[Curtas da Semana] 24 a 30/11

[ Service Pack do Windows ]

O SP1 do Windows Vista ainda não foi lançado, mas as últimas versões de teste e a RC (Release Candidate) já dão idéia do que está por vir: Vida nova após o SP1 (bom, pelo menos deve vender mais Windows Vista), upgrade no DirectX 10 para 10.1 e algumas pequenas melhorias no desempenho.

Por outro lado, o SP3 deverá fechar com chave de ouro a era do Windows XP, não só com importantes atualizações e novas melhorias (algumas emprestadas do Windows Vista – e tomara que DirectX 10 esteja na lista 🙂 ), mas também com uma melhora considerável no desempenho em relação ao SP2. 

[ NVIDIA nForce 680i ]

Segundo a NVIDIA o chipset 680i oferece suporte aos processadores Intel Dual e Quad Core de 45nm (Penryn), mas as placas mãe com 680i (como os modelos com layout padrão NVIDIA e vendidas pelos fabricantes XFX, Evga e BFG) não oferecem suporte ao Quad Core pois seria preciso trocar um determinado circuito.

Se você quiser utilizar os processadores Intel Quad Core de 45nm (Penryn), terá que esperar pelas novas placas mãe com o nForce 780i, que tem lançamento previsto para o meio de Dezembro, assim como a tecnologia NVIDIA Tri-SLI.

[ GeForce 8800GTS em teste ]

Não, você não leu errado. Mas é bom avisar: Essa GeForce 8800GTS da qual estamos falando é uma nova placa de vídeo que a NVIDIA lançará no início de Dezembro, baseada no núcleo G92 (o mesmo da 8800GT). Fique tranquilo pois nosso companheiro Gizmo trará em breve a história de qual 8800 é qual na nova sopa de letras da NVIDIA.

Veja o teste no site TweakTown.

[ AMD Phenom 8000 ]

Pelo visto a AMD realmente vai introduzir em 2008 o processador Phenom X3 (com três núcleos), pelo tanto que promete. Mas não é estranho um processador com três núcleos? Com certeza.

Mas talvez há uma simples e lógica explicação: Se um Phenom X4 (série 9000) vier a apresentar um problema em um dos núcleos durante a fabricação ou testes, a AMD desativa o núcleo problemático e cria um novo processador = Phenom X3 (série 8000).

Aí a AMD pode ter uma cartinha na mão para “atormentar” a Intel: Vender o Phenom 8000 pelo preço de um Dual Core (de dois núcleos). (Gizmo: Será que a Intel terá processadores Dual Core quando o Phenom 8000 realmente chegar às lojas? 😛 )

[ AMD Quad FX ]

Quem não se lembra que a AMD lançou ano passado uma plataforma para entusiastas para tentar competir com a Intel e seus processadores Quad Core? O problema é que o Quad FX utiliza dois processadores Dual Core (que no início representava mais custo), esquentava demais, consumia mais ainda e só tinha uma placa mãe no mercado (provida pela Asus). Resumindo: um mico que a AMD só colocou no caixão agora.

[CrossFire vs SLI]

O site Bit-Tech.net postou um artigo muito interessante abrangendo a placa de vídeo HD 3870 da AMD/ATI. O melhor é ver que os testes foram executados em um possante e atual sistema, com ótima competição vindo da antecessora HD 2900XT e das concorrentes 8800. Tanto em modo simples como em multi-GPU, esse embate traz uma boa leitura e mostra o que o usuário pode esperar do mercado top de linha de placas de vídeo hoje.

[Melhor jogo do ano?]

O site Tom´s Games, divisão do famoso Tom´s Hardware, trouxe um tema interessante à mesa, discutido por Ben e Rob: Será que o game Call of Duty 4: Modern Warfare é melhor que Crysis? Uuuuuu… a briga promete. Veja o vídeo aqui.

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *