Análise: Noctua DH-L9i

Para quem deseja montar sistemas compactos, utilizando placas-mãe e gabinete no padrão mini-ITX, um cooler de baixo perfil que ocupe o menor espaço possível, sem abrir mão da eficiência, torna-se obrigatório.

Hoje vamos falar um pouquinho do NH-L9i, um cooler de baixo perfil para processadores baseados no soquete Intel LGA 115X da conhecida empresa austríaca Noctua, que é especializada em soluções térmicas para processadores.

DESIGN

Abrir a caixa do NH-L9i nos dá imediatamente a ideia de que estamos lidando com um produto de qualidade premium.

Além de uma carta de boas vindas com o manual do usuário, temos uma seringa com pasta térmica NT-H1, um cabo adaptador de 4-pinos de baixo ruído, os parafusos requeridos na instalação, um emblema da Noctua e é claro, o cooler.

Não há muito o que mencionar quanto ao design, a não ser a presença dascores bege e marrom, sempre utilizadas na maioria das ventoinhas da marca.

ACABAMENTO

Seguindo a tradição da fabricante, temos aqui um produto com acabamento e qualidade premium.

Cabo de energia do tipo sleeve revistido em nylon, aletas em alumínio perfeitamente recordadas e ventoinha do modelo NF-A9x14 com controle de rotação PWM.

A base do cooler é totalmente fabricada em alumínio e possui um bom polimento. Ela possui massa suficiente para uma boa dissipação de calor e assim substituir o cooler Box da Intel.

 

PERFORMANCE

Antes de tudo, é preciso lembrar que a proposta do NH-L9i é oferecer um bom sistema de refrigeração em sistemas compactos, onde a instalação do cooler box original da Intel seria inadequado.

Isto porque o NH-L9i possui apenas 37mm de altura, enquanto a solução térmica da Intel possui 50mm.

Sistemas compactos, geralmente não são indicados para acomodar configurações de um PC gamer ou configurações avançadas de hardware para entusiastas, pois as próprias limitações de espaço dos gabinetes HTPCs, já comprometem severamente a refrigeração do sistema como um todo.

Apesar disto, o NH-L9i se mostrará eficiente em condições extremas onde é exigido 100% de uso do processador, com até 8% mais eficiência na refrigeração, com relação ao cooler box da Intel.

Em condições normais de uso, a temperatura fica praticamente igual à solução térmica de fábrica oferecida pela Intel.

COSIDERAÇÕES FINAIS

Instalar o NH-L9i é muito fácil. Desde que você tenha acesso à parte traseira da placa-mãe, basta parafusar o kit de instalação SecuFirm 2 da fabricante e pronto.

Não se assuste com a pressão exercida sob o processador após sua montagem. A fabricante garante que não haverá problemas quanto a isto, desde que sejam obedecidas as instruções de montagem.

O NH-L9i é muito compacto, mais eficiente e bem mais silencioso do que a solução térmica oferecida pelo cooler box da Intel.

Estas três características juntas, é que justificam a compra deste produto, uma vez que seu preço não é dos mais baratos.

Facilmente pode-se perceber que o preço se justifica pelo fato de que não existe nenhum outro cooler do mercado com as mesmas dimensões, que seja mais eficiente na dissipação de calor.

A Noctua sabe disto e o preço final do NH-L9i certamente foi influenciado por este fato.

Gostou do NH-L9i? Estão dê uma olhada na WAZ acessando www.waz.com.br se você também é um fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *