Análise: Teclado mecânico Corsair K68 RGB

Na análise de hoje, vamos falar um pouco do K68 RGB. Um teclado mecânico com retro iluminação LED fabricado pela Corsair, com a difícil tarefa de ser um dos melhores produtos da fabricante.

Mas será que o K68 RGB realmente se diferencia dos outros modelos da marca? Será este, o melhor “custo x benefício” para um teclado mecânico top de linha?

Vamos conferir agora as principais melhorias e vantagens deste mais recente projeto da Corsair.

Design

A primeira vista, o K68 é muito parecido com seu irmão mais próximo, o K70 RGB. Na verdade o design dos teclados da Corsair são muito parecidos, levando em conta a aparência dos modelos K90 e K70 e suas variantes. Mas algumas sutis diferenças ainda podem ser vistas no novo modelo.

As do keycaps K68 RGB possuem o mesmo formato e o mesmo relevo de forma padronizada, com exceção da barra de espaço que possui uma textura com rugosidades, que para ser sincero, não gostei muito.

O descanso para os pulsos também recebeu uma leve mudança em seu design, desta vez para melhor. Ficou mais sofisticado com a nova textura.

As teclas multimídia dedicadas, também estão lá. Mas ao invés de uma barra de rolagem para volume presente no modelo K70, temos dois botões dedicados em substituição desta.

Outras mudanças incluem o tipo de fonte utilizada na serigrafia das keycaps, um chassi vazado para uma melhor iluminação de várias zonas de teclas e uam revisão na parte inferior do teclado.

O restante ainda permanece em seu lugar. Os botões de intensidade de iluminação e de bloqueio da tecla windows, assim como o logotipo da Corsair no topo.

Acabamento

Com absoluta certeza, posso afirmar que a Corsair conseguiu sim melhorar o acabamento do K68 RGB com relação aos modelos anteriores.

O Chassi de alumínio da parte superior é bem mais trabalhado, em prol de uma iluminação mais intensa.

Extremamente pesado, o teclado se parece mais sólido e bem mais resistente.

E por falar nisso, o produto possui certificação IP32. Esta certificação é definida pelo grau de proteção contra líquidos e partículas sólidas em equipamentos eletrônicos.

No caso deste modelo, temos resistência contra derramamento líquidos a uma inclinação de 15 graus e proteção contra partículas maiores que 2,5mm.

O cabo USB me decepcionou um pouco. Ele não é mais revestido em nylon como no K70. Temos apenas um cabo comum, revestido em borracha. Pelo menos não requer mais uma conexão dupla USB.

Outro ponto em que eu esperava melhorias é na adição de borrachas nos pezinhos de ajuste de altura, quando estes são abertos. Mas não foi desta vez. Isto o deixa deslizar um pouco sob a mesa.

Recursos

Como você já sabe, o K68 RGB tem iluminação LED RGB individual por tecla, totalmente personalizável.

Além dos vários efeitos de iluminação já presentes, você ainda pode criar novos efeitos e mudar a intensidade do brilho no software CUE da Corsair, além de ter a opção de desligar por completo a iluminação.

Este modelo utiliza Switches Cherry MX Red com contatos banhados a ouro e este é um teclado 100% anti-ghosting.

Para completar temos teclas totalmente programáveis, permitindo criar macros através do software CUE.

Ergonomia

Digitar no K68 RGB é uma experiência que você jamais vai esquecer. As teclas são muito macias e ficam bem justas durante o curso de seu acionamento.

Mesmo utilizando switches Cherry MX Red, que é um dos tipos mais apreciados e já conhecidos pela comunidade gamer, a sensação que eu tive é que o K68 RGB ofereceu um pressionar muito mais silencioso e agradável que outros modelos da fabricante, que também utilizam o mesmo switch.

Provavelmente, este conforto tátil é fruto dos anéis de vedação utilizados para garantir a resistência à água e à partículas sólidas.

O formato das teclas mais linear também contribui para uma digitação mais rápida.

Considerações finais

A Corsair aprendeu bastante com a produção de seus antigos modelos como o K70 e o K90, reunindo as melhores características destes modelos para produzir um teclado com qualidade, sem necessariamente elevar muito seu preço final.

É claro que o K68 RGB não é um teclado barato. Mas estamos falando de um periférico que se encaixa perfeitamente em uma categoria top de linha, que recebeu melhorias consideráveis em sua produção.

A iluminação agora é bem mais intensa e o software CUE bem mais intuitivo.

Acredito que, o conforto e baixo ruído produzido pelo teclado, se destacam bem mais que a certificação IP32 para os consumidores.

Para quem já possui um teclado mecânico da Corsair, a similaridade no design com outros modelos não justificaria sozinho uma troca pelo modelo K68 RGB.

Mas para quem ainda não experimentou um produto da marca, o K68 RGB oferece um equilíbrio entre qualidade e preço bastante interessante para sua compra.

Este é o melhor teclado da Corsair que tive a oportunidade de experimentar dentre os modelos da fabricante. Lembrando que inclusive, temos análises dos modelos K70 Black, K70 RGB, K95 RGB e o K30 da mesma fabricante.

Vai investir em um teclado mecânico profissional top de linha pela primeira vez? Vai de Corsair K68 RGB sem sombra de dúvida. É um produto recomendadíssimo.

Se você gostou deste teclado, dá uma olhada na WAZ. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia. Acesse www.waz.com.br.

Comentários

Comentários


1 comment

Cara eu quero saber se o click dele tem alguma diferença entre o k70 e ele,eu jogo fortnite e quero decidir qual o melhor teclado para mim,tipo o k68 tem mais delay?ou então as teclas dele são mais pesadas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *