Foi anunciada oficialmente essa semana, a GeForce GTX780, primeira da geração 700. Com 50% de núcleos de processamento gráfico (CUDA) a mais que a GTX680, ela já chama a atenção de vários entusiastas pelo mundo inteiro. A placa veio ao mercado para concorrer com a HD 7970 da AMD. Uma novidade na placa é a presença de uma nova GPU inspirada no GK110, o mesmo chipset utilizado na GTX TITAN, mas não se anime tanto, pois ela não conta com os 6GB da TITAN, a GTX780 vem com 3GB e 384bits.
Outro ponto bastante elogiado foi o acabamento da placa, bem superior ao da GTX680, foram utilizados materiais em metais ao invés de plástico o que a deixa muito mais elegante e resistente. Ela será distribuída no Brasil pelas parceiras: ASUS, EVGA, Gigabyte, PNY e Zotac.
A EVGA começou bastante empolgada e lançou a placa em 7 versões, 4 delas com sua nova tecnologia ACX COOLING. Um sistema de resfriamento que conta com 2 ventiladores e segundo eles, é bastante eficiente na dissipação de calor, permitindo baixas de até 15% na temperatura da GPU.
Veja o vídeo oficial de apresentação da placa:
[youtube id=”3Wj8n69FEIM” width=”600″ height=”350″]