[Lançamento] NVIDIA ION (2ª Geração)

A NVIDIA lançou o seu novo ION. Mas o que é este novo ION?

Bom, o primeiro ION lançado pela NVIDIA era um chipset para a plataforma Intel Atom e este chipset (que tinha idéia de substituir o ultrapassado Intel 945G e o seu southbridge ICH7) tinha um processador gráfico GeForce 9400m (com suporte para VGA, DVI, HDMI, DisplayPort, até 2.560 x 1.600, CUDA, Purevideo HD,  até 16 processadores stream e DirectX 10), suporte para áudio de até 7.1 canais, 12 portas USB, um slot PCI Express 16x, seis canais SATA 3Gb/s RAID, rede Gigabit e memórias DDR2 ou DDR3 em Dual Channel.

E o novo ION? Bom, o ION de 2ª Geração (ou seja, não é ION 2) é na verdade uma placa de vídeo para os notebooks com a nova geração do processador Intel Atom.

NVIDIA ION

Mas por quê não um chipset?

Porque a NVIDIA somente tem uma licença da Intel para produzir chipsets com conexão “FSB” com o processador. O novo Atom utiliza uma conexão DMI com o chipset, (no caso, o Intel NM10) ou seja, ou a NVIDIA teria que conseguir uma nova licença com a Intel (hauhuauhauhaauh… até parece), ou então optar pelo o que é o ION 2ª Geração (basicamente uma placa de vídeo).

Um problema é que o chipset Intel NM10 oferece no máximo quatro conexões PCI Express 1x, sendo que cada uma oferece até 250MB/s de banda bidirecional. Apesar do fabricante poder conectar o ION com as quatro conexões, o  padrão pode ser que somente uma vá para ele, ou seja, o ION pode chegar ao ponto de ter problemas de banda (apesar da NVIDIA dizer que atualmente não vê nenhum problema).

O ION 2ª Geração utiliza a tecnologia NVIDIA Optimus para conseguir conciliar maior autonomia (quando o vídeo Intel que está integrado no processador Atom é utilizado) e maior desempenho (entra em cena o ION). Algumas vantagens o ION 2ª Geração tem em relação ao primeiro, como suporte para DirectX 10.1, até 512MB de memória DDR3 dedicada e ser fabricado no processo de 40nm (ao invés de 55nm). Ser melhor que o processador gráfico do Atom o ION 2ª Geração com certeza é.

Abaixo um dos notebooks (ou netbooks no jargão popular) que utiliza a novidade: Asus 1201PN.

Asus 1201PN

Alguns artigos sobre o novo ION podem ser vistos em: 1 / 2 / 3.

Comentários

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *