Dicas para diminuir o ruído do seu PC

Quando você liga o seu computador ele gera tanto ruído que parece que você deu partida em um automóvel? Com o perdão do exagero, caso a resposta seja, sim, temos uma boa notícia para você: ruídos produzidos pelo PC podem reduzidos ou eliminados através de ajustes simples.

Separamos aqui três tipos de ajustes básicos que podem tornar a sua máquina mais silenciosa. Confira o passo-a-passo e veja quais dicas mais se adequam ao seu computador.

Aperte os parafusos

Para muitos usuários de desktop, a torre do computador, o gabinete, costuma ser uma grande fonte de ruído. Uma das causas frequentes para esse barulho são parafusos soltos que fazem com que as placas e os componentes vibrem durante o funcionamento da máquina.

apertando parafusos

Uma medida simples que costuma reduzir bastante a produção deste tipo de ruído é o simples ajuste dos parafusos. Com o computador desligado, abra o gabinete e verifique se os parafusos das placas, HD, unidade de CD, coolers e da fonte de energia estão bem firmes. Confira também se as laterais e quaisquer tampas ou partes móveis do gabinete estão travados. Você pode utilizar fitas adesivas e de vedação para reforçar o ajuste, mas é necessário tomar cuidado para não obstruir as saída de ar – o que prejudica o resfriamento da máquina.

Existem também mantas de vedação de ruído que podem ser instaladas dentro do gabinete. Elas são um tecido acolchoado que absorve parte das ondas sonoras produzidas pelos componentes internos do PC. Novamente, é preciso se atentar para não bloquear as saúdas de ar da torre.

manta acustica

Evite o calor

A exposição excessiva ao calor durante o funcionamento de um PC ou notebook, além de prejudicar o desempenho da máquina, é um dos fatores que mais contribuem para a geração de ruído, pois obrigam o ventilador interno, ou cooler, a funcionar em ritmo acelerado para dar conta de expulsar o ar quente ou puxar ar frio para dentro da máquina.

Para evitar que isto ocorra, comece certificando se a fonte de alimentação do seu computador é adequada à demanda de energia da sua máquina e se está funcionando corretamente. Neste texto explicamos o que é uma fonte de alimentação, quais devem ser suas especificidades e o que ela tem a ver com o aquecimento da máquina. Você pode inclusive investir em fontes com maior capacidade de dissipação de calor e que funcionem com menor produção de ruído.

tx850_sideview

Confira também o cooler e se assegure que ele está funcionando corretamente. Você pode investir em modelos mais avançados de ventilador, que dissipam o calor produzindo menos ruído, inclusive com tecnologias como resfriamento a líquido que dispensam a utilização de ventoinhas. Verifique nas especificações dos produtos quais as informações sobre emissão de ruído para escolher o modelo que mais lhe agrade. É importante verificar a compatibilidade do modelo com a sua placa-mãe e também as características do seu gabinete.

Outra medida simples, mas importante, para reduzir a produção de calor de um computador é limpar saídas de ar e corredores de ventilação do gabinete periodicamente. Abra a torre e, com um cotonete ou pano seco, retire camadas de poeira que se acumulam na máquina. Apenas tome muito cuidado para não forçar componentes sensíveis e danificar alguma peça da máquina.

Você pode também utilizar programas, como o Crystal Disk Info  (gratuito), para monitorar a temperatura do seu computador. Este tipo de software pode te auxiliar a detectar quais componentes estão funcionando superaquecidos e quais setores necessitam de mais atenção quanto à produção de calor.

CrystalDiskInfo-1
Outras saídas

Se você é daqueles que trabalha todo o tempo com dispositivos como HDs externos  plugados ao computador, você deve ter percebido que eles geram bastante ruído quando estão conectados à máquina. Alterar as configurações do dispositivo para que ele fique parado quando estiver inativo pode contribuir para reduzir este barulho. Você também pode desplugá-lo quando não estiver sendo utilizado.

Outra solução é substituir seus HDs por SSDs. Além de eliminar o barulho, os SSDs vão trazer um belo ganho de performance para o seu computador.

ocz_vector_1

 

Outro item que gera ruído devido à rotação são leitores de CD e DVD. Reduzir a rotação deste componente quando estiver realizando tarefas que não envolvam grande troca de dados, como reprodução de MP3, irá diminuir um pouco a geração de ruído.

Você pode ajustar essas configurações através de programas como o Nero Drive Speed, que permitem que você defina o ritmo de leitura do drive. Ele também permite ajustar o tempo que o leitor demora para entrar em inatividade. É importante ressaltar que nem todos os drives podem ser configurados com o esse tipo de software.

Nossas dicas ajudaram a reduzir o ruído na sua máquina? Caso ainda tenha dúvidas ou conheça outras formas de diminuir o barulho de PCs e notebooks, compartilhe com a gente, nos comentários!


Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *