Como escolher um fone de ouvido?

Mais do que um acessório para escutar música, os fones de ouvido definem o estilo do usuário. Seja pela marca ou pela qualidade, a diversidade do acessório pode tornar a compra um desafio. Portanto, é importante estar atento às suas necessidades e às opções oferecidas no mercado. Se você ainda não sabe como escolher os seus, confira as especificações que selecionamos para facilitar a sua busca pelo fone ideal.

Os formatos mais comuns

Earbud ou auriculares

Estes são os mais comuns, populares e acessíveis. Contudo, o modelo peca no formato, que acaba contribuindo para que o som vaze dos ouvidos, levando o usuário a ter que manter o volume do áudio sempre elevado. Mesmo com esse pequeno detalhe, ainda é o mais comercializado, pois o modelo é fácil de encontrar.

jvc-haf120b-earbuds

In-ear

Como o nome sugere, ele fica posicionado no “canal auditivo”, eliminando os ruídos externos. O modelo é bastante discreto e comum. Possui uma ponteira de silicone, que pode facilitar a fixação do acessório no ouvido. Mesmo sendo popular, há muita crítica em relação ao formato, pois nem todos se acostumam com o uso prolongado desse fone. No quesito qualidade, ele ultrapassa o Earbud, mas ainda está aquém dos profissionais.

sennnn

Headset

Mais pesados e maiores do que os modelos anteriores, cobrem toda a orelha do usuário. Normalmente, são acolchoados, revestidos de espuma, silicone ou borracha, o que torna a experiência muito mais confortável. Esse modelo é capaz de reproduzir áudios com mais clareza e qualidade. Além disso, o isolamento acústico não deixa a desejar. Ainda nessa linha, há o “full size headphone”. Ele é semelhante ao headset, mas, como o nome mesmo diz, possui um formato maior e proporciona ao usuário um áudio com alta qualidade e boa resposta em relação à frequência dos graves e agudos.

aiaiai-tma-1x-headphones-1

Características técnicas

Impedância.

Responsável por proteger o sistema interno do dispositivo, essa característica também orienta as frequências vibratórias do áudio. Ela evita que ruídos ou vibrações elétricas atrapalhem o som da música que está rodando no player. Uma observação interessante: quanto maior a impedância, melhor a qualidade do som do seu aparelho.

Potência Máxima.

Assim como a impedância, a potência define a qualidade sonora. Nesse caso, quanto mais alta a “potência máxima”, melhor. Vale prestar atenção nessa característica, pois alguns fones não possuem resistência adequada para escutar músicas com o mais alto dos volumes. Nos earbuds, por exemplo, é bem comum o sistema a apresentar desgaste ou até mesmo interferência. Ele estraga ao extrapolar a potência sonora oferecida pelo aparelho.

Essas são algumas das principais características a serem observadas antes da compra de um fone de ouvido. Você também pode ficar atento ao modelo do driver, ao formato e aos conectores do aparelho. Agora, se para você o que importa, além da qualidade sonora, é o conforto, procure fones acolchoados ou siliconados. Quanto ao fio, a sua necessidade vai orientar a preferência. Esportes e lazer pedem fones com fios mais discretos e maleáveis ou headset sem fio.

311

Lembre-se: por mais apaixonado que você seja por música, manter os fones por muito tempo em seus ouvido pode ser prejudicial. Portanto, alterne o uso. Se o aparelho possuir alta potência, teste como caixa de som em casa. Na rua, o alerta fica para não dar bobeira e ser discreto na hora de expor os headphones.

Esperamos ter lhe ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre fones de ouvido. Se você gostou das sugestões, deixe o seu comentário abaixo!


Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *