O seu computador pode estar implorando por um pouquinho mais de espaço de armazenamento em disco e quando um upgrade não é possível no momento, gerenciar melhor o espaço utilizado pode lhe render uma boa economia. Pelo menos, por enquanto.
Seja um HD convencional ou unidades SSD, com o tempo de uso, seu computador acaba acumulando arquivos, jogos e aplicativos que não são mais usados. Essas e outras razões provocam lentidão, fazendo com que a o computador perca espaço utilizável e desempenho.
As dicas que apresentaremos a seguir, não requerem a instalação de programas de terceiros ou qualquer outra ação complicada. Com algumas simples ações, você mesmo poderá otimizar o espaço de armazenamento de arquivos do seu computador.
1 – Desinstalando programas sem uso
Vamos considerar a regra dos 6 (seis) meses. Se você não utilizou um programa ou jogo por um período de 6 meses ou mais, provavelmente não vai precisar dele instalado no seu computador naquele momento. Desinstale programas que não utiliza mais.
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Adicionar ou remover Programas”
Escolha o programa que deseja remover, clique em “Desinstalar” e aguarde o processo
2 – Realizando a limpeza de disco
Um recurso útil do Windows é a “Limpeza de Disco”. Neste recurso podemos remover arquivos temporários de instalação, arquivos temporários da internet, arquivos da lixeira e outros.
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Limpeza de Disco”
Selecione a unidade de armazenamento. (Exemplo: “C:”)
Escolha as opções que deseja limpar, clique em “OK” e aguarde o processo
3 – Limpando arquivos do Windows Update
A cada nova atualização do Windows, o sistema mantém uma cópia para que você possa desfazer a atualização ou retornar a um ponto de restauração. Geralmente estes arquivos são grandes e podem render bastante espaço na unidade de armazenamento do seu computador.
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “Limpeza do Sistema”
Selecione a unidade de armazenamento. (Exemplo: “C:”)
Escolha as opções que deseja limpar, clique em “OK” e aguarde o processo
4 – Ative o Sensor de Armazenamento
O Sensor de armazenamento do Windows 10 libera espaço automaticamente deletando todos os arquivos que você não precisa. É uma ferramenta muito útil de manutenção, especialmente para quem esquece com frequência de deletar arquivos temporários ou da lixeira.
No Windows 10, digite na Barra de Pesquisa, “Armazenamento” e pressione “Enter”
Ative a opção “Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora”
Clique no botão “limpar agora”
5 – Desligue o recurso de hibernação
O recurso de hibernação do Windows utiliza certo espaço em disco, pois quando o computador hiberna, a função salva o estado atual do seu computador para que você possa continuar o trabalho de onde parou, e grava o conteúdo da memória RAM no disco rígido. Portanto, desabilitar esse recurso pode liberar parte da memória do seu PC.
No Windows 10, digite na “Barra de Pesquisa” “cmd”
Abra o “Prompt de Comando” como administrador clicando com a tecla direita do mouse sobre o nome do aplicativo
Digite “powercfg /hibernate off” (sem aspas) e tecle “Enter” para desativar a hibernação. Para ativar novamente, escreva “powercfg /hibernate on”.
6 – Armazenamento em Nuvem
O armazenamento em “Nuvem” é um excelente recurso para guardar suas fotos, vídeos e documentos online ou qualquer outro tipo de arquivos que consideramos como “arquivo morto”.
Atualmente temos diversos serviços disponíveis, sejam eles gratuitos ou pagos, cada um com suas limitações e vantagens como Google Drive, Microsoft One Drive, DropBox, Mega, iCloud Drive, Box e outros.
No Windows 10, você pode usar OneDrive, o sistema nativo de armazenamento na nuvem da Microsoft..
Esperamos que estas dicas possam lhe ajudar a liberar um pouco de espaço de armazenamento no seu computador e lhe proporcionar ao menos um pouco mais de tempo de planejamento para a aquisição de uma unidade de armazenamento maior ou mais rápida. E quando este for o caso, conte conosco. A WAZ possui a unidade de armazenamento ideal para sua necessidade. Acesse: www.waz.com.br