[ Curtas da Semana ] 17 a 21/12

[ Firewire 3200 ]

Assim como o substituto do USB 2.0 está no forno (o USB 3.0), o substituto do Firewire 800 (ou IEEE 1394b) está também sendo desenvolvido e deverá ficar pronto no primeiro trimestre de 2008.

O novo padrão, conhecido por S3200, irá utilizar o mesmo cabeamento do Firewire 800 (o que irá auxiliar na rapidez da adoção) e terá uma banda de 3,2Gb/s (devendo atingir valores próximos de 400MB/s devido à alta eficiência da comunicação), quatro vezes maior que o Firewire 800 ou oito vezes maior que o Firewire 400 (IEEE 1394a), o mais comum hoje.

Outras duas vantagens do novo padrão ficam nos cabos que podem atingir 100m de comprimento e na elevada energia que pode ser transferida pelo cabo Firewire, o que elimina a necessidade de um adaptador de energia em vários periféricos com esta interface.

[ Hybrid CrossFire ]

Atualmente o CrossFire X permite unir até 4 placas de vídeo semelhantes para atingir elevado desempenho utilizando as soluções HD 3850 e HD 3870. Infelizmente o custo é elevado, assim como o consumo de energia. Mas e se o usuário tiver uma placa de mãe com vídeo onboard ATI e depois adicionar uma placa de vídeo?

O mais comum é desativar o vídeo integrado, mas com o Hibryd CrossFire o usuário poderá unir o vídeo integrado com a placa de vídeo para elevar o desempenho geral do sistema. Infelizmente, neste primeiro momento o usuário terá que possuir uma placa mãe com chipset AMD 780G (que será lançado) e utilizar uma placa de vídeo de baixo-médio desempenho como a HD 3450 ou 3470 (que serão lançadas).

No final das contas, esta será uma opção que agrega valor (e valor em um upgrade futuro) à plataforma da AMD/ATI, visto que para Gamers, o negócio é investir mesmo em placas de vídeo de alto desempenho a utilizar sistemas híbridos como este.

No futuro, com o amadurecimento deste tipo de tecnologia (vídeo integrado + dedicado), será interessante ver um vídeo onboard assumindo o comando nas tarefas do dia a dia (e aí teremos a vantagem de um sistema que consome menos) e quando o usuário optar por um software (como um game) que realmente precise de poder gráfico, a placa de vídeo dedicada toma conta. E sim, a NVIDIA está trabalhando em uma solução similar…

[ HP BlackBird 002 ]

O site Tom´s Games publicou um pequeno vídeo mostrando o que uma das máquinas de grife mais possante hoje em dia tem a oferecer. Vale a pena conferir.

[ Thermalright ]

Renomado fabricante de soluções de refrigeração de alta qualidade e desempenho para componentes como processadores e placas de vídeo, a Thermalright lançou oficialmente seu novo website. Para ver mais detalhes, clique aqui. Parabéns à Thermalright por ter melhorado a navegação e oferecer muitas fotos de alta qualidade de seus produtos.

[ Duke Nukem ]

Quem achava que o novo velho título da série nunca sairia (afinal, já tem uma década em “desenvolvimento”), bom, talvez estará correto no futuro. Mas pelo menos para levantar o fantasma, um novo trailer foi lançado. Veja mais detalhes aqui, aqui e acolá.

[ Asus P5N-T ]

Publica, tira do ar, publica, tira do ar, publica… a Asus não sabe o que faz com a página de sua placa mãe recém lançada com o chipset NVIDIA nForce 780i SLI. Clique aqui para ver mais detalhes ou aqui para ver uma foto básica.

A Asus utiliza o seu famoso circuito de energia de 8 fases para o processador, desta vez de terceira geração, assim como integrou também o processador EPU e outras coisinhas (Stack Cool 2, Q-Fan 2, Q-Shield, AI Nap, AI Direct Link, AI Connector, AI Audio 2 e Noise Filter, Precision Tweaker 2, My Logo 3, CrashFree BIOS 2, EZ Flash 2 e OC Profile).

[ Drivers ]

NVIDIA e ATI lançaram importantes atualizações de seus drivers para as mais atuais placas de vídeo. Vale a pena conferir a página do fabricante e fazer o download.

[ NVIDIA nForce 750 e 780 ]

Como o Gizmo havia publicado, a NVIDIA lançou seus novos chipsets com suporte a Tri SLI, ESA e outras novidades. Mas será que essas placas oferecem algo a mais também em termos de desempenho? Veja alguns testes: 1 / 2 / 3 / 4 .

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *