Neste segundo dia, que tal conhecer um pouquinho mais sobre onde está a Computex 2009? Ásia > Taiwan > Cidade: Taipei. A cidade impressiona logo de início pela quantidade de gente – e de “scooters” (equivalente à nossa Honda Biz). Você chega a pensar que é tudo uma zona, mas começa a reparar que existem algumas regrinhas básicas que fazem com que a convivência entre carros/pedestres/scooters seja de extremo respeito e cuidado.
Aqui é comum um carro avançar sobre a faixa de pedestre com sinal vermelho, desde que isso não represente nenhum risco ao pedestre. As faixas da esquerda são *realmente* pra quem está com pressa – isso funciona também para pedestres, na rua e até nas escadas rolantes. Nas grandes avenidas existem faixas (geralmente 2) destinadas às Scooters, evitando assim aquele trança-trança de motos entre os carros, como estamos acostumados no Brasil. As pessoas são bastante amigáveis e hospitaleiras. Às vezes, mesmo não falando inglês, elas se mostram bem dispostas em ajudar.
Um dos principais pontos turísticos – e motivo de orgulho para todos em Taiwan – é o Taipei 101, foto abaixo. Ele realmente impressiona pela beleza e tamanho. É atualmente o maior prédio mundo e fica bem do lado da Computex. São 101 andares e com seus modestos elevadores pode-se ir do chão ao topo em apenas 43 segundos (velocidade de 60km/h).
A computex é tão grande que foi preciso dividí-la em duas regiões distintas da cidade: Hall 1 e 3, localizados em um complexo destinado à eventos e shows (utilizado para outros assuntos comerciais também), conhecido por TWTC (Taipei World Trade Center). Nesses dois Halls estão empresas do segmento de WiMax, Equipamentos de Comunicação e Perfiféricos para Computador. O segundo local é conhecido por TWTC Nangang (ou Nangang apenas) e é onde está a maioria dos fabricantes de componentes (computadores, storage, software, peças em geral) mais famosos por essa bandas brasilis.
Hoje tivemos a oportunidade de visitar o Hall 1. A foto abaixo mostra o “centro” do Hall. Os stands se estendem para todos os lados, e a área total desse pavilhão é de aproximadamente 10X o que dá pra ver aí embaixo.
Abaixo o Stand da AirLive (do Grupo Ovislink), fabricante de produtos Wireless e bastante conhecidos no Brasil pela sua linha de produtos para (W)ISP (Wireless Internet Service Providers – ou provedores de conexão internet sem-fio). Eles possuem também uma linha bem vasta de equipamentos para redes domésticas (roteadores, placas wireless, etc). Em breve vamos poder ver alguns desses produtos disponíveis na WAZ.
Neste primeiro pavilhão, o maior stand é o da Gygabyte, com diversas televisões e produtos sendo apresentados para o grande público. Logo abaixo (foto à direita) está um dos paredões de placas de vídeo da Gigabyte, com foco nos modelos que utilizam a tecnologia Ultra Durable.
Nas fotos abaixo temos duas plataformas da Intel. Na da esquerda podemos ver um Intel Core i7 com a placa mãe Gigabyte GA-EX58A-Extreme, enquanto na direita temos a placa mãe GA-EP55-UD5 para o Core i5 (LGA1156). Destaque em ambas as placas mãe são as 24 fases de energia com Multi-Gear, tecnologias SMART 6 e DES 2 e suporte para o padrão SATA 3.0 (6Gb/s).
Nesta Hall, a Acer optou apenas por um stand institucional para divulgar as suas tecnologias “enviroment friendly”. Assim como a Gigabyte, eles também tem um stand no pavilhão Nangang.
Amanha vamos vistar Nangang, que é onde se encontra os maiores e mais importantes fabricantes do setor de “Hardware”. Esperamos voltar com muitas novidades.
Tatuzinho
Será que a equipe Waz vai trazer alguns exemplares da nova GTX295?
Estou interessado em comprar.