[Lançamento] Intel Centrino 2

A Intel está lançando hoje a plataforma Centrino 2 (codinome Montevina) oficialmente. Para quem não sabe, a plataforma Centrino é destinada aos notebooks e não, Centrino não é processador como alguns inescrupulosos fabricantes marketeiam.

Intel Centrino 2

Junto com a nova plataforma, cinco novos processadores Core 2 Duo de 45nm / FSB 1.066MHz / até 6MB cache L2 também foram apresentados, dos quais três operam com TDP de 25W. A tecnologia Deep Power Down auxiliará na redução de consumo, mas nada muito importante se você estiver procurando pelo Core 2 Extreme Edition (rodando @ 3,06GHz) 😛 .

Também estão sendo lançados os novos chipsets Intel Express (série 45), sendo a versão com gráfico integrado (GS45) a responsável por auxiliar os notebooks a reproduzirem filmes de alta definição (leia-se Blu-ray). Outra vantagem da plataforma Intel Centrino 2 é suportar nativamente a tecnologia Switch Graphics, onde o fabricante do notebook pode instalar dois processadores gráficos (um integrado no chipset) e um dedicado. O usuário escolherá então qual usar em determinado momento, seja para ter benefícios em termos de durabilidade da bateria ou melhor desempenho.

No quesito conectividade a Intel oferece a nova geração de placas de rede sem fio (PRO WiFi série 5000) com suporte para Draft N com capacidade de atingir até 450Mb/s. A versão (PRO WiFi 5050) com suporte para WiMax virá no final deste ano.

Intel WiFi PRO 5000 Series

Segundo a Intel, em até 90 dias outros 8 processadores de baixíssima tensão (Ultra Low Voltage) e um processador de quatro núcleos (Core 2 Quad Mobile) serão lançados. Já para o setor de negócios, o Centrino 2 vPro oferece suporte para a tecnologia AMT 4.0 e os padrões WS-MAN e DASH 1.0.

Acer Aspire 4930

Espera-se já para este mês de julho que os notebooks baseados na plataforma Intel Centrino 2 e Centrino 2 vPro cheguem ao mercado.

Fujitsu Lifebook T5010

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *