Tamanho minúsculo e baixo custo são as características mais evidenciadas no Raspberry Pi.
Ele é um mini-microcomputador, pouco maior do que um cartão de crédito, mas que comporta um poderoso processador, um processador gráfico, slot para cartões de memória, interface USB, HDMI e seus respectivos controladores.
Além disso, ele também possui memória RAM, entrada de energia e barramentos de expansão. Ainda que minúsculo, o Raspberry é um computador completo.
Por causa de seu poder computacional em um pequeno espaço, há muitas aplicações interessantes para o mesmo dentre as infinitas possibilidades que você talvez não saiba. Reunimos algumas das mais legais e curiosas no post de hoje, acompanhe:
Pi Wall Mounted Google Calendar – Um calendário interativo
Se você é uma daquelas pessoas que gosta de agendar todo e qualquer compromisso e tornar o dia mais produtivo possível, este projeto irá chamar sua atenção!
Substituindo um monte de agendas e aqueles calendários de papel espalhados pelas paredes da cozinha, o Pi Wall Mounted Google Calendar, desenvolvido por Alex Pine quando ele se mudou para sua primeira casa própria, tem como função básica mostrar o serviço de agenda e calendário do google em tempo real.
Alex aproveitou uma Tv defeituosa que estava pendurada na parede da cozinha e montou um sistema onde pudesse mostrar sua agenda do google.
Um Raspberry Pi com o sistema operacional Raspbian foi utilizado para dar vida ao projeto e usando um browser chamado Iceweasel, derivado do Mozilla Firefox, Alex executava o aplicativo do calendário onde era possível interagir utilizando mouse e teclado sem fios através de minúsculos adaptadores USB conectados ao Raspberry Pi.
Simples e funcional.
Pipsta – A impressora térmica econômica
Com cartuchos de tinta quase ao preço de uma impressora nova, uma solução térmica que não utiliza tinta seria uma boa ideia, não?!
Com um design bastante compacto temos a Pipsta, uma a impressora térmica que utiliza tecnologia Raspberry Pi para executar suas funções.
Por ser uma impressora térmica, a Pipsta não utiliza tinta. Suas impressões se dão pode meio do aquecimento do papel térmico, vendido em rolos.
Apesar de imprimir apenas impressão em preto já vale como uma opção mais econômica, que pode ser transportada de forma simples.
Arcades & Emuladores – Diversão infinita
Todo mundo gosta de games. Ou ao menos curte jogar casualmente seja para matar a saudade de jogos clássicos ou experimentar aquele jogo passou despercebido a um tempo atrás.
Com um Raspberry Pi você pode usar emuladores e montar seu próprio Arcade pessoal. Estes emuladores não somente permitem reviver alguns arcades, como também é capaz de emular dezenas de consoles de mesa e portáteis.
Isso faz com que você tenha em casa uma biblioteca praticamente ilimitada de jogos, bastando para isto utilizar cartões, pendrives ou mesmo discos externos para armazenar sua biblioteca.
Braços robóticos – Alta Precisão para tarefas repetitivas
Algumas tarefas são muito repetitivas, ou requerem uma mão firme com toque extremamente suave e delicado, o que é praticamente impossível de ser reproduzido por mãos humanas, ao menos para a maioria das pessoas.
Utilizando o Arduino, que é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa, o braço robótico Dobot foi elaborado para ajudar em tarefas minuciosas, como elaborar desenhos, escritas e demais ações de alta precisão para arquitetos, engenheiros ou educadores.
A ideia do braço robótico foi elaborada por desenvolvedores norte-americanos. Os braços são controlados por comandos de voz voz, captura de movimentos, através do celular, PC ou até pelo rastreamento da retina.
BitTorrent Box – Downloads
Se você curte baixar torrents, uma boa ideia é construir uma bitTorrent box para seus downloads, com o Raspberry Pi.
Como este protocolo envia e recebe dados o tempo todo e geralmente passamos muito tempo fazendo isto, baixando toneladas de gigabytes em nossos discos de armazenamento, seria muito conveniente montar um sistema econômico quanto ao consumo de energia elétrica, permitindo manter sua bitTorrent box sempre ligada sem precisar se preocupar muito com a conta de energia no fim do mês.
É bem provável que você nem se lembre que seu bitTorrent Box está lá ligado trabalhando duro.
E ai, gostou das sugestões para os projetos com o Rapberry Pi?
Ele veio pra ficar e já chegou revolucionando muita coisa. As possibilidades com essa micro placa são infinitas, basta usar a criatividade e um pouco de conhecimento em programação.
Explore bastante e não esqueça de contar para nós qual o seu projeto!