[Tecnologia] Asus EPU vs Gigabyte DES – Part Uno

Nos dias de hoje, destacar um produto no mercado de eletrônicos não é fácil. Que o digam os fabricantes de placas mãe. Dependendo do chipset utilizado (como o Intel P35), não há diferença “visível” no desempenho entre produtos concorrentes e sempre há o café com leite das placas mãe do segmento High-End. As vezes o visual do produto é que pode ser um fator decisivo, ou o posicionamento de um componente… quem sabe a capacidade extrema de overclock ou os acessórios que acompanham a placa?

O que realmente destaca, mas nem sempre pode ser o pote de ouro almejado, é uma tecnologia que nenhum outro tem e que pode auxiliar a cativar o usuário para o seu produto.

No andar do “pensamento verde”, da economia de recursos naturais, do salve o planeta e, principalmente, consumir menos energia (da tomada), um pivô conseguiu provocar o concorrente a ponto de uma atitude aparentemente desesperada ter sido tomada. Mas vou explicar melhor o que vi ocorrer neste tempo.

Asus

A Asus, um dos maiores fabricantes de placas mãe, placas de vídeo e notebooks (inclua aí o EEE PC se quiser), lançou a sua tecnologia EPU (Energy Processing Unit). Essa tecnologia consiste basicamente de um processador que é integrado na placa mãe para gerenciar o circuito de energia do processador e, com isso, obter menor consumo e maior eficiência. A estréia dessa tecnologia deu-se com a família de placas mãe P5E3 e até um hot site a bendita tem.

Já no início do hot site há uma grandiosa chamada: “58,6% CPU Power Savings with Exclusive EPU Technology“. Basicamente a Asus diz que o EPU reduz o consumo do processador em 58,6%.

Clique para ampliar

Jargões de lado, veja que a Asus não divulga “até 58,6%”, e sim “58,6%”, o que remete a redução em mais da metade do consumo (58,6%) ou não. Outro lembrete importante é: o EPU reduz o consumo do processador (CPU), e não de todo o sistema (como placa mãe, memória, vga, hd, processador, etc).

Não fique com cucas na cabeça, até aqui está tudo tranquilo. A tecnologia EPU pelo visto é realmente interessante e é por isso que a Asus se orgulha dela. Percebeu que a placa mãe no hot site da Asus tem o pcb igual grama? Com certeza, é uma placa mãe que, hum… protege o verde…

Partindo para a primeira aba (Energy Saving), é possível ver uma explicação de como a tecnologia EPU funciona. O EPU monitora digitalmente e regula com precisão o suprimento de energia do processador, melhorando as respostas durante baixas ou elevadas cargas.

Clique para ampliar

Como as placas mãe como as P5E3 tem 8 fases no circuito de energia do processador, durante as baixas cargas o EPU pode reduzir o número de fases que realmente suprem energia. Na explicação da Asus, com 4 fases, há um ganho de 7% na eficiência. A troca é feita automaticamente pela EPU, sem interferência do usuário. No exemplo da Asus, há também o cálculo de quanto de potência um processador (QX6850) utiliza quando:

1 – Está em uma placa mãe Asus com tecnologia EPU: 15,8W
2 – Está em uma placa mãe concorrente com a tecnologia Intel C1E desativada: 38,19W
3 – Está em uma placa mãe concorrente com a tecnologia Intel C1E ativada: 20,2W

Clique para ampliar

Resumindo:

Caso 1 vs 2: A vantagem para a Asus é de 58,6% ou 22,39W a menos.
Caso 1 vs 3: A vantagem para a Asus é de 21,8% ou 4,4W a menos.

Um breve parágrafo aqui: a tecnologia C1E (também conhecida com Enhanced Halt State) é uma melhora da C1 que a Intel introduziu para melhor gerenciar os requerimentos térmicos e de energia do sistema. Existem várias outras tecnologias integradas nos processadores Intel (Core 2) que auxiliam o processador a reduzir o consumo de energia e a dissipação. Normalmente é possível ativar ou desativá-las através do bios da placa mãe. Simplificadamente, essas tecnologias podem reduzir a frequência de operação do processador, sua tensão e até desativar algumas partes (como o cache ou núcleos de processamento).

A meu ver, a Asus acaba tropeçando em alguns pontos: Qual a placa mãe “concorrente”? Por que não foi escolhido outro processador além do QX6850? O melhor slogan agora seria: “UP TO 58,6% CPU Power Savings with Exclusive EPU Technology”. (UP TO = Até).

Se formos ver um usuário experiente ou um sistema bem montado, a vantagem de 4,4W da Asus pode não ser uma real vantagem, afinal, existe o custo (de degradação sobre os recursos naturais do planeta terra para criar esta placa mãe e o monetário no bolso do usuário) para se obter esses 4,4W quando o processador está com baixa carga.

A Asus também “sloga” o seguinte texto: “Help save our planet with a power efficient motherboard”, que em português seria mais ou menos assim: “Ajude a salvar o nosso planeta com uma placa mãe energeticamente eficiente”. Não posso deixar de concordar, mas aí vem o problema: O que é uma placa mãe eficiente do ponto de vista energético? Será que seria a P5E3, que tem milhares de componentes extras e chipsets que consomem um elevado nível de energia ou uma placa mãe bem básica, com chipset “mais verde”, com menos componentes para “sugar” energia da tomada?

…. >>>> parte 2.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *