[Lançamento] Intel “Skulltrail”

Demorou, mas finalmente chegou o dia da Intel oficializar a sua plataforma Skulltrail. Mas o que vem a ser essa plataforma? Segundo Gizmo, e de um jeito fácil de entender, basicamente é uma workstation com pitadas para o público gamer/entusiasta.

Segundo a Intel, a plataforma é para aqueles que desejam mais desempenho do que quatro núcleos (Core 2 Quad ou Core 2 Extreme QX) + uma placa de vídeo podem oferecer hoje. (Parece que a Intel esqueceu que temos há um bom tempo CrossFire e SLI para esse público não é?).

Bom, de início é bom lembrar que o nome Skulltrail mudou para Intel Dual Socket Extreme Desktop Platform e é descrita como a primeira plataforma desktop para o mercado entusiasta a suportar dois processadores Intel com quatro núcleos (oferecendo assim oito núcleos no total) e as soluções NVIDIA SLI e ATI CrossFire.

Segundo Jeff McCrea, Vice Presidente Sênior e Gerente Geral do Grupo Casa Digital na Intel, “quando o assunto é entregar inovação para o mais ávido entusiasta, nossa nova plataforma desktop de 8 núcleos é uma vencedora”. (Difícil mesmo é não ser vencedor quando se concorre consigo mesmo.).

Intel Core 2 Extreme

Em um ponto a Intel tem certeza: Com sua placa mãe D5400XS, a plataforma “IDSEDP” é a única a oferecer suporte para as soluções multi-GPU (duas placas de vídeo) da NVIDIA e da ATI (uma boa novidade) em conjunto com dois dos mais rápidos processadores do mercado (Intel QX9775). O problema agora é justificar para um gamer/entusiasta que o investimento vale a pena, afinal, quantos games (principalmente) irão realmente aproveitar todo este poder de fogo?

Olhando com outros olhos, a plataforma “IDSEDP” aparenta ter melhor foco nos profissionais que trabalham com animações, desenvolvimento de jogos, 3D e vídeo em alta definição.

Voltando ao processador QX9775 de 45nm, ele tem 12MB de cache L2, trabalha @ 3,2GHz, utiliza socket LGA771 e o FSB fica na casa dos 1.600MHz. Claro que, por ser da série Extreme, o QX9775 tem o multiplicador destravador para facilitar os overclocks. O preço deve girar na casa dos $1.499 para cada unidade (ou seja, $3k fácil só em processador). Por outro lado temos a placa mãe D5400XS, que é da série Extreme, suporta até 8GB de memórias FB-DIMM de 667MHz ou 800MHz (um grande mico desta plataforma da Intel), áudio de 8 canais, rede Gigabit, seis canais SATA 3GB/s + dois canais e-SATA, Firewire e dez portas USB 2.0. O preço deverá ser de $649.

Clique para ampliar

Alguns integradores como Digital Storm, Falcon Northwest, Puget Systems, Scan, Velocity Micro e Voodoo já estão com a mão na massa e deverão ter sistemas à venda nos próximos 30 dias. Artigos e testes do “IDSEDP” podem ser vistos em 1 – 2 – 3 / 4 / 5 / 6.

Comentários

Comentários


1 comment

O gizmo esqueceu de mencionar um bom ar condicionado ligado no maximo de frente a um espaçoso gabinete ( e olhe lá se consegui). Memórias FB-DIMM chega ser absurdo o quando dissipam calor. Processadores da série Extreme também são outros que não ficam para traz, isso para não mencionar as VGAs rsrsrs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *