefas muito mais divertidas. Fazem filmagens em lugares de difícil acesso (https://www.youtube.com/watch?v=1Y-qk03vpeY), números de equilibrismo (https://www.youtube.com/watch?v=pp89tTDxXuI)  e até mesmo formam uma banda (https://www.youtube.com/watch?v=_sUeGC-8dyk).

BigDog, a mula de carga robótica

Chamado carinhosamente de BigDog, ou Cachorrão, trata-se de um experimento, de 2005, sobre a dinâmica e estabilidade de um robô quadrúpede. Foi feito pela empresa americana Boston Dynamics sob encomenda do órgão militar DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). É difícil não ficar um pouco desconfortável ao ver vídeos dele em atuação. Algo como uma “mula sem cabeça” capaz de atravessar diversos obstáculos e tipos de terrenos para alcançar seu objetivo.

BigDog

É capaz de atingir cerca de 6,4 quilômetros por hora e carregar mais de 150 quilos sem cair ou escorregar em subidas de até 35 graus. Ele já é utilizado militarmente em alguns campos de treinamento para transporte de itens. Minimizando a necessidade de envolver pessoas em uma situações de extremo risco. Possui um sistema embarcado de controle computadorizado de locomoção e articula com seus sensores e sistemas de comunicação com o usuário. Se move sobre quatro pernas  como se fosse um verdadeiro animal. É realmente perturbador vê-lo em movimento. Imagina um destes vindo na sua direção!

Carros realmente automáticos

Estes robôs prometem, em breve, mudar drasticamente o modo de vida das pessoas nas cidades: são os carros capazes de se guiar sozinhos. Imagine a tranquilidade que seria não precisar enfrentar o trânsito engarrafado preocupado com o volante?

Um dos projetos mais interessantes é o Driverless Car do Google. As suas pesquisas já estão bastante avançadas e possuem resultados tão concretos que diversos estados norte-americanos estão revendo suas legislações para lidar com eles.

Google Driverless Car

O projeto da Google não é o único, porém merece destaque, já tendo rodado quase meio milhão de quilômetros (mais que o suficiente para ir até a Lua!) de forma autônoma e sem nenhum tipo de acidente. Isso em meio a grandes avenidas, sinais de trânsito,engarrafamentos e também na velocidade das auto estradas. São equipados com sensores de movimentos e de distância, diversas câmeras, conexão com a internet e GPS para se orientar e tomar decisões em tempo real sobre qual comportamento é mais seguro.

ASIMO, o humanóide

Talvez mais parecido com a criança imaginaria de um robô, o ASIMO tem mais de um metro de altura e cerca de de 50 kilos. Produzido pela Honda, ele pode atravessar superfícies irregulares, mover membros e cabeça como um ser humano, virar-se, e até dançar. Ele também é capaz de pegar coisas e reconhecer pessoas através de suas câmeras-olhos.

Fruto do trabalho de mais de 17 anos de engenheiros da empresa, o ASIMO pode atingir 9 km/h com movimentos fluídos e realísticos. Em sua versão mais recente, elementos de inteligência artificial lhe dão a capacidade de interagir em grupos, partilhar informações e coordenar tarefas. Ele sem dúvida é o mais parecido com o sonhado robô de filmes antigos que fazia os serviços da casa para você, ainda que, obviamente ainda não supra essas necessidades plenamente.

Honda ASIMO

O mundo da robótica é intrigante. As evoluções que surgem dele tem impacto direto no nosso futuro e certamente vão delinear a forma com que viveremos nossas vidas e interagiremos com nosso ambiente. Sejam drones, humanóides, carros autônomos ou mesmo transformações ciborgs, é cada vez mais claro que os filmes não são tão ficção assim e podem se tornar realidade.

E você? Qual o seu robô favorito? Conte para a gente, nos comentários!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *