É comum investir em uma tela de boa qualidade, em um teclado de última geração e até mesmo em mouses de alta performance. Entretanto, muitas pessoas deixam para trás o investimento em fones de ouvido. Leia o artigo e saiba mais sobre a importância de se investir em fone de ouvido.

Invista na qualidade de som

Gastar um pouco mais de dinheiro para adquirir um bom fone pode trazer diversos benefícios. O principal deles é bastante claro: ganho de qualidade. Fones de ouvido mais avançados alcançam diferentes frequências, ou seja, você conseguirá ouvir melhor uma maior variedade de sons enquanto reproduz músicas e filmes, tornando assim a sua experiência mais rica.

Antes de comprar um fone de ouvido, consulte as especificações para ver quais são as frequências máxima e mínima atingidas pelo fone. O aparelho ideal é o que lhe permite distinguir com clareza desde os graves mais baixos aos agudos mais altos, além de diferenciar instrumentos e vozes.

bowers-and-wilkins-p3-white

Opte por ergonomia e conforto

Além da reprodução de diferentes frequências, os fones de ouvido vem em diferentes formatos que proporcionam experiências totalmente distintas. Existem pelo menos três modelos. O mais comum deles é o “earbud”, aqueles com fones redondos que são inseridos dentro da orelha. Eles costumam ser os modelos mais baratos e práticos. A desvantagem é que esse tipo não isola o som exterior, proporcionando menos imersão no som reproduzido.

Atenção: fones “earbud” não são indicados para longas utilizações em ambientes extremamente ruidosos. Justamente por não isolarem o ambiente exterior, é comum que quem os utilize precise aumentar o som para conseguir ouvir com clareza, o que pode danificar a audição.

Um segundo modelo de fones de ouvido são os intra-auriculares. Eles possuem um pequeno plugue, em geral, de silicone, que é inserido no ouvido, o que ajuda a isolar o som externo.  A vantagem desses fones é que permitem uma imersão melhor que os “earbud”. O custo, entretanto, também pode ser maior que o do modelo anterior. Algumas pessoas também tem dificuldade para se adaptar com esse tipo de plugue.

Já o terceiro modelo de fone de ouvido são os supra-auriculares ou headphones, aqueles fones maiores que tampam completamente as orelhas. Bons headphones isolam quase que completamente os ruídos externos, melhorando significativamente a qualidade da experiência e proporcionando mais conforto para as orelhas. Além disso, permitem que se utilizem volumes mais baixos na reprodução, protegendo a audição. Esse tipo de fone, contudo, costuma ser mais caro que os demais.

tipos-de-fone-de-ouvido

Procure bons arquivos de áudio

Pouco adianta investir em um bom de fone de ouvido e utilizá-lo para reproduzir arquivos de áudio de baixa qualidade em músicas ou filmes. Como regra, quanto maior a compressão do arquivo, menor será a sua qualidade. 

Além disso, você pode investir em uma boa placa de som. Quanto mais avançada a placa, mais alta será a taxa de reprodução. Em jogos de última geração, por exemplo, uma boa placa de som pode fazer toda a diferença, possibilitando a reprodução fiel enquanto o game é executado. Há também placas com capacidade de reprodução de som surround que criam um ambiente mais imersivo. Você pode inclusive utilizar os fones de ouvido para criar um home theater.

windows-format

O que achou das nossas recomendações? Qual o seu tipo de fones de ouvido preferido? Partilhe conosco e escreva também as suas dúvidas.

 

 

Comentários

Comentários