[Quéisso] Asus P5N-D

É um Airbus A380? O buraco no metrô de São Paulo? A conta do Cartão Corporativo do Congresso Brasileiro? Não… é a nova solução da Asus para refrigerar o nada quente fervendo ebulindo chipset nForce 750i SLI da NVIDIA.

Clique para ampliar Clique para ampliar

O dissipador gigante do northbridge acabou por roubar até um slot de expansão. Medindo 5,9 x 8,3cm na parte superior e 8,5 x 8,3 na base, o dissipador de 2,5cm de altura atinge 4,3cm com a ventoinha (de 6cm) instalada.

Dá até pra brincar de pegadinha com os amigos que sabem pouco de hardware… “essa placa mãe aqui tem dois sockets pro processador… o do meio eu já instalaei, agora vou instalar o de cima…”

Clique para ampliar

Interessante também é ver que não há heatpipe ligando o dissipador do southbridge ao northbridge… será que não é necessário? Pra quê né… problema do usuário conseguir refrigerar isso tudo…

Lembro dos dias que estava testando a irmã maior: Asus P5N-T… vixi… você escolhia entre travar o sistema de tempos em tempos ou colocar uma ventoinha de 8cm em cima do northbridge. Waterblock nesses chipsets deveria ser obrigatório… :p

Comentários

Comentários


2 comments

Tenho o modelo anterior Asus P5N-E SLI baseada no nForce 650I SLI.
Hoje o pessoal acha que pagar caro em placa mãe pra ter um monte de cobre é vantagem mesmo que este “cobre” não tenha outra utilização. Aqui tem o heatsink original sem problemas e o south nem tem heatsink. Acho melhor uma solução barata na qual o usuário se quiser compre um dissipador de qualidade e este pode ser aproveitado em outras placas mãe ao contrario das placas mais caras.

Asus e suas soluçoes porcas. bastaria adotar um heatsink com heatpipes vertical (ex. thermalright, noctua, etc). E adotar wb em mobo low price nao eh a soluçao. quem compra mobo barata nao vai gastar $ com um sistema de water cooler.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *