Memória em Dual Channel – Vale a pena?

Quando a tecnologia Dual Channel surgiu, as grandes fabricantes de componentes para PC´s alardeavam desempenhos fantásticos, podendo chegar até a 50% de performance a mais que os módulos de memória configurados em Single Channel. Algo que realmente era um desejo dos consumidores e entusiastas em hardware.

De fato, em parte isto é uma verdade, uma vez que naquela época, haviam controladoras dedicadas nas Placas Mãe, responsáveis por gerenciar as memórias (RAM).

Mas como se comporta o Dual Channel em conjunto com as tecnologias atuais?
Será que realmente fará diferença montar um sistema com duas memórias?
E quais seriam as vantagens e desvantagens de um sistema em Dual Channel?

Como funciona a tecnologia Dual Channel

A tecnologia Dual Channel permite ao chipset (controladora) ou ao processador, efetuar uma comunicação simultânea com dois canais de memória. Assim, as memórias operam simultaneamente fornecendo o dobro da largura de dados em seu barramento.

Em outras palavras, se uma memória DDR opera em 64 bits, teoricamente um sistema equipado com um par de memórias em Dual Channel irá operar em 128 bits, aumentando consideravelmente sua taxa de transferência de dados.

d_channel

Dual Channel nos dias atuais

Hoje não temos mais Chipsets integrados nas Placas Mãe controlando o acesso às memórias. Todo o trabalho é realizado pela CPU, o que permite múltiplos canais e um tempo de acesso muito mais eficiente.

Os módulos de memória hoje são bem mais rápidos do que no passado, mas também existem tecnologias ainda mais rápidas. São o caso das VRAM, ou se preferir, memórias dedicadas de vídeo, a exemplo dos módulos GDDR5 incrivelmente mais velozes que as DDR atuais.

Ainda sim, a tecnologia Dual Channel manteve seus benefícios. Mas somente em algumas aplicações específicas.

Sistemas dedicados para jogos

Se você possui um sistema montado especificamente para jogos, com uma Placa de Vídeo dedicada de alto desempenho, esqueça o Dual Channel.

Se lembra do que falamos sobre os dos módulos de memória GDDR5 presentes nas Placas de Vídeo? Pois bem… estes módulos são muito mais velozes que os módulos DDR de seu sistema Dual Channel, além de estarem disponíveis em 128bits, 256bits ou mais, operando em altíssimas frequências.

Os jogos utilizam toda a memória de vídeo disponível e somente quando a quantidade total é excedida que será utilizada parte da memória RAM do seu sistema.

Em outras palavras, se você possui um PC com uma Placa de Vídeo dedicada de 2GB ou 4GB, seja esta de 128bits ou 256bits, seu jogo não receberá absolutamente nenhum frame a mais de performance em função do seu sistema Dual Channel.

Sistema integrados

Por outro lado, se você possui um sistema com Vídeo Onboard, equipado com uma CPU que possua processador gráfico integrado, a exemplo da mais recente geração de processadores Intel ou as APU´s da AMD, colocar um par de memórias operando em Dual Channel fará uma enorme diferença.

Neste caso, não temos a VRAM de uma Placa de Vídeo dedicada. Portanto, toda a performance que puder obter de suas memórias, será perceptível nos jogos.

Quando falamos em “enorme diferença”, estamos falando algo entre 40% e 65% de performance a mais em jogos, traduzida em quadros por segundo (FPS) exibidos na tela.

Outras aplicações para Dual Channel

Todas as outras aplicações que não se referem a jogos e requerem altas taxas de transferência, irão se beneficiar significativamente com o Dual Channel com relação a um mesmo sistema configurado para Single Channel.
Isso inclui transferência simples de dados, renderizações, e qualquer outro tipo de acesso às memórias.

Dual Channel – Vantagens:

  • Performance superior, mensurada entre 40% a 65% para jogos, em sistemas integrados;
  • Taxas de transferência superiores em comparação a sistemas Single Channel;
  • Em caso de uma das memórias apresentar defeito/falha, precisando ser removida, a outra memória instalada manterá o PC em funcionamento até sua reposição;
  • Compatibilidade garantida com todos os Processadores e Placas Mãe disponíveis no mercado.

Dual Channel – Desvantagens:

  • Não há ganhos de performance em jogos, quando utilizado em sistemas com Placas de Vídeo dedicadas de alto desempenho;
  • A necessidade de comprar sempre módulos de memória ao pares;
  • O preço dos Kits Dual Channel são um pouco mais caros do que um único módulo de memória de mesma capacidade;
  • Consumo em dobro de energia, assim como aumento na dissipação de calor de cada módulo instalado;
  • Ocupa o dobro de slots disponíveis na Placa Mãe, podendo impedir eventuais upgrades;
  • Requer módulos idênticos de mesma frequências, latências e capacidades a fim de evitar instabilidade ou configurações mais detalhadas de alguns destes parâmetros.

Agora que você conhece um pouco mais sobre sistemas em Dual Channel, poderá decidir se a sua próxima aquisição de memórias será de pares ou de um único módulo.
As principais marcas e modelos de memórias você encontra na WAZ.
Acesse www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *