Todos os dispositivos eletrônicos têm um tempo determinado de vida útil por conta da degradação natural do aparelho, pelo tempo de utilização, idade e o calor. Porém, quando bem cuidados e aplicadas as técnicas certas esses equipamentos podem durar muito mais.

Isso ocorre, especialmente, com dispositivos que utilizam bateria de íon-lítio para funcionar, como o notebook. Após um certo tempo, a quantidade de carga mostrada na tela não condiz com a capacidade real. E quando isso ocorre, a bateria precisa ser calibrada. Apesar de ser um procedimento simples e fácil, nem todos sabem como fazê-lo. Por isso, neste post vamos ensinar como fazer e explicar o motivo de porque isso ocorre. Confira!

Checando a bateria

Se você é daqueles que usam frequentemente seu PC em trânsito e depende bastante de sua bateria, primeiramente você precisa conhecer o estado atual dela. Você pode checar sua bateria de forma manual. Porém essa maneira é mais demorada e requer muita atenção, pois é preciso observar quanto tempo demora para sua carga acabar em relação ao uso do dispositivo, se está indo rápido demais ou se o PC desliga quando sozinho antes da carga apontada na tela terminar.

wazx_bateria_calibra

Por outro lado, existem aplicativos como o Battery Eater Pro e o BatteryBar que analisam o desempenho de seu equipamento e a velocidade com que ele descarrega. O segundo app, inclusive, mantém um histórico do comportamento de sua bateria.

Próximos passos

Feito isso e com base nos relatórios indicativos, você saberá a situação atual de sua bateria. Caso ele esteja acusando um valor 50% ou maior do que o registrado no ícone da carga, uma simples calibragem irá resolver seus problemas.

Entretanto, caso a duração verdadeira seja 25% ou menor do que o indicado na análise dos aplicativos, a vida útil de sua bateria está bem próxima do fim e você já pode ir pensando na substituição dessa peça ou na troca e atualização de seu dispositivo.

Como calibrar

Caso seu problema seja apenas calibrar sua bateria, isso pode ser facilmente resolvido. Usaremos como exemplo o sistema operacional do Windows 7 (os outros são bem parecidos).

Acesse Painel de Controle > Sistema de Segurança > Opções de Energia. Independente do plano de energia escolhido, clique em “Alterar Configurações do Plano” e selecione “Nunca” em todas as opções que aparecerem. Isso é importante para evitar que o computador suspenda suas atividades por ficar muito tempo inativo.

Salve essas alterações e coloque seu notebook para carregar até alcançar os 100%. Quando estiver completo, tire da fonte de energia e deixe a bateria se esgotar até que o PC desligue sozinho. Em seguida, ligue-o novamente na força e espere a bateria recarregar totalmente. E não se esqueça de alterar as configurações do plano de segurança para economizar a bateria.

A maioria dos fabricantes aconselha que esse procedimento seja feito pelo menos três vezes logo que o notebook for adquirido para calibrar a bateria do dispositivo. Além disso, também é recomendado repetir essa operação a cada três ou quatro meses.

Mais economia da bateria

Outros procedimentos, como reduzir a intensidade do brilho da tela, diminuir o tempo para que o PC encerre suas operações em caso de inatividade e, principalmente, colocar o plano medidor de bateria em “economia de energia”, reduzem consideravelmente o gasto da bateria.

Caso você tenha alguma outra dica ou alguma dúvida sobre esse procedimento, conte para a gente através dos comentários e continue de olho no nosso blog!

Comentários

Comentários