5 livros que todo fanático por tecnologia deve ler

Um rapaz que desafiou a gigante Microsoft ao criar um software livre. Dois jovens vasculhando materiais no lixo para anos mais tarde construírem um dos maiores sistemas operacionais que conhecemos hoje. O filho de matemáticos que criou o “www”. Os bastidores da maior empresa de buscas na internet.

Se você é apaixonado por tecnologia, deve ter sentido, no mínimo, uma leve emoção ao ler os relatos acima. Separamos a seguir cinco livros de tecnologia que relatam histórias de grandes nomes e de grandes empresas da área. Acompanhe!

1. Só por prazer: Linux, os bastidores da sua criação (Linus Tovalds e David Diamond)

Lançado no Brasil em 2001 pela Elsevier Editora, o livro conta a história de superação e dificuldades de um menino finlandês que aos 10 anos já programava o Commodore VIC-20 do avô, lançado nos anos 1980.

Dez anos depois, insatisfeito com o sistema MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), o então jovem Linus Tovalds decidiu criar uma alternativa que foi lançada ao mundo no dia 5 de outubro de 1991: a primeira versão do Linux ‒ sistema operacional de código-fonte aberto que reúne incontáveis adeptos e acabou desafiando a própria Microsoft.

2. O homem por trás do mito: a criação da Microsoft segundo seu cofundador (Paul Allen)

Por falar em Microsoft, este livro lançado no Brasil em 2011 pela Elsevier Editora é uma autobiografia do cofundador da empresa, Paul Allen.

A obra desmistifica o pensamento comum de que Bill Gates era o único fundador e detalha todo o processo de aprendizado de programação, desenvolvimento dos primeiros softwares até casos inusitados, como o período em que Allen e Gates vasculharam latas de lixo para encontrar material de estudo.

3. Weaving the web: the original design and ultimate destiny of the World Wide Web (Tim Berners-Lee)

Este livro é um clássico. Lançado em 1999 pela editora Harper, trata-se de uma autobiografia do criador da World Wide Web, o nosso já íntimo “www”: Tim Berners-Lee, considerado o “pai da internet”.

Filho de matemáticos que também trabalhavam com programação de computadores, Berners-Lee criou o sistema em 1989 e no ano seguinte realizou a primeira comunicação bem-sucedida entre o servidor e um cliente usando a rede mundial de computadores.

4. Steve Jobs: a biografia (Walter Isaacson)

Apesar de não ter sido escrita pelo próprio Jobs, essa biografia tem a sua colaboração por ter sido baseada em mais de 40 entrevistas lideradas pelo escritor e jornalista Walter Isaacson ao longo de dois anos. O autor também entrevistou outras centenas de pessoas, entre amigos, familiares, colegas e concorrentes de Jobs.

Lançada no Brasil em 2011 pela Companhia das Letras, a obra conta a impressionante história do fundador da Apple, que criou a empresa em 1976 ao lado do xará Steve Wozniak. Juntos, eles construíram um dos primeiros computadores pessoais da história.

A paixão pela perfeição e o gênio indomável de Jobs revolucionaram seis grandes indústrias: a telefonia celular, a computação pessoal, o cinema de animação, a computação em tablet e a edição digital.

5. Google: a biografia ‒ como o Google pensa, trabalha e molda nossas vidas (Steven Levy)

Escrito pelo jornalista especializado em tecnologia Steven Levy e lançada em 2012 pela editora Universo dos Livros, a obra nos leva aos bastidores dos escritórios do Google, a gigante que mudou o sistema de buscas na internet em todo o mundo.

Levy conseguiu acesso aos escritórios da empresa, conhecidos como Googleplex, e mostra detalhadamente como funciona a organização, fundada na Califórnia em 1998 pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin.

Gostou das nossas dicas de livros de tecnologia? Conhecer a fundo a história por trás das grandes marcas é muito importante para compreendermos as transformações sociais e tecnológicas do mundo em que vivemos.

Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, siga nosso FacebookTwitter!

Comentários

Comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *