O seu computador pode estar implorando por um pouquinho mais de espaço de armazenamento em disco e quando um upgrade não é possível no momento, gerenciar melhor o espaço utilizado pode lhe render uma boa economia. Pelo menos, por enquanto.
Seja um HD convencional ou unidades SSD, com o tempo de uso, seu computador acaba acumulando arquivos, jogos e aplicativos que não são mais usados. Essas e outras razões provocam lentidão, fazendo com que a o computador perca espaço utilizável e desempenho.
As dicas que apresentaremos a seguir, não requerem a instalação de programas de terceiros ou qualquer outra ação complicada. Com algumas simples ações, você mesmo poderá otimizar o espaço de armazenamento de arquivos do seu computador.
1 – Desinstalando programas sem uso
Vamos considerar a regra dos 6 (seis) meses. Se você não utilizou um programa ou jogo por um período de 6 meses ou mais, provavelmente não vai precisar dele instalado no seu computador naquele momento. Desinstale programas que não utiliza mais.
-
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Adicionar ou remover Programas”
-
Escolha o programa que deseja remover, clique em “Desinstalar” e aguarde o processo
2 – Realizando a limpeza de disco
Um recurso útil do Windows é a “Limpeza de Disco”. Neste recurso podemos remover arquivos temporários de instalação, arquivos temporários da internet, arquivos da lixeira e outros.
-
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Limpeza de Disco”
-
Selecione a unidade de armazenamento. (Exemplo: “C:”)
-
Escolha as opções que deseja limpar, clique em “OK” e aguarde o processo
3 – Limpando arquivos do Windows Update
A cada nova atualização do Windows, o sistema mantém uma cópia para que você possa desfazer a atualização ou retornar a um ponto de restauração. Geralmente estes arquivos são grandes e podem render bastante espaço na unidade de armazenamento do seu computador.
-
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Limpeza do Sistema”
-
Selecione a unidade de armazenamento. (Exemplo: “C:”)
-
Escolha as opções que deseja limpar, clique em “OK” e aguarde o processo
4 – Ative o Sensor de Armazenamento
O Sensor de armazenamento do Windows 10 libera espaço automaticamente deletando todos os arquivos que você não precisa. É uma ferramenta muito útil de manutenção, especialmente para quem esquece com frequência de deletar arquivos temporários ou da lixeira.
No Windows 10, digite na Barra de Pesquisa, “Armazenamento” e pressione “Enter”
Ative a opção “Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora”
Clique no botão “limpar agora”
5 – Desligue o recurso de hibernação
O recurso de hibernação do Windows utiliza certo espaço em disco, pois quando o computador hiberna, a função salva o estado atual do seu computador para que você possa continuar o trabalho de onde parou, e grava o conteúdo da memória RAM no disco rígido. Portanto, desabilitar esse recurso pode liberar parte da memória do seu PC.
-
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “cmd”
-
Abra o “Prompt de Comando” como administrador clicando com a tecla direita do mouse sobre o nome do aplicativo
-
Digite “powercfg /hibernate off” (sem aspas) e tecle “Enter” para desativar a hibernação. Para ativar novamente, escreva “powercfg /hibernate on”.