A fadiga visual é cada vez mais comum entre usuários de computador e videogame. Isso acontece pois o uso prolongado dos eletrônicos, sem o devido cuidado, pode levar os olhos ao ressecamento e ao cansaço. Sem falar nas outras consequências que afetam diretamente a saúde da visão.
O uso de computadores, videogames e aparelhos eletrônicos pode se transformar no vilão do bem-estar ocular. Afinal, a visão humana não foi programada para receber a claridade dos monitores por muitas horas seguidas. Essa prática pode resultar no aparecimento de sintomas chatos e desconfortáveis. Quer saber como fugir dessa patologia? Confira nossas dicas!
Identifique os sintomas
Se você começar a manifestar sintomas específicos, que podem surgir em conjunto ou de forma isolada, o ideal é redobrar os cuidados. Veja a seguir os mais comuns:
-
Olhos irritados, ressecados e vermelhos;
-
Vistas cansadas e peso nas pálpebras;
-
Lacrimejamento e coceira;
-
Sensibilidade à luz;
-
Dificuldade para focar;
-
Dores lombares e espasmos musculares;
-
Enxaquecas.
De olho nas causas
A fadiga visual é um problema decorrente não só do uso prolongado de videogames e computadores, mas da combinação de diferentes fatores externos, incluindo:
-
iluminação inadequada;
-
altura da mesa e cadeira;
-
posição do monitor;
-
tela suja;
-
problemas oculares preexistentes;
-
ar-condicionado.
Se essas características aparecem no seu ambiente de trabalho, ou em casa, é preciso ficar atento. A presença delas pode potencializar o risco de fadiga visual, especialmente se você possuir uma predisposição biológica.
Busque acompanhamento médico
Se você percebeu que alguns sintomas da fadiga visual já começaram a dar sinais, o mais indicado agora é buscar acompanhamento oftalmológico. Fazer consultas periódicas e manter a receita dos óculos sempre atualizada, são medidas superimportantes para cuidar da visão. Lembre-se de que os óculos podem ser grandes aliados na luta contra a fadiga visual, não importa se é uma versão de grau, descanso ou um modelo específico para usuários de computador e videogames.
Pisque constantemente
O grande causador ou potencializador da fadiga visual não é o aparelho eletrônico em si, mas certamente o hábito prejudicial de permanecer diante das telas por horas e horas a fio, deixando de piscar sem a frequência recomendada. De acordo com pesquisas, os usuários de PCs e videogames piscam 5 vezes menos do que o recomendado pelos especialistas. Essa ausência de piscadas atrapalha na lubrificação dos olhos, gera desconforto visual e embaça a visão.
Para evitar que isso ocorra com você e a musculatura dos seus olhos não fique sobrecarregada, procure piscar com maior frequência e também movimentar o globo ocular. Essas medidas simples regulam a entrada de luz na retina e garantem que os olhos fiquem sempre lubrificados.
Lubrificação artificial
Outra dica que pode ajudar a manter a saúde e o conforto ocular é a utilização de colírios lubrificantes. Dê preferência a produtos que sejam recomendados pelo oftalmologista e sempre fique de olho na formulação. Hoje em dia existem colírios com substâncias vasoconstritoras na sua composição. Essas substâncias, ao invés de lubrificar os olhos, provocam o ressecamento de mucosas.
Para continuar ligado no melhor da tecnologia, acompanha o WAZx!


