[Lançamento] AMD Phenom 9000

Well, well, meus companheiros… parece que a filosofia da AMD do “Antes tarde do que nunca” voltou a não falhar. Hoje tem mais uma novidade: a AMD finalmente lançou oficialmente dois modelos do tão aguardado processador Phenom 9000.

AMD Phenon

Só uma lembrança: Phenom vem de Phenomenal. No mínimo, foi fenomenal o tempo que este processador levou para dar as caras 😛 Os modelos lançados foram os de número 9500 (2,2GHz) e 9600 (2,3GHz) e têm um TDP de 95W. São construídos em 65nm (SOI), revisão B2 e são compatíveis com o socket AM2+. Não vamos esquecer que são processadores Quad-Core (quatro núcleos). E claro, para não entristecer o time de marketing da AMD (que é fenomenal também) estes processadores tem 4 núcleos nativos – ao contrário da Intel, que atualmente tem processadores de quatro núcleos que na verdade são dois processadores de dois núcleos unidos.

Apesar do modelo 9700 (2,4Ghz) já ter sido lançado, a AMD descobriu um problema nele (pra não dizer que foi em qualquer versão de 2,4GHz para cima) e está recolhendo os processadores do varejo para “consertar”. Os modelos de 2,4GHz e 2,6GHz devem ser realmente lançados no início de 2008, enquanto que os de até 3GHz são esperados para antes do meio do ano de 2008.

O que mais os Phenon lançados têm? Bom, aqui vai um resuminho do básico:
– Instruções SSE4a;
– Cache L2 de 512KB para cada núcleo;
– Cache L3 de 2MB compartilhado para todos os núcleos;
– Suporte a 32/64bits, EVP, Virtualização e Cool ‘n’ Quiet 2.0;
– Controladora Dual Channel DDR2 de até 1.066MHz integrada;
– HyperTransport 3.0: 3,6GHz e até 14,4GB/s de banda (sem contar a banda da controladora de memória);
– Tecnologia CoolCore: Reduz o consumo de energia e dissipação térmica ao desativar partes não utilizadas do processador;
– Dual Dynamic Power Management: Gerenciamento de energia refinado e independente para a controladora de memória e para os núcleos, permitindo reduzir o consumo e dissipação térmica;

Um lembrete: Verifique se sua placa mãe suporta o Phenon antes de comprá-lo 😉

[ Veredito ]

O Phenom 9000 é um bom upgrade tendo em vista o Athlon 64 X2, mas só se você realmente for precisar dos dois núcleos a mais (você não, seus softwares). O Phenom tenta acompanhar o Intel Core 2 Quad de mesma frequência e não consegue em boa parte dos testes. A AMD já sabia disso e irá para a sua batalha clássica: Menor Preço. O problema é saber quanto menor realmente será, visto que em algumas lojas, o Phenom está mais caro que o similar da Intel (vai entender).

Um detalhe a analisar é: juntando a plataforma “Spider” da AMD (nome pomposo hein Boss… essa plataforma inclui o chipset AMD 7xx + HD38xx + Phenom), TALVEZ o custo benefício / desempenho atraia uma legião frente ao similar das concorrências (Intel + NVIDIA), porque High-End, já não é arena da AMD faz um bom tempo.

Uma vantagem é se o Phenom for suportado por sua placa mãe (e ela não for muito velhinha): será um upgrade relativamente fácil, visto que só o processador precisaria ser trocado, ao invés de placa mãe e talvez memória e por aí vamos.

Ainda não existem muitos testes na internet, mas os abaixo quebram o galho né?
Anandtech
PC Perspective
BBC Hardware
Hexus.net

Dica do Gizmo: As placas mãe com chipset AMD 790FX (Gigabyte e MSI pra começar) já já vão chegar na WAZ…

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *