O incrível mundo do simuladores de corrida

Existem campeonatos automobilísticos de diversos tipos. Fórmula 1, Fórmula Indy, Stock Car, Rally dos Sertões, Fórmula Truck e outros. Nesse universo encontramos carros e motos de todo tipo, circuitos desafiadores em dezenas de cidades, com pilotos de todo o mundo correndo para serem os melhores. Isso tudo e mais todas as emoções que envolvem o volta a volta de uma disputa pela bandeirada estão disponíveis no incrível mundo dos simuladores de corrida.

Começou em 1989, com o lançamento do primeiro game focado em simular o automobilismo: o Indy 500. Nele era possível fazer ajustes no carro que afetariam o seu comportamento dinâmico durante o jogo. Desde lá, aumentaram os desempenho dos consoles e PCs e novas tecnologias surgiram, como a rede mundial de computadores. Adicione a isso muita vontade de acelerar em pistas da forma mais realística possível e terá uma ideia de até onde se pode ir por simulação de corridas. Veja só:

Acelerando para garantir a pole position.

Vamos começar com alguns softwares mais simples e recreativos. Mas não desconfie da capacidade de simulação física desses games! A primeira etapa ao entrar no mundo dos simuladores de corridas é conseguir manter o carro na pista. Detalhes como a temperatura e pressão do pneu e ajustes milimétricos nas suspensões podem acabar com a possibilidade de um bom tempo na volta. Alguns jogos, que não requerem um conhecimento técnico mais avançado, são indicados para quem está começando, entre eles:

– GTR

Desenvolvido pela SimBin, o game possibilita uma experiência completa. Foi baseado no FIA GT Championship e já teve o posto de simulador mais realista!

GTR

– Forza Motorsports

Produzido pela Microsoft Game Studios, possui mais de 200 carros. Desde um simples Ford Focus a um poderoso Porsche Carrera GT, além de diversas pistas. É uma ótima pedida!

forza horiz

– Grand Prix Legends

Foi publicado pela Sierra Entertainment em 1998, com desenvolvimento da Papyrus Design Group. Apesar de antigo, é considerado um marco na evolução dos jogos simuladores de corridas. Oferece uma experiência rica, que gerará boas aprendizagens!

gran prix

– Collin McRae Rally

Além de ser a série mais popular de rali, teve sua produção baseada na experiência de competidores reais, como o que dá o nome ao jogo. Um bom começo para quem quer mais que só asfalto!

colin macrae

– Gran Turismo

Feita ela Polyphony Digital, o jogo foi um dos mais vendidos na história do console Play Station. Tem ótima qualidade gráfica e boa jogabilidade. Certamente sua versão mais recente (6) irá lhe fazer vibrar!

gran turismo

– F1

Produzido e lançado pela Codemasters, o game foca apenas na experiência de um piloto de Fórmula 1. Tem ótima jogabilidade e refinamentos técnicos. Para quem quer correr como o Barrichelo!

F1_2013_001_WIP

Manter a dianteira e garantir o número 1 no pódio!

Aqui o bicho pega! Não é só mandar muito bem no Need For Speed ou jogos como os mencionados anteriormente que farão tudo ser tranquilo nos próximos softwares que vamos mostrar. A experiência inicial ajuda, mas jogos como estes além de abusar nos requisitos técnicos para configuração dos carros, têm campeonatos reais, onde milésimos de segundos podem fazer toda a diferença. Nesse nível, os jogos destaques são:

rFactor

Sem dúvida o mais aclamado simulador. Em seu modo básico tem poucos carros e pistas, mas é riquíssimo em seus mods (complementos), desenvolvidos e distribuídos por uma comunidade apaixonada. O que mais chama atenção nele é o sistema de física utilizado: gMotor-engine2. Capaz de reproduzir com extrema realidade os comportamentos da suspensão, aerodinâmica e pneus. É provavelmente o mais utilizado por pilotos profissionais para melhorarem seus reflexos em novos traçados.

rfactor

– Live For Speed

Se não o melhor, similar. No LFS não há espaço para arcade. Com uma engine completa, quase todos os aspectos de uma corrida são permeados. Possui abrangentes possibilidades de configurações, como uso variável de combustível e gasto de pneus de acordo com os muitos tipos de superfície, além de ter uma excelente comunidade online.

lfs

iRacing

Com uma estrutura nada modesta de mais de 400 ligas privadas e mais de 40 séries oficiais de campeonatos automobilísticos online essa opção não poderia ser deixada de lado. Dentre elas, torneios de NASCAR, Indy, GRAND-AM, Aussie V-8 Supercars, além de super carros e Grand Prix.

iracing

Para ir um passo a frente nesse mundo e correr como um verdadeiro profissional, esses games são excelentes. Contudo, não basta apenas correr bem. É preciso competir com pessoas reais. Outros aspirantes a pilotos profissionais que investem tempo e dinheiro para se tornar o melhor em suas equipes, clãs, ligas e competições. São milhares os corredores e ligas disponíveis na internet. Para competir, muitas vezes é pré-requisito ter um bom equipamento de simulação, como um volante digital ou até mesmo um cockpit especial. E se não bastasse, em alguns casos é necessário ter uma experiência comprovada como um verdadeiro campeão nas pistas antes de entrar no grid de largada.

Em busca do título mundial.

Apenas para quem quer investir – sem dó – em sua paixão: para ser uma experiência real, não basta ter um simulador digital de ótima qualidade. É fundamental ter um equipamento capaz de dar a nítida sensação de um carro em movimento. Os cockpits são o último nível para quem quer entrar de cabeça no automobilismo virtual. Eles simulam em tamanho real volantes, bancos, pedais, botões, alavancas e instrumentos dos painéis, e cada detalhe do seu comportamento. Os melhores equipamentos reagem às situações, aerodinâmica, desempenho dos motores e suspensão dos carros para gerar movimento realístico de como são as diversas condições de uma corrida.

O valor do investimento pode variar muito, de acordo com o tipo de cockpit que deseja pilotar. Iniciantes podem apenas gastar com o essencial, porém alguns pilotos apaixonados são capazes de investir muito dinheiro para construir seu próprio simulador físico da realidade.  Cadeiras e volantes legítimos e sistemas pneumáticos que simulam o movimento de estar dirigindo são focos. Montadoras e as próprias equipes de competição profissional usam desses simuladores de realidade para preparar seus pilotos e testar condições de comportamento de seus carros, tamanha a sua precisão. Não há limites para quem quer sentir a real emoção de acelerar nas pistas. Além disso, só no autódromo mesmo!

playseat_new_monaco_white_100


E aí, acha que é simples se tornar um Airton Senna dos simuladores virtuais? Sugiro que corra, muito, literalmente. É cada vez maior o número de jogadores buscando quebrar seus próprios recordes e ocupar o primeiro lugar no pódio.


Comentários

Comentários


1 comment

este e muuuiiito top demais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *