Guia de compras WAZ: leitor de ebooks

Com a ampliação do acesso à smartphones e tablets, além de um aumento enorme na oferta de conteúdo em português, cada vez mais pessoas consomem livros e revistas digitais. As vantagens deste formato sobre o impresso são inúmeras. É possível carregar uma quantidade imensa em um aparelho pequeno, eles não pesam nem fazem volume. É possível marcar e compartilhar trechos favoritos das obras além de sincronizá-las em aparelhos diferentes.

Se você está querendo fazer também o pulo para o consumo de conteúdo digital, já deve estar com a dúvida: qual aparelho comprar? Com a quantidade de opções disponíveis hoje, isto não é nenhuma surpresa. Mas não se preocupe! Hoje o WAZx te explica tudo o que você precisa saber sobre leitores de ebook. Acompanhe:

tablet-vs-ereader

Tablet ou e-reader?

Para tomar esta decisão é importante entender que, apesar do formato semelhante, tablets e e-reader são aparelhos completamente diferentes. O tablet é um aparelho versátil. Ele é projetado quase que como um substituto para um computador pessoal. O e-reader, por outro lado, tem uma função específica que guia todo o seu design: a leitura. Vamos entender o que esta diferença tão profunda na criação de cada um implica:

Tela: LCD x e-ink

Tablets usam displays de LCD (e suas variações), da mesma forma que seu desktop ou notebook. Isto porque eles devem propiciar uma boa experiência para a visualização de fotos e vídeos, além de navegar bem na internet. Já os e-readers usam uma tecnologia chamada e-ink. Por isto eles têm telas em preto e branco. Ainda não existe uma forma comercialmente viável de fabricar e-inks coloridos. O e-ink também não se presta bem à imagens em movimento, já que sua taxa de atualização é muito baixa.

Vamos entender melhor esta diferença: O LCD funciona com uma grade de pixels coloridos que é iluminada por um backlight. O e-ink funciona com uma espécia de célula, eletricamente polarizada, que contém um pigmento escuro em seu interior. A tela de e-ink não emite luz, como o LCD, mas reflete a luz que está no ambiente, assim como uma página impressa comum. Justamente por isto, o e-ink pode ser usado em plena luz do dia sem problemas. Você pode levar seu e-reader para ler na beira da piscina, sob o sol de meio dia e conseguirá ler sem nenhuma dificuldade (lembre-se de passar filtro solar!). Nas mesmas condições, uma tela de LCD ficaria praticamente negra, já que a luz de fora é muito mais intensa que a luz que ele está emitindo. Por isto também o e-ink não causa aquele cansaço nos olhos e dores de cabeça associados às telas de computador.

Bateria

O e-ink possui uma característica muito interessante: ele não precisa de energia elétrica para ficar “ligado”. Só é usada corrente quando a imagem está mudando (quando você passa de página, ou abre um menu). No resto do tempo, ele não consome a bateria, ao contrário do LCD, que exige muita energia apenas para se manter funcionando. Associa-se a isto o fato que e-reader tem processadores muito simples e de potência muito menor. O resultado é que enquanto a  duração da bateria dos tablets é medida em horas, a dos e-readers é contada em semanas!

Versatilidade

Enquanto o tablet serve para ler e-mails, trocar mensagens, navegar e até jogar, o e-reader se presta apenas à leitura. Então fica uma questão de preferência pessoal. Enquanto alguns gostam de não ser incomodados pelas constantes notificações de aplicativos e redes sociais enquanto leem, outros gostam de ter um aparelho que faz de tudo e mais um pouco.

eReaders

O veredito:

Em última instância, a escolha deve ser feita puramente pelas suas preferências, não é possível definir um vencedor absoluto. Se sua prioridade é ler, a bateria que nunca acaba, a usabilidade ao sol, além do preço bastante inferior dos e-readers, os tornam perfeitos para alimentar a sua fome por letras. Já se você é ultra-conectado e não gosta de ficar longe da sua timeline nem para ir ao banheiro, ou não quer carregar um aparelho a mais na mochila, o tablet pode ser a melhor opção para você.


E você leitor? Prefere e-readers ou tablets? Conte para a gente, nos comentários!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *