[Youtube] IBM e “5 Inovações em 5 Anos”

A IBM publicou um vídeo onde demonstra quais devem ser as 5 importantes inovações na área de tecnologia para os próximos 5 anos.

Para quem não entende inglês, aqui vai um resumo das inovações em sequência:

1 – Sensores nos dispositivos eletrônicos (como nos smartphones, nos carros e até seus tweets) serão utilizados para coletar diversos dados para dar aos cientistas uma idéia do ambiente em tempo real. Estes dados podem ser utilizados de milhares maneiras, inclusive para divulgar alertas sobre desastres naturais com maior antecedência.

2 – Com a propagação do 3D e das câmeras holográficas, assim como a sofisticação e redução do tamanho dos dispositivos que irá permitir instalá-los em equipamentos portáteis, você irá se comunicar e interagir com seus amigos de novas maneiras, ou ver vídeos na internet de um novo jeito.

3 – O avanço científico nas tecnologias das baterias e dos transistores irá permitir um aumento de 10x na autonomia dos equipamentos. Alguns dispositivos vão utilizar um novo tipo de bateria, que “respira” o oxigênio do ar, enquanto outros dispositivos irão aposentar as baterias, podendo ser recarregados até com eletricidade estática;

4 – Data centers consomem muita energia, e boa parte dela é utilizada pelo sistema de refrigeração. A idéia é utilizar um sistema que retire o calor produzido pelos computadores e utilize este mesmo calor para outros fins, como por exemplo, aquecimento de água ou do próprio escritório durante o inverno.

5 – Sistemas de trânsito adaptativos, que aprendem os padrões e o comportamento do usuário e permitem que o mesmo chegue ao destino o mais rápido possível. Sem limitações, os sistemas (como o GPS de veículos), podem até prever situações de engarrafamento e indicar novas rotas, permitindo que até o tempo local altere as opções sugeridas.

E você? Acha que as 5 em 5 da IBM está mais para um 2015-16 interessante, não tem chance visto 2012 ou é legalzinho já que quase ninguém acerta mesmo as previsões que vamos estar teletransportando de um lado para o outro como já fizeram no passado não distante?

Comentários

Comentários


1 comment

IBM sempre de brinks.. rsrs…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *