A nova plataforma da NVIDIA vem para potencializar o processador Intel Atom, substituindo o chipset Intel 945G nos sistemas portáteis compactos ou simplesmente compactos.
As principais característica do ION são:
– Placa de vídeo GeForce 9400 integrada: oferece melhor desempenho na parte gráfica, principalmente se for utilizado um sistema operacional como o Windows Vista (e o futuro Windows 7). Além disso, com uma GeForce 9400 o usuário poderá aproveitar vídeos em alta definição (1080p), visto que é ela quem fará a maior parte do trabalho de decodificação. Com suporte para resoluções de até 2.560 x 1.600, há também várias conexões suportadas (VGA, DVI Dual Link, Display Port e HDMI).
– Suporte para a tecnologia NVIDIA CUDA;
– Suporte para áudio de alta definição e 7.1 canais.
Um sistema de demonstração da NVIDIA, estilo um “AtomION Box”, mostra o quão possante um sistema diminuto destes pode ser e com um nível de conectividade impressionante que inclui: sete portas USB, duas conexões e-SATA, saída para áudio em 7.1 canais e até uma conexão óptica, três portas para o vídeo (VGA, DVI e HDMI) e uma porta RJ-45 para a rede Gigabit integrada.
Mais detalhes técnicos:
– Consumo < 18W;
– Até 12 portas USB;
– Um slot PCI Express 16x e quatro de 1x v2.0;
– Seis canais SATA 3Gb/s com suporte para RAID;
– Suporta os processadores Atom de um ou dois núcleos;
– Memória SO-DIMM em Dual Channel, DDR3 de 1.333MHz.
Como é possível ver, a NVIDIA deu um golpe de mestre na Intel, fazendo com que o ION despache o 945G sem cerimônia. “Verde de Inveja, Intel?” Agora sim iremos ter interessantes plataformas baseadas no Atom.
Analisando o cenário, a Intel pode perder uma boa margem das vendas do chipset 945G, mas em compensação poderá vender muito mais processadores Atom além de ter à sua disposição uma possante plataforma para competir com o que a AMD vier a apresentar.
José Marcos
Interessante a coisinha aí,mas é interessante notar que o pequenino não possui fonnte, provavelmente ela é externa, fazendo com que a praticidade aumente um pouquinho também!
Marcelo
A fonte para esse consumo de energia (18w) pode ser bem pequena, os Asus eeePC 900 consomem 36w na fonte (12v x 3a) e já sao fontes extremamente pequenas, acredito que para 18w não vai ser problema o tamanho delas…
Agora sobre a plataforma, precisamos de mais informações sobre esse ION hein, eu não tenho ainda, será que descarta totalmente e definitivamente o 945G mesmo?
XPdS
Alguém já sabe se pelo menos vai ter hd?