[Top 2007] Drobo!

Fim de ano chegando, sempre existem as listas dos melhores produtos do ano. Normalmente são os “Top 10” que mostram os 20 produtos que você deve escolher dentre os 30 que queria ter, não é? Hein? What?

O nome é distinto. Talvez um iPod do armazenamento? Si, és belo. Você precisa de alta capacidade de armazenamento, de preferência externo, fácil, rápido e sem complicações pois você não é um Geek ou não tem tempo? A empresa Data Robotics tem a solução e ela se chama Drobo. Esse merece estar na lista dos Top do ano. Top 10? Hum… Top 20?

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar

Quer pular o que Gizmo vai dizer e ver o Drobo em ação? Veja este demo (que é mais um vídeo falando tudo do Drobo).

É grande: Não no tamanho físico. O Drobo suporta até quatro discos rígidos. Cada disco rígido pode ter até 1TB (aliás, esta é a capacidade dos maiores discos rígidos hoje), o que nos dá um total de 4TB numa caixa. Ops, 4TB no Drobo.

É fácil: Apenas conecte o Drobo em seu PC ou Mac. Sem essa de configurar níveis RAID ou ficar gerenciando múltiplas gavetas. Mensagens complicadas? Não, apenas leds informativos e fáceis de entender. O Drobo faz tudo pra você – é tipo o Gizmo 🙂

Upgrade na hora: Adicione um novo disco rígido a qualquer hora. É só colocá-lo em um slot livre. Misture velocidades, capacidades, marcas e modelos. Não existe tempo para migrar nem espera. A formatação é automática. O Drobo se vira para trabalhar do seu jeito.

Seguro: o Drobo monitora e repara automaticamente problemas que podem colocar seus dados em risco. O gerenciamento é totalmente automático e há até o Drobolator para ajudar a calcular o espaço disponível, visto que partes de alguns discos podem servir de redudância de dados. Existe também uma trava do tipo Kensington.

Unificação: Independente de quantos discos rígidos estiverem instalados, o seu sistema operacional apenas vê um disco rígido.

Conectividade: Interface USB 2.0, afinal, você tem que poder conectar o Drobo em qualquer PC e Mac.

Atual: Suporta discos rígidos com interface Serial ATA de primeira (1,5Gb/s) e segunda (3Gb/s) geração.

Compatível: Pode ser usado com os sistemas operacionais Mac OS X 10.4 (ou mais atual) e Windows XP / 2000 / 2003 / Vista. Há suporte para sistemas de arquivo como FAT32, NTFS e HFS+.

Econômico: O Drobo não é beberrão quando falamos em energia, e claro, a maior parte é a demanda dos próprios discos rígidos. Em idle (standby, discos desligados) o consumo é na média dos 5W. Com quatro discos rígidos trabalhando freneticamente o consumo chega na média dos 40W.

[ Veredito ]

Gizmo vai começar pelo calcanhar de aquiles do Drobo: Preço. Isso mesmo, o Drobo não é barato e a média é de $499 (Gizmo não colocou o preço em reais pois não achou em nenhuma loja brasileira). Não esqueça que discos rígidos não acompanham o produto. Mas tudo bem, afinal, se você for analisar as vantagens, o Drobo vale a pena (ou é melhor esperar um pouquinho até o preço começar a baixar?)

Uma ventoinha traseira refrigera os discos rígidos, mas pode apresentar um nível médio de ruído em alguns momentos. Se você pode tolerar um ruído mediano, então o Drobo continua na sua lista.

A Data Robotics já avisou que poderá vir a lançar o Drobo com interfaces mais possantes, como Firewire (e Gizmo espera também uma e-SATA e outra Ethernet Gigabit), afinal, ficar legado ao USB 2.0 nem sempre é interessante. O USB pode existir em quase todo PC, mas a versão 2.0 oferece no máximo uns 35MB/s (dependendo da controladora USB e se o Drobo realmente vai longe assim) de banda, enquanto que a e-SATA pode oferecer até 300MB/s (também vai depender da controladora).

Uma chaticezinha é a capacidade: Devido ao uso do sistema de redundância dos dados, que é muito bom, uma parte da capacidade total é perdida para as “zonas de backup”. Outro problema é que pode demorar horas para consertar problemas (como um disco rígido que morreu do nada ou foi trocado).

O suporte para FAT32 também não aparenta ser total, tendo alguns problemas, mas pelo menos é bom ver a Data Robotics fazendo atualizações de firmware para corrigir os problemas.

As vantagens? Alouuu… Gizmo listou várias delas lá em cima. E fala sério, Drobo é fenomenal (não tão fenomenal assim como eu, mas chega lá)… mesmo que o fenomenal seja uma prévia de uma nova versão com menos calcanhares de aquiles 🙂 .

Comentários

Comentários


2 comments

Coisa linda! dá até gosto! depois do vídeo que ví… nem reclamo da falta de uma firewire ou gigabit.

É… 4TB em casa, eu precisaria de uma conexão de 30MB que está em teste no Bairro Jardins em SP!! hahaha
Como está longe de chegar este tipo de conexão em Belo Horizonte, acho que 1TB pra mim já estava bom demais!!! hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *