A Asus mandou bem com a criação da Rampage II Gene, uma placa mãe Micro ATX baseada na famosa Rampage II Extreme, para o Core i7. Mas desta vez, a novidade é voltada para os processadores Core 2 (até 1.600MHz no FSB) com a nova Maximus II Gene, com o combo Intel P45 + ICH10R no quesito chipset.
Com dois slots PCI Express 16x v2.0, há suporte para a tecnologia ATI CrossFireX, além de um slot PCI Express 1x e um slot PCI. Quatro slots de memória DDR2 suportam velocidades de até 1.300MHz e até 16GB de capacidade.
O áudio de alta qualidade é provido pelo sistema Asus SupremeFX X-Fi, com suporte para as tecnologias Noise Filter, EAX Advanced HD 4.0, X-Fi 24bit Crystalizer, X-Fi CMSS-3D e Creative ALchemy. Além de ter um botão de liga / desliga integrado na placa mãe, A Maximus II Gene traz no kit de acessórios o display externo conhecido como LCD Poster, o benchmark Futuremark 3DMark 06 Advanced Edition e o antivirus da Kaspersky.
Seis canais SATA 3Gb/s com suporte para RAID 0 / 1 / 5 / 10 são providos pelo southbridge, acompanhados de um canal PATA, um e-SATA 3Gb/s e um SATA 3Gb/s providos pelo chipset JMicron JMB363. Doze portas USB e duas Firewire estão presentes assim como uma conexão RJ-45 para a rede Gigabite.
O circuito de energia do processador conta com 8 fases, enquanto que o northbridge e os módulos de memória contam com 2 fases (para cada um). A lista de tecnologias Asus integradas é longa, incluindo: iRog, CPU Level Up, MemOK!, Extreme Tweaker, COP EX, Voltiminder Led, Loadline Calibration e EPU-6 Engine.
Se a Maximus II Gene seguir à risca o que as placas mãe Asus da linha Republic of Gamers têm demonstrado, teremos outro sucesso neste pequeno mercado de placas Micro ATX que “cospem fogo”.
João Vitor Frayha
Realmente uma bela placa mãe. As placas ROG da Asus sempre são lindas e trazem o melhor em termos de engenharia de placas.
Mais uma bela placa para a lista da Asus.