10 Motivos para você migrar para o Windows 10

10 Motivos para você migrar para o Windows 10

Seu PC com sistema operacional Windows 7 / 8 / 8.1 está funcionando perfeitamente com todas as suas funcionalidades, assim como suas preferências de uso estão do jeitinho que você gosta? Ou você está cada dia mais irritado com a má performance e eventuais problemas no Windows do seu PC?

Talvez seja hora de pensar em migrar para o Windows 10.
Mas certamente você só faria isto, se houvessem fortes motivos para convencê-lo, correto?

Pois bem, a WAZ elencou os 10 principais motivos para você considerar um update do seu sistema operacional Windows 7, 8 ou 8.1, para o mais recente sistema operacional da Microsoft, o Windows 10.

1 – Atualização gratuita

Se você possui uma versão do Window 7, 8 ou 8.1 instalada no seu PC, saiba que durante o primeiro ano de lançamento do Windows 10, você poderá adquirir a atualização para este sistema, de maneira totalmente gratuita. Isto é, até 29 de Julho de 2016 uma versão do Windows 10 poderá ser sua, sem que você pague por isto. Algo bastante interessante para quem não quer gastar dinheiro, comprando-o após este período de oferta gratuita.

2 – Garantia de compatibilidade

A atualização para o Windows 10 pode ser feita através de um aplicativo chamado “Obter o Windows 10”. Ele fornece antes da atualização, um relatório de compatibilidade que verifica se os seus aplicativos, programas e dispositivos funcionarão com o Windows 10. Assim você pode se preparar caso algum hardware precise de um driver atualizado ou se algum programa precisar de uma versão compatível, sem surpresas indesejáveis e de forma segura. Mas de modo geral, programas e dispositivos que funcionavam no Windows 8.1, funcionarão sem problemas no Windows 10.

3 – Tudo no seu devido lugar.

Seus arquivos pessoais, downloads, pastas e programas estarão no mesmo lugar onde estavam e você não precisa se preocupar com nada após o update. Além disto, depois de atualizar para o Windows 10 por meio da oferta de atualização gratuita, você poderá reinstalar ou executar uma instalação limpa no mesmo dispositivo se preferir.

4 – Não gostei do Windows 10, quero desfazer a atualização

Se você não gostou do Windows 10 por alguma razão, embora seja muito difícil não apreciar seu desempenho e novos recursos, é possível desfazer a atualização sem problemas, dentro do período de 30 dias. Portanto, não há com o que se preocupar.

5 – Jogos melhores e desempenho gráfico aprimorado

O Windows 10 carrega consigo, nativamente, o mais recente conjunto de APIs gráficas da Microsoft, o DirectX12. Para os apreciadores de jogos, isto significa mais performance gráfica e uso mais eficiente dos recursos de hardware do PC. O DirectX12 só está disponível no Windows 10, e é claro que, caso você não possua um hardware de ponta para jogos, vai realmente se interessar por qualquer ganho de performance que o sistema operacional possa te proporcionar, sem precisar gastar com hardware.

6 – Integração com Xbox One

O Windows 10 estará presente em dispositivos como PC´s, notebooks/ultraboks, tablets, videogame Xbox One e smartphones. Seria natural que houvesse uma integração entre estes. No Windows 10, o app de jogos unifica seu Xbox One com seu PC. Agora é possível jogar games de Xbox One no PC via streaming, acessar remotamente o console, ter acesso a todos os recursos da Xbox Live como grupos de chat, conquistas, feed de atividades, ou mesmo gravar gameplays de forma nativa e muito mais.

windows10_motivos_002

7 – Cortana, sua assistente virtual

Conhece a Cortana? Sim, a inteligência artificial presente no enredo da franquia de videogames Halo, um dos jogos mais aclamados do gênero de tiro em primeira pessoa. Ela está presente no Windows 10 como assistente virtual.

Cortana atua de maneira similar ao sistema Siri da Apple ou ao Google Now dos sistemas Android. Apesar de ainda não falar português atualmente, a Microsoft já informou que em 2016 os brasileiros poderão aproveitar todo o potencial da assistente.

Com ela, o usuário pode fazer pesquisas por voz, encontrar documentos mesmo sem saber sua localização exata, bem como obter lembretes, informações sobre o clima e muito mais.

windows10_motivos_003

8 – Microsoft Edge, um navegador promissor

O Internet Explorer andou te desapontando por bastante tempo, não é mesmo?

O Microsoft Edge, é novo navegador, veio para substituir o Internet Explorer, embora este último ainda venha instalado. Desenvolvido a partir do zero, o Edge fornece uma navegação rápida e eficiente, além de possuir recursos no mínimo interessantes e bem vindos.

No novo browser é possível fazer anotações diretamente na página web ou compartilhá-la facilmente com outras pessoas, além de permitir o recorte de imagens, salvá-las onde quiser e grifar conteúdos como se estivesse usando uma caneta hidrográfica. Ele também conta com um “Modo Leitura”, que elimina possíveis distrações.

Outra novidade fica por conta da barra de endereços, que agora pode fornecer algumas informações, como condições climáticas, valor de ações na bolsa de valores e até fazer alguns cálculos simples.

9 – Segurança

A Microsoft garante que o Windows 10 é a versão mais segura já feita do sistema. O Windows Defender, antivírus que já vem instalado nativamente, segundo a desenvolvedora, se equipara aos maiores softwares antivírus do mercado. Ele é atualizado automaticamente, para proteger os usuários mesmo dos malwares mais recentes, e age de forma quase instantânea.

Durante a navegação web, o recurso SmartScreen, presente no navegador Edge, monitora as páginas web e protege os usuários contra ataques de phishing, que tentam roubar informações pessoais. O sistema também bloqueia sites que são conhecidos por conterem malware e disseminarem vírus e mantém um banco de dados na nuvem com os sites mais perigosos para os usuários.

10 – Recursos, recursos e mais recursos

O Windows 10 tem muitos novos recursos e melhorias para seu dia-a-dia.

– O Multitasking é um deles. O novo conceito multitarefa da Microsoft, pretende expandir a produtividade de seus usuários com auxílio do recurso Snap Assist. Ele permite organizar de modo eficiente sua área de trabalho.

– Uma função de múltiplos desktops, velha conhecida nos sistemas Linux, também foi implementada, permitindo criar mais de uma área de trabalho e gerenciá-las de acordo com sua necessidade.

– O Windows 10 conta com uma grande gama de aplicativos nativos. Photos, Maps, Groove, Movies&TV e Mail & Calendar, são apenas alguns dos programas que já vem instalados no sistema.

– Quanto às suas senhas de acesso, no Windows 10, a Microsoft implementou o Windows Hello. Agora, de forma nativa, o Windows 10 usa reconhecimento facial, com o rosto do dono do PC e desbloqueia o sistema apenas para ele. Adeus, senhas longas e complicadas.

– A Central de Ações reúne todas as notificações do sistema. Ela veio para substituir a Charm Bar, outro recurso bastante polêmico do Windows 8 que incomoda os usuários do sistema da Microsoft. A nova central abriga configurações rápidas, como Wi-Fi, Bluetooth, volume, brilho, dentre outras opções, além de dar alertas ao usuário, notificar a chegada de e-mails, conquistas recém desbloqueadas na Xbox Live, chamadas de chat e skype, etc.

– Por fim o modo tablet, que pode ser acionado a qualquer momento com um único click, para dispositivos móveis ou monitores sensíveis ao toque.

Conclusão:

É certo que algumas pessoas preferem não sair da zona de conforto ou que algumas destas seguem o ditado: “Em time que se ganha, não se meche.” Há ainda os casos mais extremos, onde possam existir razões específicas relacionadas à produtividade e sistemas legados em ambientes corporativos, para que não sejam migrados definitivamente os sistemas operacionais instalados em seus PC´s, para o Windows 10.

Mas o fato é que, uma oferta como esta por tempo limitado, de uma atualização gratuita, para um sistema operacional robusto e estável que normalmente possui um preço relativamente elevado, não é de se jogar fora não é mesmo? Ainda mais com tantos benefícios, tecnologias e novos recursos embarcados na versão mais recente.

Isto sem mencionar que, a Microsoft havia feito um pronunciamento, afirmando que o Windows 10 seria a última versão do sistema a ser lançado e que a partir de então, todas as atualizações futuras iriam se basear neste.

Ou seja, quer goste ou não dos sistemas operacionais em suas versões anteriores, a verdade é que o suporte a estes possuem data para terminar. Consequentemente programas, aplicações, hardwares e tecnologias mais recentes não serão suportadas. E quando esta hora chegar, talvez precise desembolsar uma boa quantidade de dinheiro para adquirir novas licenças de Windows 10.

Então, o que está esperando para migrar o sistema operacional de seu PC?

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *