Enciclopédia do golpe WAZ: O falso botão de download

Você está buscando um determinado arquivo para baixar e, de repente, pipoca na sua tela um botão de download. Colorido, piscando, trocando de lugar enquanto você realiza o scroll na página, ele é uma tentação, afinal, tudo indica que o download irá ser liberado, não é? A resposta é: cuidado! Botões falsos de download são uma das pegadinhas mais comuns na internet. Além de te direcionarem a outras páginas, geralmente repletas de propaganda, eles muitas vezes trazem adwares e vírus para o seu computador.

download-07

Qual o perigo de clicar em um botão desses?

Boa parte dos botões falsos de download acabam baixando arquivos que, em um primeiro momento, até parecem confiáveis. Em geral, esses executáveis (arquivos com extensão .exe) têm nomes como “instalador” e “download manager”, ou seja, passam a impressão de serem facilitadores para que o usuário consiga o que quer.

O problema é que esses arquivos podem instalar vírus, spywares e outros programas indesejáveis no seu computador, além de, na maior parte dos casos, não te ajudarem em nada com o download. O falso download serve apenas para gerar receita em anúncios para desenvolvedores desonestos e para ampliar redes de computadores infectados.

get free

Socorro! Como eu faço para saber se o botão é verdadeiro?

Já que você está preocupado com a segurança na internet, a primeira dica é ter sempre antivírus e anti-spyware atualizados no seu computador. Afinal, mesmo que você não clique em nenhum botão, sites podem conter cookies e scripts maliciosos que podem prejudicar sua máquina.

Com antivírus e anti-spywares instalados e com atualizações em dia, a segunda dica é olhar bem antes de clicar no primeiro botão de download que aparecer. Desconfie se o estilo do botão não tem nada em comum com o estilo do restante do site! Em grande parte dos casos, o botão correto para clicar não é uma imagem grande e colorida e sim um texto, localizado ao final da página ou que só aparece após um tempo de navegação.

Para saber se o botão é o correto, deixe o cursor do mouse em cima, sem clicar, e repare em qual endereço de url será exibido. Assim você conseguirá ver se o botão irá te redirecionar para uma página em outro domínio ou para um arquivo suspeito. Desconfie também qualquer endereço que tenha palavras “add” ou “addservice”, pois costumam ser apenas propagandas para te induzir a clicar em outros conteúdos.

download certo

E se eu não conseguir encontrar um botão seguro?

Infelizmente, você irá se deparar com sites que nem ao menos têm um botão verdadeiro de download. Muitos deles são criados apenas para gerar visualizações de páginas para pessoas que lucram através de banners e anúncios online. Por isto, é recomendável que você tenha sites confiáveis para baixar conteúdo, inclusive para evitar baixar arquivos incompletos ou corrompidos.

Uma última dica, caso você clique em um desses falsos botões e acabe baixando um arquivo suspeito, é não o executar. Após baixar o arquivo, clique nele com o botão direito e acione a opção Propriedades. Na aba Detalhes é possível verificar o nome do criador do arquivo, assim como a data e outras informações. Se estas informaçõ e não batem com o desenvolvedor do arquivo que você procura, delete-o!

Para continuar aprendendo sobre os golpes mais comuns na internet, acompanhe o WAZx! 

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *