Qual a forma correta de limpar seu notebook?

Você sabia que a sujeira em seu notebook pode aranhá-lo, fazer com que uma ou mais teclas do teclado deixem de funcionar e até mesmo comprometer definitivamente o seu funcionamento?

Por esta razão, é muito importante que você saiba a maneira correta de fazer a higienização, saiba quais os tipos de utensílios e produtos de limpeza adequados para esta finalidade e a periodicidade que seu notebook precisa a cada nova limpeza. Afinal de contas, já diziam por ai… “É melhor prevenir, do que remediar.”

A limpeza correta do seu notebook ajudará a garantir uma maior vida útil do dispositivo, evitando o bloqueio de saídas de ar por poeira, super aquecimento, falhas nas teclas, além de ser uma questão de higiene, é claro.

A limpeza do notebook no geral, não requer conhecimentos técnicos e inclusive, algumas instruções básicas são oferecidas logo nas primeiras páginas do manual de usuário. Já a limpeza dos componentes internos, esta sim requer alguns conhecimentos técnicos importantes, que geralmente não estão descritos no manual, devendo ser realizado apenas por pessoas com perícia em hardware e manutenção de notebooks.

Mas não se preocupe. Nós da WAZ daremos aqui algumas dicas para você e logo verá que não é assim um “bicho de 7 cabeças”.

Área externa do notebook

Antes de mais nada, desligue o adaptador de energia do notebook e remova a bateria.

Para a área externa do gabinete, utilize uma flanela branca, levemente umedecida em água. Esfregue delicadamente a flanela sem exercer força até que todas as manchas de poeira e gordura tenham sido removidas.

Jamais utilize flanelas tingidas, pois se seu notebook possuir de uma cor clara e de superfície porosa, isto irá manchá-lo. Não utilize produtos de limpeza abrasivos ou solventes, pois a parte externa de alguns notebooks é pintada e você poderá acabar desgastando o acabamento ou a pintura. Evite flanelas ou panos que soltem fiapos, pois depois de secos estes poderão ser sugados pelo sistema de refrigeração interna do notebook e prejudicar o sistema.

Teclado

As teclas dos notebooks são muito delicadas e precisam de cuidados especiais na limpeza.

O ideal é utilizar um aspirador ou soprador para remover migalhas, pelos e outras impurezas com o auxílio de um pincel que possua cerdas macias e longas.

Mas cuidado! Não podemos utilizar qualquer aspirador.
Os aspiradores domésticos são muito potentes e podem acabar sugando alguma tecla do notebook. Existem aspiradores e sopradores específicos para a limpeza de componentes que custam bem baratinho, a exemplo do MasterSux, que possui a função de aspirar ou soprar.

Mesmo que alguma sujeira fique difícil de ser removida no primeiro momento, jamais tente remover as teclas como normalmente fazemos em teclados de um PC. Alguns modelos de notebook só permitem a remoção de teclas através de uma desmontagem completa, que deve ser realizada por um técnico capacitado.

Após o uso do aspirador / soprador e pincel para remover impurezas sólidas, as manchas de poeira e gordura poderão ser limpas com uma flanela branca levemente umedecida. Não utilize produtos de limpeza abrasivos ou solventes, pois as teclas de notebooks é pintada e você poderá acabar desgastando o acabamento ou a pintura. Embora existam teclados onde as fontes são serigrafadas a laser, é melhor não ariscar.

como-limpar-notebook-adequadamente

Tela

A tela do seu notebook é uma das partes mais delicadas. Isto porque ela não é muito resistente a pressão ou torções e pode se arranhar facilmente. Existe um tecido especial para limpeza a seco da tela, que é o mesmo tipo de tecido que encontramos para a limpeza de óculos e telas de TVs. Embora difícil de ser encontrar, este tecido é o ideal para a limpeza pois ele não risca a tela. Caso você não tenha este tecido, poderá usar uma flanela branca levemente umedecida em água.

Antes de passar o tecido, é importante que você mantenha a tampa no notebook aberta em 90º e coloque a palma da mão estendida na parte de trás da tela. Isto serve para evitar torções na tela e força excessiva nas dobradiças da tampa. Caso tenha alguma partícula grande de sujeira na tela, remova-a sem esfregar, para evitar arranhões.

limpeza-notebook

Jamais utilize produtos de limpeza solventes ou abrasivos. Algumas telas possuem uma película anti reflexiva que se danifica facilmente, tornando a tela mais opaca e arranhada.

Conexões e saídas de ar

Aqui usaremos cotonetes, aspirador e pincel. Com cotonetes a seco, podemos limpar portas RJ-45, conexões de vídeo, USB e qualquer outra existente. Se preferir, poderá umedecer os cotonetes em álcool isopropílico, que é o ideal para limpeza de componentes eletrônicos. Porém, não force o cotonete demais, para que fiapos não fiquem presos nos conectores. Se isto ocorrer, utilize um pincel de cerdas finas, longas  e macias após o álcool evaporar.

Repare que em seu notebook existem passagens de admissão e de saída de ar. Você poderá utilizar um soprador na passagem de admissão de ar e depois um aspirador nas saídas. Isto forçará a saída de poeira excessiva no interior do notebook, mas não o deixará completamente limpo. Trata-se apenas de uma limpeza parcial. Para a limpeza completa, o notebook precisa ser desmontado por um técnico capacitado que realizará não somente a limpeza dos componente internos como também fará a reaplicação de pasta térmica se necessário.

Utilize pinceis sempre que necessário antes de utilizar cotonetes e aspiradores.

Jamais tente limpar leitores de cartões microSD ou unidade de leitura/gravação de DVD/CD com cotonetes ou flanelas. Eles são muito sensíveis e poderão deixar de funcionar se alguma impureza entrar neles durante a tentativa de limpeza.

Considerações

Independente do quão sujo estava seu notebook, evite a partir de hoje, comer alimentos ou berber próximo ao dispositivo. Evite também deixá-lo em ambientes empoeirados ou onde há grande quantidade de partículas suspensas no ar. Recomendamos que a limpeza seja feita no mínimo a cada 30 dias, ou até mesmo antes deste período caso sinta a necessidade de limpar seu notebook.

Se precisar de produtos e utensílios para a limpeza de seu notebook ou PC, dê uma olhada no nosso site.acessando www.waz.com.br. Lá tem uma série de produtos para quem é fanático por tecnologia.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *