Hoje a Intel começa a distribuir para seus parceiros os discos rígidos X18M (de 1,8″) e X25-M (de 2,5″), ambos no padrão SSD (baseados em memória flash e sem partes móveis) com interface SATA. A letra M no código dos produtos indica o segmento (Mainstream – para o público em geral). O modelo de altíssimo desempenho, X-25-E (Extreme), será apresentado até o final deste ano.
Os modelos M são baseados em tecnologia flash MLC (célula de múltiplos níveis), que privilegia a capacidade e o custo, enquanto que os modelo E é baseado em SLC (célula de um nível), com foco em altíssimo desempenho. Dentre as vantagens comentadas pela Intel para seus novos discos rígidos estão a resposta mais rápida do sistema e no menor tempo de inicialização do sistema operacional.
O X18-M e o X25-M estão disponíveis com capacidade de 80GB, sendo que as versões de 160GB chegarão no final deste ano. As versões de 80GB chegam a oferecer leituras de até 250MB/s (um trunfo da controladora utilizada) e escrita de até 70MB/s.
O problema maior dos SSD não foi resolvido: o preço, ainda elevado, na faixa de $595 a unidade (nos EUA, para os parceiros que comprarem lotes com mil peças). Alguns artigos sobre o X25-M podem ser vistos aqui ou acolá.