[Tecnologia] Asus EPU vs Gigabyte DES – Part Deux

parte 1 <<<< ….

Gigabyte

Depois de algum tempo, veio a Gigabyte com o seu “EPU”. O nome é mais pomposo: Dynamic Energy Saver. Algumas revisões de placas mãe que não saíram de fábrica com o DES nativo podem aproveitar o upgrade que a Gigabyte disponibiliza (atualize o seu bios) e até tem utilitário para isso, que pode ser baixado (= download) neste link. Já as placas mãe mais novas, que tem a letra E em seu nome (ou em seu Part Number), já vem com o DES. Por exemplo: GA-EP35-DS4.

A Gigabyte tem um slogan mais grandioso que a Asus, sensacionalismo à parte: “One Small Click for Man, One Giant Leap for Mankind”, ou em miúdos, “Um pequeno click para o homem, Um gigante salto para a humanidade”.

Segundo a Gigabyte, o DES é uma tecnologia revolucionária que oferece economia de energia sem precedentes com o simples clicar de um botão. – Deixe-me fazer uma pausa aqui, respirar e pensar que até o meu amigo Gizmo é menos convencido – . Com um design proprietário de hardware e software, o DES é capaz de oferecer uma economia de até 70% e até 20% de eficiência sem sacrificar o desempenho computacional. Um ponto importante aqui é notar que a Gigabyte coloca a palavra ATÉ.

Gigabyte DES

Como o DES funciona? De um modo parecido com o Asus EPU: alternando o número de fases “funcionais” do circuito de energia de acordo com a carga no processado. Interessante ver que no comparativo da Gigabyte, discretamente existem as pontadas ao Asus EPU, inclusive no processador utilizado: QX6850. Enquanto a concorrência tem um sistema de 2-gear (2 modos – como o Asus EPU que utiliza ou 4 fases ou 8 fases), a Gigabyte tem orgulho de seu sistema multi-gear (multi modos), que por sua flexibilidade, pode atingir uma maior eficiência e com isso auxiliar em uma redução ainda maior no consumo.

Clique para ampliar

O usuário, neste ponto, pode pensar: Hummm… o DES economiza 70%, o EPU 58,6%… quem é melhor? Gigabyte?…

A Gigabyte tem um interessante utilitário que permite ativar e desativar o DES. Além disso, permite calcular o consumo do processador e quanto o usuário está economizando.

Utilitário Gigabyte DES

Você pode ver uma demonstração neste link. Em algumas placas mãe também existem alguns leds que indicam o nível do DES. Uma demonstração de sistemas multi-gear e 2-gear pode ser vista aqui, com direito à animações em flash. Você percebeu até agora que a Gigabyte não divulga valores em Watts, e sim apenas valores em %? Uma boa razão pode estar por trás disso, afinal, você há de concordar comigo que o marketing de uma empresa prefere dizer 70% de economia do que 15W (valor hipotético), certo? Psicologicamente os 70% dão impressão de uma coisa grandiosa frente os 15W aí né.

Gigabyte DES        

Proteção ambiental: Ótima premissa de negócios hoje em dia não?

Agora começa o ponto central deste artigo: no início de Fevereiro, o site Fudzilla estranhou um press release da Asus e deu início ao alerta: Como ir de 58 a 80 sem mexer em nada?

Até agora (momento que publiquei este artigo), o hot site Asus EPU americano ainda mantinha a versão original, enquanto o Global (e outros regionais) já tinha a muito tempo mudado de figurinha: o Asus EPU não economiza 58,6%: agora são 80,23%. E a eficiência? Dos míseros 7%, ela disparou para 50% agora. Detalhe é que as contas que tem no hot site Asus EPU americano (que publiquei no início do artigo), não existem na nova versão.

Clique para ampliar

Lembrando que nenhuma modificação no EPU ou nas placas mãe foi trazida à público pela Asus, nem bios novos foram disponibilizados para justificar as novas marcas atingidas. Por que então será que houveram mudanças nos valores do EPU?

Se você visitar o hot site e ir na aba Energy Saving, verá que no rodapé à direita a Asus indica uma visita ao site www.asus.com para verificar a configuração do teste, o que poderia trazer uma justificativa, mas… o site www.asus.com é apenas um diretório que lista os sites da Asus pelo mundo…

Até agora não entendi os novos resultados que a Asus publicou para sua tecnologia EPU. Será que o time de marketing acabou criando exageros ou publicou errôneamente os valores? O que será que será…

Clique para ampliar

Para finalizar, achei interessante uma parte em um dos press releases da Asus:

“The ASUS EPU also helps the environment in another way. A Single EPU motherboard is able to save 33,000 watts of electricity after one year´s continuous operation – about 20.7423 KG of reduced CO2 emissions. If 10 Million EPU motherboards are shipped, 207,430,000 KG CO2 can be reduced. In essence, ASUS helps the Earth grow the equivalent of 17,285,833.33 trees in a year (if a tree consumes 12Kg CO2 in a year)!”

O problema é a suposição do texto. A Asus diz que uma placa mãe com EPU, que funciona durante um ano inteiro (24 horas por dia, 7 dias por semana), irá “salvar” 33.000 Watts de eletricidade – mais ou menos uma redução de 20,7423Kg de emissão de CO2. Se o EPU funciona com baixas cargas no processador, então a pessoa teria que deixar seu sistema praticamente fazendo o mínimo possível durante um ano? Como a Asus chegou aos 33.000 Watts?

A Asus continua na suposição quando diz… “Se 10 milhões de placas mãe com EPU forem vendidas… é como se a Asus ajudasse o planeta Terra com mais de 17 milhões de árvores em um ano”… Cada conta estranha e meio sem nexo… será que a equação global da sustentabilidade é simples assim? Há se os “Se” da vida fossem tão simples…

Comentários

Comentários


1 comment

EPU e DES tb ajudam na durabilidade dos componentes? ao q se pode imaginar por dedução… a resposta seria sim né? mais um ponto positivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *