A NVIDIA recebeu hoje a certificação WHQL (Windows Hardware Qualification Lab) para um driver que oferece suporte para a tecnologia DirectCompute no Windows 7.
Ao unir o poder de processamento paralelo de uma GPU GeForce com o DirectCompute, os desenvolvedores podem pegar o poder da placa de vídeo e disponibilizá-lo para a computação de propósito geral e criar aplicações de alto nível.
Com centenas de aplicações que obtêm vantagens ao utilizar o poder da GPU GeForce da NVIDIA hoje e outras que estão em desenvolvimento, o DirectCompute habilita mais de 100 milhões de usuários de GeForce existentes a rodarem aplicações otimizadas para DirectCompute para que seja possível “perder” menos tempo esperando o resultado, ou seja, ter mais tempo criando e compartilhando com amigos e famílias.
A NVIDIA destaca também o fato do Windows 7 trazer aceleração via GPU de reprodução de vídeo de alta definição no padrão H.264 para o Windows Media Player.
A tecnologia DirectCompute será distribuída como parte da API DirectX 11 e é suportada pela linha atual de produtos NVIDIA com GPUs DirectX 10. Mais informações sobre DirectCompute pode ser encontrada neste link.
Em breve um novo driver Forceware WHQL com suporte para DirectCompute estará disponível no site da NVIDIA.