[Blog] Valve Steam

Ser um Gamemaníaco neste país não é fácil. Em primeiro lugar, boa parte dos Games de maior destaque (e claro, desejo dos gamemaníacos) e com ótimo visual requer um bom computador (alguns requerem um ótimo). Mesmo olhando pelo lado de componentes como processadores e placas de vídeo, que tiveram grandes avanços no quesito desempenho e na redução de preço, o furo no bolso do brasileiro ainda é alto se compararmos com o furo similar em um europeu ou americano. Pra piorar, temos a disparada do dólar neste tempo de crise.

Em segundo lugar está o preço dos Games. As vezes o preço pode ser razoável “lá fora”, mas aqui a situação piora por três motivos óbvios: renda média do público consumidor, tributação excessiva (não só sobre o game) e relação R$/$. Se você não quer pagar o preço que empresas no Brasil pedem pelos Games, o que fazer então?

Talvez o item que mais influa sobre o preço de games no cenário mundial seja a pirataria (e também é claro, a violação dos direitos autorais com as cópias ilegais). Você já imaginou o preço de um game de sucesso se o nível de cópias ilegais fosse reduzido ao mínimo? A redução seria drástica em alguns casos.

Bom, Gizmo estava com este dilema (encontrar games a um preço mais convidativo) e partiu para uma solução “parcial”: a plataforma Steam da Valve. A página principal do Steam pode ser visitada através deste link, que corretamente recebeu a denominação store (loja) no endereço.

Mas o que é Steam, perguntam-me os mais leigos. Steam hoje é uma plataforma (compatível com Windows XP e Vista) que oferece aos usuários (tour em inglês):

Valve Steam

1º – Acesso instantâneo a diversos Games
Todos os Games que estão na biblioteca do Steam podem ser adquiridos por você, de modo fácil e rápido (com alguns cliques do mouse). Você compra um Game e faz o download dele na hora. Acabou de baixar, já começa a jogar.

Gizmo: com certeza, é muito fácil ter acesso aos Games do Steam. Depois de escolher um, basta escolher o modo de pagamento (cartão de crédito ou débito como Visa, Mastercard, Discover, American Express e JCB, Paypal, ClickandBuy e Visa Electron), preencher seus dados e já iniciar o download. Tudo isso em questão de minutos (pelo menos é minha experiência).

Claro, ter uma real banda larga vai reduzir e muito o tempo que você leva para baixar um Game. Por exemplo: Gizmo comprou o Crysis Warhead, que pesa pouco mais de 11GB (Crysis Warhead + Crysis Wars) e lá se foram 24 horas de um sábado para baixar um e 24 horas do domingo para o outro (conexão de 1Mb de download). Bom ver que os servidores da Valve mandam bala nos downloads.

Nada mal, afinal, comprar pela internet demora muito mais não? E com certeza o frete é  mais caro do que o custo envolvido em fazer o download do produto.

 

2º – Participe da Comunidade Steam e Interaja com seus Amigos
Agora é fácil encontrar alguém com quem jogar, encontrar os amigos, conectar-se com grupos que têm interesses similares aos seus, criar ou participar de chats, disputas e torneios. Você pode ver quando os seus amigos estão online e participar do mesmo servidor que eles estão participando. O melhor é que tudo é de graça.

Gizmo: é fácil adicionar amigos à sua lista, conversar mesmo durante os jogos e o melhor, ter acesso rápido aos servidores dos jogos “Steam” para travar batalhas com outras pessoas. Ainda não tive a oportunidade de ir à fundo em tudo que a Comunidade oferece, mas de “graça” (como é dito) não é, afinal, o preço sempre está embutido no valor final dos jogos vendidos.

 

3º – Pesquise facilmente múltiplos servidores
O browser de servidor integrado ao Steam torna fácil a visualização e navegação nos milhares de servidores de Games.

Gizmo: o browser que pesquisa os servidores de games não poderia ser mais simples de utilizar e direto ao ponto, oferece bons critérios de pesquisa e permite conectar de um jogo a outro com uma facilidade e rapidez tremenda.

 

4º – Receba updates automaticamente
Ficar caçando patches e até baixando eles de sites ou fontes que você não confia? No Steam, seus games sempre estão atualizados automaticamente. Sem problemas.

Gizmo: uma regalia da plataforma Steam. Um patch foi disponibilizado para o game que você tem? Você recebe a notificação e no máximo vai ter que clicar em um botão para fazer o download correto (que o Steam seleciona automaticamente) e a instalação. Melhor do que isso só se o game não precisase de patches.

Além disso, outra vantagem desse sistema de updates do Steam é que não é necessário esperar a correção de diversos problemas para um determinado game. Como o download dos updates (pelo menos o padrão) é automático logo na inicialização do game, é possível ir disponibilizando as correções em pequenos pacotes e assim sempre manter o game do usuário o mais atualizado possível (e assim, menos sujeito a problemas).

 

5º – Jogue seus Games em qualquer Computador
Assim que você tiver uma conta no Steam, você pode fazer o login a partir de qualquer computador para acessar seus games. Lembre-se: seus Games são associados a sua conta, e não a seu computador.

Gizmo: mesmo tendo o trabalho de fazer novamente o download do game, tenho que concordar: é fácil e gratificante poder aproveitar os seus games onde você estiver (e claro, se o computador suportá-los).

 

6º – Aproveite as Ofetas Especiais do Steam
Desde descontos de pré-venda a fins de semana gratuitos, o melhor custo benefício está na plataforma Steam.

Gizmo: as pré-vendas são muito interessantes. Alguns games você pode baixar antes mesmo de serem lançados (apesar de ficarem travados). Na hora do lançamento, seu game já está ali, prontinho (Em alguns casos como o game Left 4 Dead, um Demo foi disponibilizado antecipadamente e exclusivamente para quem tinha comprado a pré-venda).

É muito melhor se compararmos com o tempo que demora para um Lançamento Mundial ou a própria pré-venda virar realidade no Brasil, afinal, se você der sorte, muita sorte, no mínimo vai ter o tempo para a transportadora ou os Correios entregarem seu produto.

Um dos maiores atrativos no início de meu convívio com o Steam foi o custo / benefício. Com o dólar variando na casa dos R$1,70, era difícil ver alguma empresa (como Submarino, Saraiva, Brasoftware…) chegar ao mesmo valor do cobrado pelo Steam, e no final, se o preço era o mesmo ou até pouco maior, as vantagens da plataforma Steam venciam o quesito benefício.

Então, no final das contas, valeu a pena partir para o Steam? Acredito que sim, e até agora não mudei de idéia. Preço foi o atrativo principal, mas com o dólar no céu atualmente, os benefícios da plataforma é que pesam mais hoje (como o acesso “rápido” ao jogo e os lançamentos).

Uma pena é que algumas promoções são limitadas geograficamente, como a pré-venda de Far Cry 2 que estava disponível apenas para os EUA, México e Canadá.

Clique para ampliar

Depois de vários dias é que foi liberada a distribuição em outros continentes como a Europa e a América Latina ficou na lanterna.

Em contrapartida, os pacotes de promoção são matadores. O game Left 4 Dead, por exemplo, custa $49,99. O pacote com 4 cópias custa $149,99, ou seja, você pode juntar com mais três amigos para aproveitar o desconto.

Clique para ampliar

Outro pacote matador que inclui o Left 4 Dead e custa $99,99 vem com a enchurrada a seguir: Counter-Strike, Team Fortress Classic, Day of Defeat, Deathmatch Classic, Half-Life: Opposing Force, Ricochet, Half-Life, Counter-Strike: Condition Zero, Half-Life: Blue Shift, Half-Life 2, Counter-Strike: Source, Half-Life: Source, Day of Defeat: Source, Half-Life 2: Deathmatch, Half-Life 2: Lost Coast, Half-Life Deathmatch: Source, Half-Life 2: Episode One, Portal, Half-Life 2: Episode Two, Team Fortress 2 e Peggle Extreme.

Mais? Uma das promoções que está rolando do Orange Box que sai por $29,99 e inclui games como Half Life 2 (e também os Episódios 1 e 2 e Lost Coast), Peggle Extreme, Portal e Team Fortess 2.

Clique para ampliar

Os outros benefícios da plataforma Steam você pode questionar, afinal, eles estão disponíveis para quem comprar algum game da Valve (Half Life e companhia, por exemplo) aqui no Brasil, em uma loja.

Alguns irão questionar que com o Steam você não tem a mídia do game, mas por mim esta é uma das vantagens. Prefiro ter tudo em um disco rígido, sem precisar ficar gerenciando mídias e caixas de produtos. E se o disco rígido “falhar”? Bom, eu utilizo um segundo disco rígido para backup (o Steam dá opções de backup para cada game, inclusive em mídias como CD e DVD), mas caso você não tenha backup, como seu game é associado à sua conta, é só você comprar um disco rígido novo (neste caso), instalar o sistema, o Steam, fazer o login com sua conta e baixar o game novamente, ou seja, é menos problemático do que a mídia em CD ou DVD dos games (ou você acha que conseguir uma segunda mídia com o fabricante é fácil?).

É bom lembrar também que, depois de comprar um game pelo Steam, você pode jogar este game a vontade sem ter que pagar nenhuma taxa ou mensalidade à Valve.

Ter os jogos centralizados no Steam é outra vantagem, assim como o acesso aos multiplayers. Praticidade conta muito hoje, pelo menos pra mim.

No início eu disse que o Steam é uma solução “parcial”, isso porque nem metade de todos os games hoje disponível no mercado estão no Steam (infelizmente), mas aos poucos os lançamentos de outros fabricantes (ou seja, que não sejam da própria Valve) estão aparecendo na plataforma Steam. E claro, para adquirí-los, o melhor (e que oferece rapidez) é utilizar o cartão de crédito (se ele for International).

Alguns requisitos para ter “maior prazer” ao utilizar o Steam podem ser necessários, como ter uma conexão de banda larga com a internet para pelo menos baixar o game em pouco tempo. Sinto muito, mas em alguns lugares nem os 1Mb que tenho é considerado banda larga, mas no Brasil, a coisa é tão solta ao vento que se você não tiver pagando impulsos telefônicos já é considerado banda larga. Por outro lado, jogar online já é menos problemático em termos de banda disponível.

No final das contas, acredito que o Steam é o tipo de plataforma que deveria estar sendo padronizada hoje em dia, ou seja, com mais fabricantes entrando na empreitada (até mesmo com sistemas próprios, se necessário) e mais conteúdo à bordo. Posso estar errado no futuro, mas hoje eu penso que não ter distribuição “online” como o Steam é uma falha grave se você é um fornecedor.

Valve Steam Program

Comentários

Comentários


3 comments

Tbm sou fã to steam há alguns anos e hj prefiro comprar jogos online do que na loja por varios motivos dentre eles: pre-load (podendo jogar no dia do lancamento), preço (as vezes fica mais barato que comprar no brasil), sem cd-check, sem drm, etc.

Vida longa ao steam.

Gizmo, será que nao dá pra burlar esse “bloqueio geografico” dos lancamentos (FarCry2, por exemplo) usando um Proxy? Tambem fiquei querendo comprar o FarCry qdo. estava disponivel apenas pros USA, mas só agora tive essa ideia. Vc tentou fazer isso? Ou algo parecido?

Eu pensei no Proxy, mas não utilizei ele. Não sei se também existem outros modos de bloqueio como analisar o registro inicial da minha conta (com IP do Brasil) ou o país de emissão do cartão de crédito (que seria o método do pagamento que eu utilizaria).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *