Demorou, mas até que enfim saiu oficialmente o anúncio de uma das mais esperadas placas mãe da Foxconn. A BLACKOPS, segundo modelo da linha Quantum Force, é baseada no chipset Intel X48 e traz consigo características únicas para entusiastas e overclockers (que vão além do limite, por sinal).
Segundo a Foxconn, a BLACKOPS foi “otimizada” ( para trabalhar com os processadores Core 2 de até 1.600MHz e suporta até 8GB de memória DDR3 de até 1.600MHz. São disponibilizados três slots PCI Express 16x v2.0 (sendo que um slot tem banda de 4x) e, como é de praxe no X48, há suporte para a tecnologia AMD/ATI CrossFire X. Tudo bem que temos também vários canais SATA com suporte a RAID, dois canais e-SATA, Firewire, USB, duas redes Gigabit e tudo mais que uma placa mãe High End oferece, mas vamos focar nas “exclusividades” da BLACKOPS.
O novo bios Quantum é um grande salto em relação à geração anterior (bios Gladiator das placas mãe MARS). Além de ser intuitivo e amigável, este novo bios oferece milhares de opções para os overclockers. Algumas opções de destaque são as CPU PPL e GTL, para overclock nos Core 2 Quad e Core 2 Extreme de quatro núcleos. De quebra a Foxconn ainda adicionou suporte para até 8 perfis e colocou várias pequenas mensagens (para encorajar o usuário) dependendo da opção feita, como: Record Smashing, Watch that LN2, GODLIKE!, Monster clocks e Great Speed.
A maior novidade está no quesito refrigeração, onde predomina o sistema 4in1 Quantum Cooler (o mais adaptável já visto até hoje). O dissipador de cobre do southbridge e dos mosfets é interligado por heatpipes até o dissipador multifunção do northbridge, que suporta refrigeração passiva, ativa (ventoinha), líquida (watercooler), nitrogênio líquido (LN2) e gelo seco. 🙂 Tudo isso com direito aos acessórios necessários inclusos (ventoinha, block e túnel extensor) de fábrica.
O circuito de energia PWM é digital, tem oito fases, foi otimizado durante três meses e está pronto para suprir energia sem problemas para os mais altos overclocks, com alta eficiência. A Foxconn destaca também que o usuário irá receber resistores variáveis para volt-modding, um suporte de placa mãe (motherboard tray) para os que quiserem trabalhar com a BLACKOPS fora do gabinete e uma ventoinha (12cm) com um suporte para a refrigeração extra nas placas de vídeo.
Acabou? Não… ainda temos os botões integrados para resetar o CMOS e ligar/desligar a placa mãe, um Debug Display de dois dígitos e o OC Recover que auxilia a acelerar a retomada depois de uma tentativa sem sucesso de over. O novo Twin BIOS traz segurança contra corrupção e oferece a opção de Hot-Swapping dos chips de bios. Já o Boost Switch, localizado na área do soquete da CPU, permite a seleção (via hardware) da velocidade do processador sem precisar entrar no bios.
Para finalizar, a Foxconn incluiu na BLACKOPS um módulo para o sistema de áudio, chamado de Sonar (bem parecido com o Xonar da Asus né?), que oferece melhor qualidade de sinal, menor interferência e vem equipado com o codec Realtek ALC885 de 8 canais de alta definição e SNR de 106dB. Nada mal para uma placa mãe aspirante a “destronar” a concorrência…
Mais detalhes podem ser vistos neste link.