Meu computador foi infectado! E agora?

Seu computador anda muito lento? Toda vez que abre seu navegador, diversos pop-ups aparecem? Alguns programas não abrem? Sua página inicial é algo que você nem tem ideia de onde veio? Se sim, provavelmente seu computador foi infectado com um vírus, spyware ou outro malware (um arquivo maligno que causa problemas à sua máquina). E isso pode ter acontecido mesmo que você tenha um antivírus instalado.

Mas e agora? O que você deve fazer? Com certeza limpar toda sua casa com álcool não irá solucionar o problema! Mas fique calmo que te ajudaremos nesse difícil momento. E a primeira pergunta que você precisa é: você tem um backup dos seus arquivos? A resposta influenciará diretamente no que você deve fazer!

Se você tem um backup

Essa é a forma ideal de lidar com uma infecção de vírus. Formate seu computador, reinstale o Windows e coloque suas barreiras de proteção para que isso não aconteça nunca mais. E lembre-se que antivírus ajudam mas não são perfeitos. É preciso ser cauteloso.

Se você tem um backup de seus arquivos, esse processo não será doloroso, pois você não perderá nada. Caso não tenha, passe um antivírus e alguns programas de rastreamento nos seus principais arquivos e tenha certeza que eles não estão infectados e salve-os. Assim você poderá recuperar a maior parte deles.

Se você NÃO tem um backup

Você está começando com o pé esquerdo, mas provavelmente encontrará uma solução. Existem alguns passos básicos a serem e alguns programas que podem te ajudar nesse momento crítico, mas nenhum deles é uma solução tão útil como formatar seu computador e recomeçar do zero.

Mas então, vamos lá:

  • Inicie seu computador no modo de segurança. Esse modo fará com que somente os programas estritamente necessários sejam executados. Provavelmente você notará uma melhora no desempenho. Para ativar o modo seguro, reinicie seu computador e pressione a tecla F8. Essa é a forma padrão para escolher iniciar o seu Windows em um modo diferente.

  • Delete os arquivos temporários. Agora que você está no modo Seguro, você precisa escanear seu PC com um bom antivírus. Mas antes, delete todos os seus arquivos temporários. Isso acelerará o processo de verificação, liberará um pouco de espaço e provavelmente já irá te livrar de alguns problemas.

  • Use um detector de malwares. Agora você precisa localizar (e deletar) os programas que estão te causando todo esse transtorno. Se você já tiver um antivírus, deveria buscar outro pois o que você está usando não detectou o problema. Lembre-se que nenhum antivírus é 100% eficiente. Existem dois tipos de programas que irão te ajudar: os antivírus que estão sempre ativos, buscando por ameaças (os mais comuns e mais conhecidos), e os antivírus que só atuam quando você os ativa. Você deve ter somente um do primeiro tipo, mas manter alguns do segundo pode ser interessante para emergências.

  • Devolva as configurações padrões para seu computador. Malwares modificarão algumas configurações de seu computador, como a página inicial de seu navegador por exemplo. Então é muito importante você voltar suas configurações para o original, pois os sites que foram colocados pelo vírus provavelmente reinfectarão seu computador!

A melhor solução

Se você não conseguiu executar as soluções anteriores ou se não tem muito conhecimento sobre computadores, a melhor opção será buscar uma ajuda especializada. Ao tentar executar procedimentos por conta própria, você pode esquecer de algo ou até piorar a situação. Então, contar com o suporte de um profissional pode ser a diferença entre perder seus preciosos arquivos ou mantê-los intactos.

Por mais que essa seja uma solução mais custosa, ela apresentará resultados mais confiáveis e seguros. Muitos dos profissionais ainda te ajudarão a instalar um antivírus de qualidade e te darão dicas de como prevenir futuros incidentes!

E então, esse artigo te ajudou a limpar seu PC? Você teria algum comentário, dúvida ou até mesmo outra dica para ajudar quem precisa lidar com os vírus? Não deixe de comentar!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *