O nome já diz tudo: atalho. Ele poupa tempo, facilita seus movimentos e permite que você execute múltiplas tarefas com mais praticidade. Entretanto, o que muita gente não sabe é que existe um mundo para além do CTRL+C. Confira no nosso guia os principais atalhos de teclado do Windows – e comece a colocá-los em prática!

1) Recortar, copiar e colar – CTRL+X, CRTL+C e CRTL+V

Este trio parada dura é a combinação mais básica dos atalhos de teclado, algo como as vogais do alfabeto.

CTRL+C copia para a área de transferência do seu computador o que está selecionado, seja isto um texto, imagem ou arquivo. Você pode fazer a seleção através do mouse ou mesmo do teclado.

Vale lembrar que, na maioria dos sistemas operacionais, você só pode ter uma ação por vez na área de transferência, ou seja, se você utilizar dois CTRL+C o segundo irá sobrepor o primeiro.

CTRL+V, por sua vez, é a ação de colar. Ela irá despejar a informação copiada anteriormente, seja dentro de um arquivo de Word, a sua área de trabalho ou o corpo de texto de um e-mail, respeitando é claro o formato do conteúdo copiado. Dica ninja: SHIFT+CTRL+V cola textos sem nenhuma formatação.

Já CTRL+X recorta uma informação, retirando ela do local original e colocando-a na área de transferência para ser colada no próximo CTRL+V.

2) Desfazer e refazer – CTRL+Z e CTRL+Y

O clássico CTRL+Z, como muitos já sabem, desfaz a última ação realizada pelo usuário. Ele funciona para edições em programas de texto, imagem, transferência e até mesmo exclusão de arquivos.

Já o CTRL+Y realiza o inverso e refaz a última ação desfeita.

3) Selecionar tudo – CTRL+A

A ação de selecionar tudo pode ser acessada através de CTRL+A (A de all, “tudo” em inglês). Este comando seleciona todos os caracteres de um editor de texto, todas as informações de uma página ou todos os arquivos de uma pasta. O CTRL+A é bastante útil quando se tem muita informação em um mesmo local.

4) Seleções múltiplas – SHIFT+setas, SHIFT+CTRL+setas

Com a tecla SHIFT pressionada, caso você utilize as setas para esquerda, direita, baixo e cima, você irá selecionar grupos de caracteres, se estiver em um editor de textos, navegadores de internet ou pastas, dentro do Windows explorer. O princípio é parecido se você segurar SHIFT e clicar com o mouse.

Se você utilizar o SHIFT e as setas mantendo CTRL selecionado, você irá selecionar palavras inteiras, o que é bastante útil para selecionar frases em um documento.

5) Pesquisar e localizar – CTRL+F, F3 ou WIN+F

A ação de pesquisar por uma palavra ou caracteres em um texto ou página na internet pode ser acionada por CTRL+F (F de find, localizar em inglês). Este comando também funciona para pesquisar por nomes de arquivos e pastas no Windows.

Já o WIN+F aciona o mecanismo de busca global do Windows.

6) Imprimir – CTRL+P

A ação de enviar um arquivo para impressora pode ser acessada através do CTRL+P (print, imprimir em inglês). Caso você não tenha uma impressora instalada, o Windows irá abrir opções de salvar o arquivo ou página de web.

7) Alternar – TAB, SHIFT+TAB, ALT+TAB e CTRL+TAB

A tecla TAB é a tecla do comando de alternar. O princípio dela é alternar o ponto de referência do envio de informação. Confuso? Calma, vamos explicar melhor.

Quando você está preenchendo um formulário online você tem vários campos para escrever. Se você pressionar TAB, você irá alternar entre os campos que estiverem disponíveis para serem preenchidos – o que agiliza em grandes formulários.

O mesmo se aplica com o menu de navegadores e de diversos programas, nos quais você alterna entre os campos clicáveis (experimente realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, e pressionar TAB).

Quando o TAB se alia a outras teclas, a função de alternar é modificada. SHIFT+TAB realiza a mesma operação do TAB, só que na ordem inversa: se você estiver preenchendo um formulário, SHIFT+TAB irá retroceder ao campo anterior.

ALT+TAB alterna entre os programas em execução no Windows, o que é uma mão na roda para alternar rapidamente entre pastas e programas que você esteja utilizando.

Já CTRL+TAB alterna entre janelas nos navegadores de internet.

8) Mostrar área de trabalho – WIN+D

A combinação WIN+D recolhe todas as janelas abertas e mostra a área de trabalho do Windows. Não se preocupe, ela não irá fechar janelas e programas em execução.

9) Minimizar ou maximizar janelas – WIN+M e WIN+SHIFT+M

O atalho WIN+M minimiza todas as janelas. Já WIN+SHIFT+M restaura as janelas minimizadas. A partir do Windows 7 os comandos WIN+seta para baixo e WIN+seta para cima também realizam as mesmas funções, respectivamente.

Além disso, a partir do Windows 7, WIN+seta para direita faz com o que a janela ocupe a metade direita da tela e WIN+seta para esquerda faz com o que a janela ocupe a metade esquerda da tela. WIN+seta para cima ocupa a tela inteira com a janela atual e WIN+seta para baixo minimiza o programa para a barra de tarefas.

10) Abrir programas na barra de tarefas – WIN+1,2,3…

Sabe os programas na barra de tarefas? Pois então, você pode acessá-los rapidamente apenas pressionando WIN e um número. A combinação irá abrir o programa respectivo ao número contando da esquerda para direita.

Para fixar um programa na barra de tarefas basta clicar com o botão direito no ícone de execução e solicitar fixar na barra de tarefas.

11) Abrir e fechar abas em navegadores – CTRL+T e CTRL+W

Enquanto CTRL+T abre uma nova janela em um navegador de internet, CTRL+W fecha a aba em evidência.

12) Encerrar programa – ALT+F4

Esta combinação encerra o programa que você esteja utilizando no momento. Os programas podem abrir uma janela solicitando a opção de salvar antes de encerrar a atividade.

13) Ajuda do Windows WIN+F1

Esta combinação abre o menu de ajuda do Windows, o que pode ser útil caso você tenha algum problema e não saiba como operar. Neste menu você também pode pesquisar mais teclas de atalho.

14) Bloquear Windows WIN+L

Vai sair do computador e quer bloquear sua sessão rapidamente? Com esta combinação o computador irá voltar rapidamente para tela de login de usuário do Windows, mas manterá todos os seus programas abertos. Caso você tenha uma senha própria, é uma boa medida de segurança para impedir que pessoas acessem seus arquivos e navegação.

15) Apagar arquivos permanentemente – SHIFT+DELETE

Com um arquivo selecionado, este será deletado sem passar pela lixeira, ou seja, você irá apagá-lo permanentemente. É claro, existem programas que permitem recuperar arquivos deletados desta forma, mas o SHIFT+DELETE é uma forma rápida e mais segura de se livrar de um arquivo que você não deseja utilizar novamente.

Outra dica é que este atalho também pode ser utilizado para apagar informações armazenadas nos campos de navegadores que utilizam o recurso autocompletar.

16) Criar nova pasta – SHIFT+CTRL+N

Este atalho cria uma nova pasta com o nome “Nova Pasta” diretamente no Windows. Você pode renomeá-la após a criação. O atalho para renomear é a tecla F2.

17) Acessar gerenciador de tarefas – CTRL+SHIFT+ESC

Esta combinação permite acessar o gerenciador de tarefas (o programa que exibe uma lista dos programas e serviços em execução, no qual é possível encerrar uma atividade).

Este atalho é ainda mais direto que o popular CTRL+ALT+DEL, que bloqueia o usuário para depois fornecer opções de acessar o gerenciador ou outras ações, como fazer log off ou logar com outro usuário.

Conhece mais algum?

Sentiu falta de algum atalho? Conhece outra combinação útil? Conte para nós, nos comentários!

Comentários

Comentários