5 motivos para adquirir um HD externo

Não há como negar a praticidade de um HD externo. Mas por incrível que pareça, ainda existem algumas pessoas um pouco resistentes, quando o assunto é deixar arquivos importantes fora do computador ou do notebook pessoal.
Elencamos aqui, alguns motivos para você adquirir uma unidade externa de armazenamento e desmistificar de vez o receio que algumas pessoas ainda têm sobre HD’s externos.

 

1 – Espaço de armazenamento
Você sabia que, quanto mais ocupado estiver o espaço em disco no seu computador/notebook, maior será o tempo para busca e execução de arquivos? Sim, é verdade. Mas não é somente isto. A performance geral do computador tende a ficar degradada em função da quantidade de dados espalhados quando se utiliza um HD convencional.
Isto ocorre porque as diversas instalações e desinstalações de programas, jogos e arquivos diversos, acabam criando espaços reutilizáveis, onde novos arquivos acabam sendo fragmentados nestes espaços, tornando-os cada vez mais espalhados pelo disco. Isto faz com que o computador precise procurar dados fragmentados ao longo de toda a unidade de armazenamento para executar uma tarefa.
Com um HD externo, você poderá deixar uma grande quantidade de arquivos fora do computador, liberando espaço e diminuindo a fragmentação de disco. Considere armazenar em um HD externo, arquivos que não são utilizados a todo instante, como por exemplo fotos, vídeos, músicas e qualquer outro tipo de conteúdo.

 

2 – Backup de arquivos
Acabou de concluir aquele enorme projeto? Quer manter seus arquivos a salvo de eventuais problemas no computador? A palavra da vez é “backup”. 
Com um HD externo você pode manter cópias dos seus arquivos mais importantes a salvo, caso algum problema ou defeito ocorra em seu computador. Mesmo que seu computador não apresente problemas, às vezes, arquivos são corrompidos por algum tipo de falha. Deste modo, manter uma cópia dos seus arquivos é praticamente uma necessidade.

 

3 – Mobilidade
Em tempos de trabalho em “Home Office”, transportar grandes arquivos do ambiente de trabalho corporativo para sua casa, é mais do que uma ferramenta. É uma praticidade muito bem vinda.
Às vezes, os arquivos são grandes demais para serem enviados pela internet. Um acesso remoto ou armazenamento em Nuvem acaba tornando a atividade nada produtiva. Demora na transferência de dados e problemas de conexão podem arruinar seu dia.
Neste caso, um HD externo torna-se uma “mão na roda” para otimizar o seu tempo, uma vez que todo o trabalho pode ser realizado diretamente do HD externo, sem a necessidade de descarregar os dados em seu computador.
Quer emprestar um jogo ou um filme a um amigo? Um HD externo é a maneira mais rápida e prática de fazê-lo.

 

4 – Versatilidade
Atualmente há HD’s externos de todas as capacidades, tamanhos e formatos. O espaço de armazenamento pode chegar até 8TB em alguns modelos. Os padrões de armazenamento externo também podem ser encontrados em modelos SSD’s, garantindo grande velocidade de taxas de transferência de arquivos.
Mas um HD externo não serve somente para armazenar dados de um computador. Seu videogame (Xbox One / Playstation 4) está repleto de jogos e você tem que deletar um game para poder jogar outro? Isto não é um problema. Ao menos não se você possuir um HD externo. HD Externos com interface USB v3.0 são totalmente compatíveis com videogames, permitindo executar jogos diretamente da unidade.
Está querendo ver um filme digital em resolução 4K, mas não quer assisti-lo no monitor do seu computador? Que tal armazenar o filme no HD externos e assisti-lo diretamente na sua Smart TV e usufruir de uma tela grande e um som envolvente?
As aplicações de um HD externo podem surpreender você positivamente se souber quais são os dispositivos compatíveis em sua casa.

 

5 – Uso avançado
Já percebeu que praticamente todo técnico em informática carrega consigo, uma unidade de armazenamento externo USB. Se não carrega consigo, ao menos deveria considerar.
Um HD externo permite instalar sistemas e programas de reparo e diagnóstico de computadores e notebooks. Algumas ferramentas consistem em carregar um sistema operacional na memória para que sejam executados outros programas sem a necessidade de instalar nada no computador.
Outro exemplo é manter uma vasta biblioteca de drivers (softwares de configuração) para qualquer eventualidade onde o acesso à internet está indisponível.
E para aqueles que fazem instalação e configuração de computadores em lote, possuir uma imagem do sistema já configurado e atualizado, irá lhe poupar muitas horas de trabalho. 
Para aqueles que não são profissionais de informática, mas trabalham com produtividade no computador, manter um clone do sistema operacional em um HD externo, garantirá que qualquer eventual problema no disco principal seja resolvido, enquanto se acessa temporariamente o seu computador através do imagem clone do seu HD externo.

 

Considerações
Você sabia que todas estas coisas poderiam ser feitas com um simples HD Externo com interface USB? Se não sabia, agora está mais do que informado sobre a praticidade deste companheiro para todas as horas. 

 

Na WAZ temos uma vasta linha de unidades de armazenamento externo de várias capacidades e velocidades para atender à sua necessidade. Está esperando o quê? Acesse: www.waz.com.br

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *