Existem campeonatos automobilísticos de diversos tipos. Fórmula 1, Fórmula Indy, Stock Car, Rally dos Sertões, Fórmula Truck e outros. Nesse universo encontramos carros e motos de todo tipo, circuitos desafiadores em dezenas de cidades, com pilotos de todo o mundo correndo para serem os melhores. Isso tudo e mais todas as emoções que envolvem o volta a volta de uma disputa pela bandeirada estão disponíveis no incrível mundo dos simuladores de corrida.
Começou em 1989, com o lançamento do primeiro game focado em simular o automobilismo: o Indy 500. Nele era possível fazer ajustes no carro que afetariam o seu comportamento dinâmico durante o jogo. Desde lá, aumentaram os desempenho dos consoles e PCs e novas tecnologias surgiram, como a rede mundial de computadores. Adicione a isso muita vontade de acelerar em pistas da forma mais realística possível e terá uma ideia de até onde se pode ir por simulação de corridas. Veja só:
Acelerando para garantir a pole position.
Vamos começar com alguns softwares mais simples e recreativos. Mas não desconfie da capacidade de simulação física desses games! A primeira etapa ao entrar no mundo dos simuladores de corridas é conseguir manter o carro na pista. Detalhes como a temperatura e pressão do pneu e ajustes milimétricos nas suspensões podem acabar com a possibilidade de um bom tempo na volta. Alguns jogos, que não requerem um conhecimento técnico mais avançado, são indicados para quem está começando, entre eles:
– GTR
Desenvolvido pela SimBin, o game possibilita uma experiência completa. Foi baseado no FIA GT Championship e já teve o posto de simulador mais realista!
– Forza Motorsports
Produzido pela Microsoft Game Studios, possui mais de 200 carros. Desde um simples Ford Focus a um poderoso Porsche Carrera GT, além de diversas pistas. É uma ótima pedida!
– Grand Prix Legends
Foi publicado pela Sierra Entertainment em 1998, com desenvolvimento da Papyrus Design Group. Apesar de antigo, é considerado um marco na evolução dos jogos simuladores de corridas. Oferece uma experiência rica, que gerará boas aprendizagens!
– Collin McRae Rally
Além de ser a série mais popular de rali, teve sua produção baseada na experiência de competidores reais, como o que dá o nome ao jogo. Um bom começo para quem quer mais que só asfalto!
– Gran Turismo
Feita ela Polyphony Digital, o jogo foi um dos mais vendidos na história do console Play Station. Tem ótima qualidade gráfica e boa jogabilidade. Certamente sua versão mais recente (6) irá lhe fazer vibrar!
– F1
Produzido e lançado pela Codemasters, o game foca apenas na experiência de um piloto de Fórmula 1. Tem ótima jogabilidade e refinamentos técnicos. Para quem quer correr como o Barrichelo!
Manter a dianteira e garantir o número 1 no pódio!
Aqui o bicho pega! Não é só mandar muito bem no Need For Speed ou jogos como os mencionados anteriormente que farão tudo ser tranquilo nos próximos softwares que vamos mostrar. A experiência inicial ajuda, mas jogos como estes além de abusar nos requisitos técnicos para configuração dos carros, têm campeonatos reais, onde milésimos de segundos podem fazer toda a diferença. Nesse nível, os jogos destaques são:
– rFactor
Sem dúvida o mais aclamado simulador. Em seu modo básico tem poucos carros e pistas, mas é riquíssimo em seus mods (complementos), desenvolvidos e distribuídos por uma comunidade apaixonada. O que mais chama atenção nele é o sistema de física utilizado: gMotor-engine2. Capaz de reproduzir com extrema realidade os comportamentos da suspensão, aerodinâmica e pneus. É provavelmente o mais utilizado por pilotos profissionais para melhorarem seus reflexos em novos traçados.
– Live For Speed
Se não o melhor, similar. No LFS não há espaço para arcade. Com uma engine completa, quase todos os aspectos de uma corrida são permeados. Possui abrangentes possibilidades de configurações, como uso variável de combustível e gasto de pneus de acordo com os muitos tipos de superfície, além de ter uma excelente comunidade online.
– iRacing
Com uma estrutura nada modesta de mais de 400 ligas privadas e mais de 40 séries oficiais de campeonatos automobilísticos online essa opção não poderia ser deixada de lado. Dentre elas, torneios de NASCAR, Indy, GRAND-AM, Aussie V-8 Supercars, além de super carros e Grand Prix.
Para ir um passo a frente nesse mundo e correr como um verdadeiro profissional, esses games são excelentes. Contudo, não basta apenas correr bem. É preciso competir com pessoas reais. Outros aspirantes a pilotos profissionais que investem tempo e dinheiro para se tornar o melhor em suas equipes, clãs, ligas e competições. São milhares os corredores e ligas disponíveis na internet. Para competir, muitas vezes é pré-requisito ter um bom equipamento de simulação, como um volante digital ou até mesmo um cockpit especial. E se não bastasse, em alguns casos é necessário ter uma experiência comprovada como um verdadeiro campeão nas pistas antes de entrar no grid de largada.
Em busca do título mundial.
Apenas para quem quer investir – sem dó – em sua paixão: para ser uma experiência real, não basta ter um simulador digital de ótima qualidade. É fundamental ter um equipamento capaz de dar a nítida sensação de um carro em movimento. Os cockpits são o último nível para quem quer entrar de cabeça no automobilismo virtual. Eles simulam em tamanho real volantes, bancos, pedais, botões, alavancas e instrumentos dos painéis, e cada detalhe do seu comportamento. Os melhores equipamentos reagem às situações, aerodinâmica, desempenho dos motores e suspensão dos carros para gerar movimento realístico de como são as diversas condições de uma corrida.
O valor do investimento pode variar muito, de acordo com o tipo de cockpit que deseja pilotar. Iniciantes podem apenas gastar com o essencial, porém alguns pilotos apaixonados são capazes de investir muito dinheiro para construir seu próprio simulador físico da realidade. Cadeiras e volantes legítimos e sistemas pneumáticos que simulam o movimento de estar dirigindo são focos. Montadoras e as próprias equipes de competição profissional usam desses simuladores de realidade para preparar seus pilotos e testar condições de comportamento de seus carros, tamanha a sua precisão. Não há limites para quem quer sentir a real emoção de acelerar nas pistas. Além disso, só no autódromo mesmo!
E aí, acha que é simples se tornar um Airton Senna dos simuladores virtuais? Sugiro que corra, muito, literalmente. É cada vez maior o número de jogadores buscando quebrar seus próprios recordes e ocupar o primeiro lugar no pódio.
LUCIVAN
este e muuuiiito top demais