A Western Digital lançou a versão ELITE da sua linha de discos rígidos (de 3,5″) externos conhecida como My Book. De início já existem quatro modelos, com a principal diferença sendo a capacidade de armazenamento: 640GB / 1TB / 1,5TB / 2TB.
A interface é limitada ao USB 2.0, uma pena visto que um produto de ELITE deve oferecer alto desempenho (alou interface e-SATA). Mas como o foco principal do My Book Elite é o display frontal, utilizar a interface USB é a única saída (quem sabe a versão com USB 3.0 venha no futuro não distante).
No display, o usuário pode criar a sua própria etiqueta para lembrar o que está armazenado no disco rígido. Até quando o My Book estiver desconectado o usuário poderá ver o display. Além disso, a capacidade também é mostrada.
Com o software WD SmartWare o usuário terá um centro de controle que mostra os dados e opções de backup e segurança através da tecnologia Drive Lock (proteção com senha e criptografia de 256bits via hardware) além do baixo consumo, visto que um disco rígido da família Green Power é utilizado. O WD My Book Elite tem também um sistema inteligente que desliga o disco rígido quando não está em uso por um determinado tempo.
Na traseira (foto acima), o usuário pode ver o botão de liga / desliga, o conector Mini da interface USB, o conector para o adaptador de energia e o suporte para um trava Kensington.
O My Book Elite tem pouco mais de 1kg distribuído por (L x A x P) 4,8 x 16,5 x 13,5, vem com formatação no padrão NTFS e é compatível com Windows XP / Vista / 7. Para funcionar com o Mac OS X Tiger, Leopard e Snow Leopard uma reformatação é necessária.
No site da WD nos EUA o modelo de 2TB sai a $279,99, o de 1,5TB sai a $199,99 e o de 1TB sai a $169,99 (o de 640GB não tem preço sugerido ainda).