[Rumores] Intel X48 = Marketing?

Até o momento, é isso mesmo – marketing para arrancar mais dinheiro dos entusiastas. Sinto muito, mas o Gizmo fala a verdade, nua e crua 🙂 Amanhã o cenário pode mudar, mas hoje funciona assim:

A Intel tem em sua lista de chipsets High-End o X38, carro-chefe da família desktop. E o X38 vai bem, obrigado. Suporta os processadores de 45nm, FSB de 1.333MHz, DDR3 e DDR2, dois slots PCI Express 16x no padrão v2.0 e o resto que vem de praxe (como PCI, Áudio HDA, rede Gigabit, 12 portas USB, Matrix Storage oferecidos pelo southbridge ICH9R). Veja mais no diagrama abaixo:

As placas mãe que vêm equipadas com o chipset Intel X38 não são nada baratas. Claro, não só pelo que oferece o chipset em si (e a Intel cobra caro por este chipset), mas pelo seu público alvo: entusiastas e mercado High-End.

Com apenas alguns dias de vida (o X38 é novato na área), a Intel já pincelou a chegada do X48 para o início do ano que vem. O que acontece? Desespero de quem já tem uma placa mãe com X38, ou de quem iria comprar (e pelo visto quer esperar o X48). Mas afinal, o X48 realmente é melhor que o X38? Olhando o que a Intel publicou até agora, a única vantagem do X48 frente ao X38 é o suporte oficial aos processadores com FSB de 1.600MHz, como o processador Intel QX9770.

Só isso Gizmo? Sim, é isso aí.

Um ponto interessante: devido à política de suporte dos processadores, placas mãe com Intel X38 de fabricantes como Gigabyte e Asus já anunciam suporte ao FSB de 1.600MHz. Afinal, vamos pensar: o X48 mais está para um X38 de nova revisão do que um novo chipset.

[ Veredito ]

Overclock? Desempenho? Os testes premilimares que assombram a web indicam que o X38 anda no mesmo nível do X48. E claro, até o momento, o X48 não custará o mesmo que o X38. Algumas dezenas de dólares separarão esses dois chipsets.

Comentários

Comentários


1 comment

Rumores na internet falam que o X48 não aceitará memória RAM de 1600MHz em dual chanel. Talvez não haja necessidade de dual chanel ou até mesmo não existe tecnologia suficiente para suportar dois módulos de 1600MHz em dual chanel. 1600MHz em dual chanel é uma aberração para os normais e nada demais para os entusiastas… rsrsrs

Vamos aguardar. Enquanto isso vou suspender a compra da minha Maximus Extreme e aguardar o lançamento do X48… contagem regressiva… hehehe

Intel+
Allan.
02/01/2008

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *