[Bug] Intel 6-Series Chipset Bug

Santa Clara: Encontramos Um Bug.

Intel

No final de janeiro, a Intel descobriu um problema no design de seus chipsets da série 6 (codinome Cougar Point), mais precisamente os chipsets que equipam as placas mãe com socket LGA1155 (para os processadores Intel Core i3 / i5 / i7 conhecidos pelo codinome “Sandy Bridge”). O problema consiste na degradação gradual, que pode impactar no desempenho dos componentes conectados nas interfaces SATA 3Gb/s (ou seja, as duas portas SATA 6Gb/s não têm problema) do chipset e chegar ao ponto de não reconhecer o dispositivo.

Ao encontrar o problema, a Intel parou a sua produção de chipsets da série 6, visto que a solução requer alteração no hardware (ou seja, um bios / firmware / driver não irá resolver o problema).

Atualmente, a Intel já resolveu o problema e já está manufaturando novos chipsets da série 6. Estes novos chipsets deverão ser disponibilizados para os fabricantes de placas mãe no final de Fevereiro (com recuperação de volume em Abril), ou seja, lá para Abril (com sorte) novas placas mãe (com chipsets revisão B3) deverão chegar ao mercado. Em termos de valores, a Intel estima que a resolução deste problema vá consumir $700 milhões (incluindo a cobertura para parceiros).

Alguns fabricantes de placas mãe como Asus, Gigabyte e MSI já divulgaram informações sobre o ocorrido e informam, de modo geral, que pararam a fabricação e venda de placas com os respectivos chipsets e irão honrar a garantia de seus produtos afetados pelo problema divulgado pela Intel.

Isso sim que é começar o ano com o pé direito (lançamento do “Sandy Bridge”) e logo logo tomar uma rasteira (bug no Chipset série 6).

Comentários

Comentários


4 comments

AMD agradece. Imagino a dor na barriga dos altos empresários da AMD de tanto rir da desgraça da Intel. Realmente esse bug foi lamentável. É uma pena, pois os “Sandy&Júnior” vieram para revolucionar. Será que o impacto negativo será tão grande como foi com o bug no TLB dos Phenom B2?

É isso que dá fazer as coisas na pressa. Fazem um projeto na correria, só para “ficar na frente” da concorrência. Como já diziam nossos avós: “A pressa é inimiga da perfeição”.

Está acontecendo a mesma coisa com muitos smartphones, como o N8 da Nokia e vários outros: cheios de defeitos.

Mas e as placas 1155 com chip P67 e H67 que se encontram na loja WAZ pra vender? Já estão com o chipset “novo”?

Olá Andrei,

Como você pode conferir no site da WAZ, todas as placas com chipset P67 e H67 estão indisponíveis para venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *