Atualmente os dispositivos de armazenamento são de suma importância em nosso cotidiano. Muitas vezes nos valemos de seu auxílio e nem damos contas de sua utilização. Por exemplo, o cartão de crédito que você utilizou para pagar seu almoço na semana passada nada mais é de que um dispositivo plástico capaz de armazenar algumas informações sobre sua conta bancária.
O computador não foge a regra e é totalmente dependente dos dispositivos de armazenamento. Afinal, do que seria o computador sem o HD para armazenar seus filmes, fotos e músicas?
No guia abaixo veremos simplificadamente os principais sistemas de armazenamento existentes no mercado, suas principais vantagens e desvantagens assim como dicas de alguns modelos interessantes.
HD
Também conhecido como Hard Disk ou Disco Rígido, trata-se de um dispositivo que utiliza o eletromagnetismo para guardar os dados nele gravados. Não iremos entrar em detalhes de seu funcionamento. Caso tenha interesse em saber mais clique aqui e acesso o guia de compras de HDs do WazX.
Vantagens:
– A tecnologia de fabricação dos HDs está pra lá de consolidada no mercado o que permite o aparecimento de discos com alta capacidade de armazenamento por um custo muito interessante. Alia muito bem o custo benefício (Custo em R$ por GB) com a praticidade de utilização.
Desvantagens:
– Por se tratar de um dispositivo eletromecânico, ele é muito mais lento que as demais peças do computador que são totalmente elétricas (processador e memória) tornando-se assim um limitante dentro de um sistema.
– Devido a sua tecnologia de gravação de dados, é necessário que se realize freqüentemente uma reorganização dos arquivos salvos. Processo conhecido como “Desfragmentação de Disco”.
– São sensíveis a impactos. Pancadas mais fortes podem causar erros lógicos ocasionando perda de dados.
– Ruído causado pelo motor do HD.
Sugestões:
HD 320GB SATA II Samsung Spinpoint F1 – HD322HJ – 16MB NCQ – Bulk
HD com preço acessível e com garantia de 2 anos contra defeitos de fabricação. Ideal para quem quer aumentar a capacidade de seu computador sem gastar muito.
HD 1.000GB SATA II Western Digital Caviar GP – WD10EACS – 16MB – Bulk
Melhor relação custo benefício do mercado na atualidade. Este modelo não se destaca pelo desempenho e sim pela sua capacidade. Ideal para quem precisa de muito espaço para backup. É o caso de Bey… um aficionado por filmes em alta definição.
Pendrive
Dispositivo de armazenamento móvel extremamente popular nos dias de hoje. Utiliza-se de chips de memória flash não voláteis para armazenar dados. Entraram no mercado como substitutos dos antiquados e problemáticos disquetes de 1.44MB sendo utilizando principalmente para a locomoção de dados.
Vantagens:
– Portabilidade e praticidade
– Preço de venda para consumidor final cada vez mais atraente
– Facilidade de uso
– Tamanho
Desvantagens:
– Limitação de velocidade ao barramento USB
– Largamente utilizado na disseminação de vírus
– Quedas bruscas de velocidade em modelos de alta capacidade
– Produtos comumente falsificados
Sugestões:
Pendrive 4GB Kingston DataTraveler – DTI/4GB – Box
Modelo meio termo. Nem o mais rápido nem mais lento. Nem maior nem menor. Possui como principal atrativo o preço e atende grande maioria de seus usuários.
Pendrive 16GB Corsair Voyager – CMFUSB2.0-16GB – Box
Pendrive que alia capacidade com resistência sendo ideal para pessoas “estabanadas”. Não falta matérias na internet relatando testes da linha Voyager. Bey já viu este pendrive ser congelado, fervido, atropelado, arremessado e funcionar após estes “testes”. Segue alguns links interessantes:
http://www.hexus.tv/show.php?show=47
http://www.hexus.tv/show.php?show=17
http://www.hexus.tv/show.php?show=16
HD Externo
Nada mais é que uma opção externa dos HDs. Utilizam basicamente a mesma tecnologia dos HDs convencionais, porém trabalham com barramentos externos com o USB, E-SATA e Firewire. Alia a praticidade de um pendrive e a capacidade dos HDs convencionais sendo por isso excelentes para quem precisa locomover grandes quantidades de informação.
Vantagens:
– Alia praticidade com capacidade
– Facilidade de uso
– Possuem mais resistência a impactos se comparados com os HDs de desktop
– Mesmo sendo dispositivos eletromecânicos sua velocidade não é um ponto crítico pois todas as suas operações estão limitadas ao barramento. Porém, este ponto pode transformar em desvantagens se considerarmos modelos com barramentos rápidos (E-SATA).
Desvantagens:
– Possuem um preço elevado se comparado com os sistemas Gaveta+HD Interno
– Também precisa ser desfragmentado constantemente
Sugestões:
HD Externo 320GB Western Digital My Passport Essential – Preto – WDME3200TN/WD3200ME-01 – Box
Modelo bonito, pequeno e prático. Sua capacidade e design o tornaram um destaque entre os HDs externos.
HD Externo 1.000GB Western Digital My Book Essential Edition – WDH1U10000N – Box
Espaço de sobra e portabilidade são seus pontos fortes.
HD + Gaveta
Uma solição alternativa ao HD Externo é a utilização de um HD Interno em conjunto com uma gaveta externa. A gaveta externa é um dispositivo que acomoda um HD interno adaptando sua interface padrão (SATA ou IDE) para um barramento externo (USB ou E-SATA).
Muitos acreditam ser uma solução mais interessante que os HDs Externos por possuir um melhor custo benefício. Porém, não é bem assim. É importante sabermos que estaremos adaptando um HD interno para funcionamento externo. Logo, a qualidade do material da gaveta é fundamental para a segurança do hardware e conseqüentemente para segurança de seus dados.
Mídias
É a forma mais barata de se armazenar, transportar e distribuir dados na atualidade. Na classe das mídias podemos colocar os CDs, DVDs, Blu-Ray, HD-DVD junto aos seus vários sub-padrões. Bey não é muito de arriscar previsões sobre o mundo tecnológico, mas vamos lá: acredito que as mídias caminham para a extinção. Várias tecnologias estão tomando espaço das mídias. Os HDs estão cada vez mais baratos tornando uma atrativa opção para backup. Formas inovadoras de distribuição de entretenimento estão roubando a sena dos CDs e DVDs. Exemplo: o Steam na distribuição de games (Gizmo vai a loucura agora :P)
Ultimamente presenciamos uma guerra de padrões para suceder o DVD. Os padrões Blu-Ray e HD-DVD travaram uma grande batalha pela preferência de fabricantes e grande estúdios de cinema. Quanto indagado sobre quem se sairia melhor nessa briga Bill Gates simplesmente falou: nenhum deles. O futuro está nos chips de memória. Essa será a forma de distribuição de entretenimento do futuro.
Penso que Tio Bill não esteja completamente errado. Porém acho que a Internet irá roubar parte de mercado. Por exemplo, distribuição de músicas e filmes e games (já podemos presenciar isso atualmente).
Vantagens:
– Preço
Desvantagens:
– Grande quantidade de mídias de baixa qualidade no mercado
– Pouca praticidade para circular com os dados em mídias regraváveis
– Pouca praticidade para acessar dados gravados
– Incompatibilidade entre marcas de mídias e gravadores
– Tecnologia sensível a aranhões e manchas
– Grande gasto de espaço físico para estocar seus backups
– Dificuldade de organização e localização de dados gravados
SSD
É o futuro dos sistemas de armazenamento interno. A sigla SSD vem de Solid State Disk ou Disco de estado sólido. Caracteriza-se por ser um dispositivos de armazenamento que utiliza memórias Flash em grande densidade . Os SSDs se assemelham com os pendrives mais possuem algumas diferenças: ele possui grande capacidade, utiliza chips de memória mais rápidos e trabalham com interfaces interfaces (SATA e SAS).
Vantagens:
– As taxas de transferência são semelhantes aos dos HDs atuais. Em contra partida possuem baixíssimo tempo de acesso.
– Consomem menos eletricidade
– São mais resistentes mecanicamente, pois não possuem partes móveis
– Como não possuem nenhum tipo de motor ele são noise free. Ou seja, totalmente silenciosos.
– Não é necessário realizar a “Desfragmentação de Disco” nos SSDs.
Desvantagens:
– Mesmo com o declínio do preço dos chips de memória o custo do SSDs ainda não é seu forte.
Sugestões:
HD Notebook 30GB (SSD) SATA OCZ Solid Series – OCZSSD2-1SLD30G – Box
Modelo de entrada na categoria dos SSDs. Como podem ver, seu custo é bem maior se comparado com um HD convencional. É ideal para quem quer migrar para uma solução SSD mantendo o sistema no disco sólido e backup e demais dados em um HD convencional.
HD Externo 128GB (SSD) Super Talent MasterDrive OX – FTM28GLEX1 – Box
Concluindo…
A tabela comparativa abaixo sintetiza o que foi falado ao longo do guia de compras. Ela classifica os dispositivos em várias quesitos e a classificação segue a seguinte ordem: Excelente, Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Ruim.
Ressalto que a tabela é uma estimativa média dos modelos que encontramos no mercado. Dependendo do modelo do produto ele pode superar a classificação de sua categoria. Por exemplo: a maioria dos HDs externos presentes no mercado trabalham com o barramento USB e por isso os considerei na comparação. Mas um HD externo com barramento E-SATA sem dúvidas se sairá melhor em linhas gerais. Assim como um pendrive genérico de baixa qualidade pode ficar devendo em um destes pontos de comparação.